TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - Estrutura Organizacional

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.314 Palavras (18 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSOS: ADMINISTRAÇÃO e CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANALISE CIENTIFICA

(3º semestre)


UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO

Bruna Renata Domingues da Silva RA: C312AG-2

Michelle Cristina de Campos RA: B64274-2

Tulio Alberto Scudeller RA: C05JB-0

Willian Calixto RA: C3574C-9

Kallel Penhalver RA: C37ACG-0

EMPRESA LEROY MERLIN CIA DE BRICOLAGEM SOROCABA

Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do  3º  semestre,  do curso de Administração OU Ciências Contábeis da Universidade Paulista,  sob orientação dos professores do semestre

Sumário

INTRODUÇÃO5

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA6

2 ESTUDO DO CASO7

2.1.1 Perfil da Organização7

2.1.2 Força de Trabalho8

2.1.3 Produtos X Clientes9

2.1.4 Principais Concorrentes11

2.1.5 Principais Insumos12

2.2  ESTRUTURA ORGANIZACIONAL13

2.2.1 Descrição da estrutura organizacional encontrada na empresa13

2.2.2 Descrição das condições ambientais encontradas na empresa14

A) Aspectos físicos e ambientais de trabalho14

B) Aspectos centralização e descentralização,14

2.2.3 Avaliação da empresa/organização 15

2.2.4 Recursos/ferramentas utilizados no desempenho da estrutura organizacional15

2.2.5 Administração na estratégia da organização16

3.3 ANÁLISE E SUGESTÃO DE MELHORIAS17

3.3.1 Pontos a serem melhorados17

3.3.2 Melhorias  APS – Estruturas Organizacionais 17

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS18

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS19

INTRODUÇÃO:

O Manual aqui apresentado tem como objetivo fornecer orientações para a realização das Atividades Práticas Supervisionadas  – APS–PIPA II - nos 2º/3º semestres dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Trata-se de um trabalho semestral, extraclasse e em equipes.

Como consta do Projeto Pedagógico do Curso, as Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem por meio da aplicação do conhecimento - adquirido  em sala de aula -  à realidade.

A empresa escolhida para a apresentação do trabalho foi a empresa Leroy Merlin Sorocaba, onde foram pesquisadas diversas áreas e processos internos da loja, possibilitando a quem leia que conheça um pouco sobre a historia da loja e a pratica na gestão de seus processos.

A Leroy Merlin é uma loja que comercializa produtos e serviços de construção, acabamentos, decoração e logística, destinados a todo tipo de público. O serviço prestado para entrega de materiais tanto como sua “troca fácil” SAC, dentre outros serviços é considerado como essenciais aos clientes que compram na loja. O maior destaque que se dá a Leroy é devido a gama extensa de produtos, que ultrapassa 60 mil itens.

A Leroy Merlin se localiza as margens da Rodovia Raposo Tavares, onde permite que pessoas de todas as cidades da região de Sorocaba, possam encontrá- la facilmente. Por fazer parte de uma “Rede de Lojas”, sua gestão, estrutura e organização de trabalho se aplicam para as demais lojas da Rede. Devido à loja estar localizada na Zona Sul da cidade de Sorocaba, a maior parte dos clientes é formada por classes A e B.

Desenvolveremos o trabalho baseando-se nos seguintes autores: Frederick Taylor (considerado o Pai da Administração Científica), Jules Henri Fayol (fundador da Teoria Clássica da Administração) e Max Weber (marcou sua passagem histórica com o desenvolvimento da Teoria das Estruturas de Autoridade), fazendo uma correlação destas Teorias estudadas com a prática utilizada na organização. Iremos analisar detalhadamente todos os processos que levam ao funcionamento e desenvolvimento da empresa.

1 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

Através das Teorias de Taylor, Fayol e Weber, vamos abordar os seguintes temas separadamente, de acordo com processos feitos na empresa que estão relacionados às teorias.

Conforme a teoria de Taylor, é dada a atenção à divisão de tarefas, eliminar desperdícios e aumento de produtividade para aumentar os lucros da empresa.

 Já na teoria de Fayol é adotado o termo  Gestão Administrativa  (modelo POCCC), modernizando  conceitos  administrativos,  definindo  o  papel  do  dirigente, consolidando a divisão do trabalho entre as áreas das empresas, estabelecendo os primórdios da autoridade e da responsabilidade, consolidando as unidades de comando   e   de   direção,   analisando   a   questão   da   centralização   e   da descentralização, estruturando a cadeia de comando e incentivando o espírito de equipe, no entanto, inspirada bastante ainda na teoria científica.

Tais atitudes dão ao desempenho funcional de uma empresa até hoje, uma organização das atividades internas a ponto de realmente maximizar a produção e a velocidade das atividades diárias de uma organização, a divisão do trabalho deve ser usada, como forma de dar a cada funcionário responsabilidades específicas para que haja uma clara definição de funções, deveres e obrigações. As estratégias são planejadas pela Direção e Gerência da empresa e distribuídas respectivamente para os subordinados de cada seção da loja.

Até então a teoria cientifica de Taylor e a Clássica de Fayol, se complementam  e  dão um suporte para  que  a  outra  se  desenvolva.  Devido  as empresas estarem cada vez mais ricas e precisando assegurar suas riquezas com um modelo mais rígido de Administração, se torna necessário e passa a ser usada e desenvolvida  a Teoria  Burocrática  de  Max Weber,  Basicamente,  segundo  essa teoria, um homem pode e é pago para comportar-se de dada maneira e reagir com a exatidão que lhe fora explicada, sem que se permita que suas emoções possam vir a interferir neste seu desempenho. Assim, a Sociologia da Burocracia propunha um modelo de organização que não tardou a ser aplicado amplamente por administradores em suas empresas, adotando normas e regulamentos, bem como advertências e punições, para aqueles que descumprissem tal modelo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (491.2 Kb)   docx (291.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com