TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS 4º Semestre de Administração

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.575 Palavras (15 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 15

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

 

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

O processo de provimento de Recursos Humanos (pessoas) em uma organização de pequeno porte

JULIA SYRIO MENDES – B958CJ-5

SÃO PAULO

2014


JULIA SYRIO MENDES – B958CJ-5

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

O processo de provimento de Recursos Humanos (pessoas) em uma organização de pequeno porte

Atividades Práticas Supervisionadas (APS) apresentada como exigência para a avaliação dos 4º e 3º semestres, do(s) curso(s) de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

Orientador: Prof. Eduardo R. dos Santos

SÃO PAULO

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1.        REVISÃO CONCEITUAL        5

2.        ESTUDO DE CASO        8

2.1.        Perfil da organização        8

2.1.1.        Apresentação da empresa        8

2.1.2.        Força de trabalho        9

2.1.3.        Produtos e Clientes        10

2.1.4.        Principais concorrentes da Organização        11

2.1.5.        Principais Insumos        12

2.2.        Coleta de Dados        13

2.2.1.        Modelar o processo de provimento de recursos humanos da organização        13

2.2.2.        Analise e avaliação do desempenho do processo        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIA        17

INTRODUÇÃO

As Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade: integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso e práxis: integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula à realidade

O presente trabalho, elaborado com base nas premissas anteriores, tem como objetivo apresentar a gestão de pessoas em uma organização de pequeno ou médio porte (de acordo com os critérios do BNDES): um estudo sob a ótica de processos.


  1. REVISÃO CONCEITUAL

        As pessoas estão em constante desenvolvimento e aperfeiçoamento, e é indispensável que a organização dê o suporte necessário para que este seja positivo para os resultados da empresa.

        Neste contexto, a Gestão de Pessoas tem papel fundamental nas empresas, esta ocorre por meio da capacitação e desenvolvimento dos funcionários. Hoje o ativo mais importante nas empresas, são a pessoas, daí a importância de uma boa Gestão Pessoas, esta tem a responsabilidade na formação dos profissionais e no desenvolvimento destes, que resultará no crescimento da instituição bem como do próprio empregado.

        “As empresas não crescem sozinhas, elas são feitas por pessoas. São seus colaboradores que estão por trás de toso bom trabalho.”

José Roberto Marques

        Por conta desta importância a Gestão de Pessoas tem sido vista como um desafio, por tratar de grandes mudanças culturais (antes como uma visão restrita aos processos, para uma priorização do cliente interno/ externo) Para que tais mudanças aconteçam é necessário o emprenho de todos na organização, dês da alta administração até os operários que são quem faz a empresa funcionar.

        Alem de você modificar o pensamento dentro da empresa é necessário que se faça um recrutamento e seleção de novos funcionários de modo que essa nova cultura seja reforçada dentro da empresa.

        O Recrutamento e a Seleção quando feita adequadamente garante a entrada de pessoas de alto potencial e qualidade na organização, que é o objetivo de qualquer empresa, pois o lado humano da empresa deve apresentar coerência em termos de políticas e práticas de recrutamento e seleção.

        Na seleção, contem duas formas de comparação, os requisitos d cargo a ser preenchido e o perfil das características do candidato.

        E todo processo de seleção deve ter um planejamento estratégico, com objetivos de longo prazo, para que eventuais ocorrências não venham a prejudicar o bom andamento da empresa, principalmente se os substitutos não forem eficientemente selecionados.

        Recrutamento Externo: Ele busca atrair os candidatos do marcado de trabalho, seja, de fora da organização e sempre usa as formas de publicidade para anunciar a suas vagas, em jornais, site e anúncios.

        Ele tem suas vantagens e desvantagens e desvantagens como, por exemplo, é uma vantagem colocar uma pessoa com sangue novo com novas ideias e bastante, porém às vezes você acaba desmotivando aquele funcionário que já estava na empresa esperando uma promoção e etc. Vindo do mercado o funcionário pode renovar a cultura da organização que é uma boa para empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (252.8 Kb)   docx (106.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com