TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

Por:   •  20/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 8

1. REVISÃO CONCEITUAL

A organização, mais conhecida como empresa, é formada por um conjunto de pessoas unidas visando o alcance de um único objetivo. Pode ser dividida em dois modelos: formais, constituídas pela estrutura composta de órgãos, cargos, relações funcionais e níveis hierárquicos; e informais, que apesar de sua natureza lógica e racional, não são entidades totalmente mecânicas, pois seguem padrões de comportamento e relacionamento que não constam no organograma padrão, composto por: direção e coordenação, seguido da gerencia e supervisão, até chegar na linha de produção. Normalmente, as organizações se desempenham para alcançar alguns objetivos, como produzir o melhor para vender e obviamente lucrar, como consequência disso, acabam empregando pessoas e recolhendo tributos.

Além das máquinas e equipamentos que aceleram e qualificam a produção, as empresas são compostas por pessoas, logo, necessitam estudar como distribuir cada colaborador, quem se encaixa em cada setor, quais os deveres de cada empregado, como será a liderança, qual a melhor maneira para que tenham um excelente desenvolvimento, como será exigida a especialização, valorizar e qualificar os treinamentos. Administrar é um processo de coordenação do trabalho onde se dá equipamento e local de treinamento com recursos para alcançar o objetivo de forma eficiente e eficaz.

O departamento administrativo da empresa se organiza mediante alguns conceitos, partindo da elaboração processual, garantindo que todas as etapas sejam cumpridas; e da coordenadoria, que estabelece as devidas funções, quais equipamentos serão utilizados e como os colaboradores serão treinados; alcançando total eficiência e eficácia, aperfeiçoando a produtividade, diminuindo a quantidade de despesas, garantindo o alcance de resultados e metas, e consequentemente, maximizando os objetivos.

A Escola Clássica de Administração é um conjunto de teorias onde se identifica os princípios racionais e universais de gestão, colocando-se alguém para administrar, tomar frente de todas as ações da empresa fazendo com que surgisse a primeira escola de administração

O Movimento de Administração Científica foi elaborado por Frederick Winslow Taylor, que decidiu observar e criticar, através do método científico chamado Observação e Mensuração, a qualidade diária de trabalho que o colaborador era exposto na linha de produção. Preocupado em qualificar e poupar estes empregados, que, por sua vez, compunham a maior parte da força de trabalho, por ser uma mão-de-obra desqualificada e barata, usou a ciência aplicada, analisou a prática e escreveu teorias interventivas para o aperfeiçoamento da rotina trabalhista na empresa.

Como medida inicial criou a supervisão funcional, que faz parte do primeiro princípio da administração científica: o Planejamento, limitando os cargos e unindo as pessoas que realizavam as mesmas funções, para que cada setor possuísse um líder supervisor, acabando com a desorganização no departamento.

De acordo com as funções desempenhadas, o tempo de trabalho, a maneira de execução das etapas e cada ciclo de atividades específico nos setores, Taylor determinou que era extremamente necessária a seleção do perfil do candidato mediante a vaga a ser preenchida, estabelecida no segundo princípio: o Preparo (do funcionário para realização do processo), pois antes dos novos contratados executarem suas funções, ele tornou obrigatório o treinamento destes iniciantes, realizado com os melhores funcionários do setor, para que ao exercer a atividade tenham uma boa desenvoltura e sejam eficientes, desde o início de sua carreira na organização. Com a aplicação da seleção de perfil da vaga e o treinamento dos recém contratados, nasceu o departamento de Relações Humanas, responsável por todas as medidas que envolvem o funcionário dentro de seu ambiente de trabalho.

Analisando a rotina imposta aos trabalhadores, notou que cada funcionário executava os mesmos processos em tempos diferentes, o que desfavorecia a organização como um todo, logo, propôs a elaboração do tempo padrão para execução do trabalho, ou seja, foi calculada e estudada a média ideal para que fosse cumprida cada etapa do processo de produção, colocando em prática o terceiro princípio: o Controle (do tempo), no qual todos tinham o mesmo tempo, de acordo com cada setor, para finalizar as respectivas tarefas, tornando a produção da empresa, onde trabalhava, mais eficiente.

Percebeu que determinados movimentos na produção causavam um enorme desgaste nos funcionários. Estudou cada um deles, avaliou suas causas e consequências e interviu para o fim da fadiga neste setor, mediante o quarto princípio da administração científica: a Execução (do processo), mantendo apenas a quantidade necessária de movimentos, realizados da maneira ideal, estabelecendo um intervalo entre algumas etapas, visando a preservação do bem-estar e da saúde de cada um.

Certo de que o empregado necessita ser valorizado e reconhecido, observou as formas de incentivo que a empresa dava aos seus colaboradores, e percebeu a importância de cumpri-lo, criando o prêmio de participação, ou seja, de acordo com a desenvoltura do funcionário alcançava um “salário competência”.

A Gestão Administrativa foi formulada por Henry Fayol, que estruturou suas teorias dentro da diretoria da empresa em que trabalhava, sua ênfase na estrutura visava a eficiência, criando assim o conceito da administração. Portanto suas medidas foram importantes para aperfeiçoar o gerenciamento empresarial. Conceituou a administração nas cinco funções básicas, citadas abaixo.

Primeiramente Prever: guiar-se por um planejamento estratégico que permite à direção alcançar seus objetivos. Em seguida, Organizar, que se resume em criar a estrutura empresarial com pessoas, máquinas e equipamentos, softwares e hardwares, em prol da eficiência. Comandar, neste caso, é dirigir a equipe de trabalho de forma que todos estejam focados em alcançar o mesmo objetivo. Coordenar é, basicamente, harmonizar recursos e processos para a produção com eficiência garantida. E Controlar é possuir a garantia de que tudo aconteça conforme o esperado e através de dados, torna-se possível saber se a empresa está seguindo, ou não, as metas traçadas.

Baseando-se em sua carreira e experiência profissional dividiu as operações empresariais em seis departamentos, são eles:

• Operações Técnicas - setor voltado à manutenção em geral, especificamente de maquinário e equipamentos.

• Operações Comerciais - Envolve toda a amplitude do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com