TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - Evolução do Pensamento Administrativo

Por:   •  16/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  7.073 Palavras (29 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 29

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DA TEORIA CLÁSSICA DA AMINISTRAÇÃO E A TEORIA CIENTÍFICA EM CONJUNTO COM OS INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS DA DIMENSÃO SOCIAL (27 COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL – 29 SAÚDE E SEGURANÇA DOS EMPREGADOS): TELEFÔNICA BRASIL S.A.

SÃO PAULO

2019

UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DA TEORIA CLÁSSICA DA AMINISTRAÇÃO E A TEORIA CIENTÍFICA EM CONJUNTO COM OS INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS DA DIMENSÃO SOCIAL (27 COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL – 29 SAÚDE E SEGURANÇA DOS EMPREGADOS): TELEFÔNICA BRASIL S.A.

Atividades Práticas Supervisionadas – APS II – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 2º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação de professores do semestre.

SÃO PAULO

2019


LISTA DE GRÁFICOS

FIGURA 1 – Crescimento da Banda Larga em junho de 2018..................................19

FIGURA 2 – Operadoras de Celular em fevereiro de 2019........................................19

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

1 REVISÃO CONCEITUAL        6

1.1 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA (Taylor)        9

1.1.1 Fundamentos        9

1.1.2 Contribuições da Administração Científica para as Organizações        13

1.2 TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO (Fayol)        15

1.2.1 Fundamentos        15

1.2.2 Contribuições da Teoria Clássica da Administração para as Organizações        18

2 ESTUDO DO CASO        19

2.1 Perfil da Organização        19

2.2 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA        24

2.2.1 Identificação de Práticas        24

2.2.2 Análise dos Pontos de Identificação        25

2.3 TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO        26

2.3.1 Identificação de Práticas        26

2.3.2 Análise dos Pontos de Identificação        27

2.4 INDICADORES ETHOS – INDICADORES 27 E 29 (Dimensão Social)        28

2.4.2 Definições de Pontos Fracos e Sugestões de Melhorias        31

CONSIDERAÇÕES FINAIS        32

REFERÊNCIAS        33

APÊNDICE A – DECLARAÇÃO DA EMPRESA        34

INTRODUÇÃO

Este estudo integra as Atividades Práticas Supervisionadas (APS), que se configura em um trabalho semestral, interdisciplinar, extraclasse e em equipe, que tem como objetivo nos proporcionar uma vivência prática dentro dos temas teóricos abordados na matéria Evolução do Pensamento Administrativo.

Nesse trabalho, mostraremos informações sobre a empresa Telefônica Brasil, que é a maior empresa de telecomunicações do país, com atuação em âmbito nacional e com um portfólio de produtos completo e convergente com quase mais de 95 milhões de clientes ao final de 2018, sendo 73 milhões de clientes na operação móvel e 22 milhões de clientes na operação fixa.

Em seu conteúdo, o trabalho contempla uma revisão da matéria de EPA, abordando temas de como administrar uma empresa, como realizamos esse processo e principalmente sobre as teorias administrativas mais predominantes na matéria, são elas a Teoria Clássica da Administração, criando por Frederick Winslow Taylor e a Administração Cientifica por Henri Fayol.


1 REVISÃO CONCEITUAL

  • O que é uma organização?

 "Uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações." (MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru - 1992).

Dentro de uma abordagem mais ampla, as organizações são unidades sociais (ou agrupamentos humanos), intencionalmente construídas e reconstruídas com o fim de atingir objetos específicos. Isso significa que as organizações são propositadas e planejadamente construídas e elaboradas para atingir determinados objetivos, e são reconstruídas e reelaboradas, ou seja, reestruturadas e redefinidas, conforme os objetivos são atingidos ou conforme se descobrem meios melhores para atingi-los com menor custo e menor esforço e menor tempo. 

  • O que é administrar?

“Administrar é um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz de recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais”. (SILVA, Reinaldo de O. da – 2008)

Nos tempos atuais, tudo de que precisamos para viver - produtos, serviços, tecnologia, energia, informação, entretenimento - é inventado, criado, projetado e produzido dentro de organizações. Na verdade, o desenvolvimento de cada nação e de cada povo depende basicamente do desenvolvimento de suas organizações - sejam elas organizações lucrativas ou não lucrativas, sejam organizações industriais, comerciais, de serviços públicos, ensino, saúde, entre outras. 

  • Como se realiza o processo de administração?

“Uma competência administrativa é um conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e atitudes de que uma pessoa necessita para ser eficaz em vasto campo de atividades administrativas, em vários tipos de organizações”. (SILVA, Reinaldo de O. da – 2008)

Uma forma simples de compreender o que os administradores fazem é enxergar o seu trabalho como um processo, onde são realizadas uma série de ações que podem resultar em lucro, ou serviço. Os administradores participam no processo de administração executando cada uma das funções, que são elas: planejamento, organização, direção e controle. O processo administrativo engloba essas quatro funções, que consideradas separadamente constituem as funções administrativas, e quando visualizadas no conjunto para o alcance dos objetivos, elas formam o processo administrativo. A administração é um processo, isto é, algo que se faz de modo sistemático. Ela consiste no trabalho de pessoas e de recursos, de forma a garantir que as partes funcionem como um todo e que haja coerência entre processos realizados e os objetivos definidos. Os elementos do processo administrativo (as funções), não são entidades separadas, mas como um todo formando a parte integral de uma entidade maior. O processo administrativo quando visto de forma simples apresenta as funções do administrador apenas como um processo sequencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.1 Kb)   pdf (347.8 Kb)   docx (343 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com