TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS Evolução do Pensamento Administrativo

Por:   •  24/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.413 Palavras (22 Páginas)  •  887 Visualizações

Página 1 de 22

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Entre XIX e XX, a atividade industrial era feita por meio de métodos artesanais, estes por sua vez eram custosos e demorados. Taylor, um dos precursores da Teoria da Administração Cientifica que tem por objetivo a elevação da eficiência industrial, analisou as tarefas de cada operário, os processos e os movimentos que por eles eram feitos. Contou com a colaboração de diversos pesquisadores, como Frank e Lilian Gilbreth, Henry Gantt e Hugo Munsterberg.

Segundo Chiavenato (2011), tendo como base sua análise, Taylor concluiu que o funcionário cuidadoso e ativo, o que operário que produz mais recebe o mesmo valor do funcionário acomodado. E quando, o operário mais produtivo percebeu que ganhava o mesmo salário do operário menos produtivo passou a produzir menos já que não havia nenhum incentivo ou benefício.

Segundo Taylor (1903), o objetivo de uma boa administração era pagar salários altos e ter baixos custos de produção, métodos científicos de pesquisa deveriam ser aplicados, os empregados deveriam ser treinados, as condições de trabalho deveriam ser boas, a cooperação cultivada, assim como fornecimento de materiais.

Segundo Taylor (1911), não bastava uma boa execução de tarefas, menos desperdício, menos esforço e custo se a estrutura geral da empresa não fosse coerente aos princípios.

Nesse segundo período, desenvolveu os seus estudos sobre a Administração geral, a qual denominou Administração Científica, sem deixar, contudo sua preocupação com relação a tarefa do operário. (CHIAVENATO, Idalberto; Introdução a Teoria Geral da Administração, Elsevier, 2011)

Tendo como base a vadiagem sistemática, o desconhecimento e a falta de uniformidade das técnicas dos trabalhadores, Taylor considerava o operário como uma pessoa negligente, e criou um sistema educativo, no qual propôs a intensificação do ritmo de trabalho como uma solução para alcançar a eficiência empresarial.

Taylor defendia que as técnicas para atingir a eficiência eram como formas de colocar em prática os princípios da administração científica, e que eram uma revolução mental, que via o trabalho e as responsabilidades em relação à empresa e aos colegas.

Segundo Maximiano (2000) e Chiavenato (2011), Taylor ao perceber que cada operário utilizava métodos, instrumentos e ferramentas diferentes para fazer a mesma tarefa elaborou um conjunto de princípios para atingir a excelência, sendo estes: os estudos de tempos e movimentos, a padronização de ferramentas, instrumentos e movimentos, além do sistema de pagamento de acordo com o desempenho.

Juntamente a Taylor, um dos principais precursores da Teoria da Administração Científica é Henry Ford. Henry estabeleceu um padrão de organização de processos produtivos.

Segundo Chiavenato (2011), o padrão de organização era baseado na linha de montagem mais tarde nomeada Fordismo, funcionava da seguinte maneira: uma esteira rolante conduzia o produto, e cada funcionário executava uma pequena etapa, os operários não precisavam se locomover, o que acelerava a produção.  

Os métodos artesanais foram substituídos aos poucos pela produção em massa, a qual preza pela divisão do trabalho e a fabricação de peças e componentes padronizados e intercambiáveis. Nesta, o trabalhador deve possuir o conhecimento necessário para a execução de uma determinada tarefa apenas.

1.1 CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

A Administração Científica surgiu no chão da fábrica. Conforme o próprio nome indica, preconizava a adoção de métodos racionais e padronizados a máxima divisão de tarefas e o enfoque centrado na produção. Tornou possível o aumento substancial dos salários e ao mesmo tempo reduziu o custo total dos produtos, sendo assim, o menor custo do produto significou maiores salários e maior renda para o operário.

Estabeleceu que o Administrador deve focar nas ocorrências que se distanciam dos padrões, sendo positivas ou negativas, e não perder tempo com tudo que ocorre dentro dos padrões normais.

2 TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

A Teoria Clássica da Administração teve início durante a Revolução Industrial, a administração começou a ser vista como uma ciência, baseada na divisão do trabalho separada principalmente pela especialização e coordenação de cada trabalhador.

Segundo Fayol (1950), a empresa é como um sistema racional com regras e autoridade. Definiu que a administração era função distinta, que compreende: planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Enquanto as funções empresariais eram divididas em: Funções Técnicas, Comerciais, Financeiras, de Segurança, Contábeis e Administrativas. E acredita que através delas, a empresa pode atingir o sucesso.

Segundo Maximiano (2000), o dirigente é a maior fonte dentro na empresa, tendo o papel de estabelecer metas, tomar decisões, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, para que as funções administrativas sejam feitas em uma sequência lógica.

Segundo Chiavenato (2011), essas funções não se restringem aos altos níveis da empresa, mas se manifestam de forma proporcional a cada nível da hierarquia, nos níveis mais baixos, funções administrativas são divididas com as outras funções empresariais e, à medida em que ascendemos na hierarquia, elas aumentam de volume e extensão.  

Segundo Fayol (1950), os princípios básicos da Administração são: divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação dos interesses individuais, remuneração, centralização, cadeia escalar, ordem, equidade, estabilidade dos funcionários, iniciativa e espírito de equipe.

Segundo Chiavenato (2011) e Maximiano (2000), enquanto Ford e Taylor priorizavam o operacional da empresa, Fayol focou-se na estrutura empresarial, a partir do nível do executivo, para obter a eficiência desejada.

2.1 CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA TEORIA CLÁSSICA

A Teoria Clássica teve origem na alta administração, enfatiza a estrutura formal da organização e a adoção de princípios e funções administrativas necessárias à realização do trabalho. A partir das funções, a organização estará apta a prever, organizar, comandar, coordenar e controlar os processos da unidade.

3 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

 A Teoria das Relações Humanas surgiu a partir dos resultados do Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e outros pesquisadores. E revelou-se um movimento tipicamente americano e humanizando e democratizando os conceitos administrativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)   pdf (195.7 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com