TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - Planejamento Estratégico

Por:   •  2/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  1.773 Visualizações

Página 1 de 3

IBMR

APS - Planejamento Estratégico

Ler o artigo Planejamento estratégico como ferramenta de gestão nas cooperativas agroindustriais do Paraná, disponível em Material de aula (Blackboard) e na internet e, responder às seguintes perguntas:

  1.  Não basta conhecer o cenário de hoje. É fundamental prever o cenário ambiental no futuro. Quais as implicações prováveis da previsão de cenários futuros para um negócio?  Como minimizar as diferenças prováveis entre as previsões e os resultados reais em 5 anos?

No contexto atual de um ambiente altamente competitivo e de constante mudança, é necessário que as empresas analisem o seu posicionamento principalmente nos cenários futuros para garantir assim que fatores negativos não as influenciem ou estejam preparadas para qualquer cenário negativo que porventura venham a lhes atingir.

Fazer a análise de cenários futuros implicará em direcionar nas escolhas da empresa, (corretas ou não) ao longo do tempo. Ou seja, a empresa analisará o contexto (externo e interno) no qual a organização está inserida e a partir disso, esperasse que sejam identificados os fatores futuros que possam acontecer, possibilitando assim uma visão mais clara do mercado atual e permitindo uma tomada de decisão mais fundamentada e assertiva.

Até nas análises mais bem elaboradas, podem ocorrer distorções nas previsões futuras. Por isso, para tentar minimizar a ocorrência de cenários com incertezas ou possíveis diferenças entre o resultado que foi obtido nas análises projetadas e os resultados reais em períodos de 3, ou 5 anos, as cooperativas precisam realizar investimentos com lastro (garantias) e contratos de parcerias de longo prazo com clientes, além de utilizarem a estratégia da intercooperação entre as próprias cooperativas do Paraná, através da constituição de consórcios e/ou centrais cooperativas, que objetivam a união de forças, para a redução de custos e melhoria na competitividade.

  1. Como cooperativas podem mudar seus posicionamentos estratégicos, principalmente quando a maioria opera com commodities homogêneas?

Por produzirem commodities homogêneas, para se destacarem das demais concorrentes, em seus planejamentos estratégicos, as cooperativas precisam fazer algumas alterações que possibilitem mudar o seu posicionamento perante o mercado. Essas mudanças exigem uma nova postura da política de negócios. A principal alteração é a agregação de valor das commodities agropecuárias e a diferenciação do produto aliadas a uma função-objetivo diferente. Com a identificação do nicho de mercado, diferenciação dos produtos, agregando assim, maior valor aos seus produtos.

Nesse cenário, é necessário não só adaptar e modernizar a estrutura produtiva, mas também a gestão da cooperativa, fazendo com que essa organização possa estar sempre apta a compreender os cenários econômicos altamente competitivos e se ajustar a eles.

  1. Qual a posição do grupo (alunos) em relação às ferramentas utilizadas no diagnóstico da situação-problema ou na oportunidade encontrada?

Os alunos concordam que as 12 cooperativas do Paraná estudadas utilizam várias ferramentas dos métodos de prospecção de cenários, não seguindo um modelo específico, mas elaborando planejamentos estratégicos através de métodos diversos que atendem a suas expectativas, porém para se fornecer sugestões de ferramentas nas elaborações de cenários e planejamentos estratégicos é necessário realizar uma análise mais detalhada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com