TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APÓS A LEITURA DO CASO, RESPONDA ÀS SEGUINTES QUESTÕES

Por:   •  12/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

Aluna: Gabriela Albino Ribeiro

Matricula: 570329

Após a leitura do caso, responda às seguintes questões:

  1. Qual foi o nicho de mercado que proporcionou o sucesso do Biscoito Club Social?

O nicho de mercado que proporcionou a Club Social a possuir 55% de participação de mercado é o biscoito salgado comercializado em embalagem simples conhecida como single packs. A empresa foi pioneira na comercialização desses produtos e hoje possui um mix de produtos enorme seguindo o mesmo propósito. Club social é quase uma nova categoria de biscoitos que reúne sabor, preço acessível e uma embalagem única no mercado. Possui uma embalagem prática, single serve, fácil de carregar garantia de “sempre fresquinho”.

  1. Após o estágio de lançamento, as empresas passam a sofrer concorrência mais acirrada nos estágios seguintes de crescimento e maturidade dos seus produtos. Analise as ações da Kraft Foods para esses estágios. Que outras ações você sugeriria?

No ciclo de crescimento e maturidade na qual a empresa sofreu devido à concorrência, diversas estratégia precisaram ser estabelecidas para que seu Market share não sofresse ainda mais com o atual cenário na qual vinha enfrentando. Diante desse contexto, a Club social usou dessa queda como estimulo para buscar possíveis áreas de melhoria em seu produto, dentre eles a marca decidiu partir a criação de seus diferenciais aliando novas estratégias aos seus produtos. Como exemplos das estratégias lançadas foram:  implantação de um fitilho vermelho para facilitar a abertura da embalagem, valorização da alimentação saudável lançando sua versão integral de biscoitos, lançamento da inovadora versão doce nos sabores mel e cereal e frutas vermelhas, criação do mini club social, um pacote contendo vários biscoites de tamanhos nove vezes menor que o original nos sabores original e pizza, ainda complementando seu mix foram lançados produtos livre de gordura trans com adição de vitaminas B1, B2 e B3, cálcio além do incremento de versões em sabores de pizza, ervas finas, peito de peru, presunto na variante mini club social, e para fechar sua gama de lançamentos, em 2009 surgiram versões recheadas aos sabores queijo com cebola e queijo com tomate e manjericão.

Além de toda a reestruturação na linha de produtos, embalagens e distribuição, a Club social também se preocupou com as estratégias de divulgação de cada uma das linhas.

Dentre todas as ações realizadas pela empresa, a club social poderia ter realizado uma segmentação demográfica a fim de suprir não só as necessidades por eles já atendida, mas para distinguir ainda mais seu público, para que pudessem reter melhor informações e estimar o tamanho do mercado-alvo e o meio de comunicação melhor atenderia cada tipo de público de acordo com a região.

  1. Analise a estratégia de portfólio (mix) de produtos utilizada pela empresa. Qual foi o objetivo estratégico ao desenvolver a sua composição?

O objeto da club social em integrar e desenvolver toda a sua estratégia foi a partir da criação de um diferencial tanto no mix de produtos como nas estratégias de marketing que auxiliaram no desenvolvimento da marca, proporcionando maior vantagem competitiva.

Dentre os benefícios que essas estratégias trouxeram para a Club social, as que mais caracterizam as vantagens foram a de expansão de mercado com o desenvolvimento de diversas linhas de produtos para enquadrar os já fornecidos, maior dependência de um produto entre os concorrentes, pois possuindo uma variedade de produtos causa uma menor dependência de um único produto, sendo assim, caso ocorra um prejuízo ou queda na venda de alguns dos produtos fornecidos em seu mix, esse valor será diluído com os lucros obtidos através dos demais e por fim, maior competitividade no mercado. Para atingir cada vez mais segmentos através da variedade de produtos, a empresa adotou essa opção para se adaptar ao mercado e, consequentemente, ganhou uma maior competitividade entre os concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com