TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO SOBRE MARX

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.528 Palavras (7 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 7

OS PROBLEMAS DO CAPITALISMO E SUA SOLUÇÃO SEGUNDO MARX

Bryan Balcon

                Franklim Abreu

Ingrid Fernanda Rockenbach Oliveira

Introdução

        Neste artigo abordaremos as principais ideias de Marx, suas teorias e qual a solução para os problemas que ele via no capitalismo. Marx gostaria que a sociedade fosse justa com a distribuição de renda, ele era cientista social, economista e revolucionário. Nasceu em 05 de maio de 1818, cursou filosofia, direito e história nas universidades de Bonn e Berlim e foi um dos maiores seguidores das ideias de Hegel.

        Este texto contém tudo o que Marx pensa sobre materialismo histórico, qual a relação entre infraestrutura e superestrutura, o que é trabalho e o que é trabalho no capitalismo, mais valia, salário, alienação, consumo, sua ideologia, fetichismo da mercadoria e qual a solução para todos os problemas que o capitalismo causa na sociedade.

 

Desenvolvimento

A teoria de Marx for produzida no período onde a industrialização estava se estabelecendo, e junto a ela estava surgindo as indústrias, grandes cidades, a economia se alterava, os trabalhadores estavam se adequando ao novo estilo de vida assim como toda a sociedade que estava mudando e se reestruturando diante das novas tecnologias. Com isso o capitalismo passa a atingir um campo maior de pessoas no mercado a mão de obra começa a ser mais explorada, pois o consumo aumenta e os ricos querem cada vez mais dinheiro o que ruma ao capitalismo mundial.

Nesse período Hegel propõe uma filosofia do direito e Marx começa a formular seus pensamentos, ele é influenciado por Hegel e suas ideias, além de ser influenciados também pelos chamados socialistas utópicos.

O materialismo histórico é uma forma de explicar as mudanças ocorridas em uma sociedade através de sua história, fatos passados que fizeram a sociedade chegar a tal ponto, é através do mesmo que se pode chegar a conclusões das principais mudanças sociais e políticas.

A superestrutura é influenciada pela infraestrutura, a infraestrutura são os meios de produção pelos quais os trabalhadores produzem o produto, como a força de trabalho. Já a superestrutura são as ideologias que não são materiais, a política, religião, etc. a superestrutura depende da infraestrutura para existir, pois os códigos morais de conduta e outras ideologias são determinados pela forma a qual a economia é organizada, através desta forma de organização que se dará as ideologias. Estes são dois pontos importantes na teoria marxista.

As relações sociais de produção são as formas que estabelecem para a divisão do trabalho ou do produto. Essas relações são todo o conjunto de ações que determinam a forma de produção, divisão do trabalho, do produto, dos trabalhadores, é a forma de organização para que não ocorra imprevistos e tudo seja produzido e distribuído da melhor forma possível. Analisa e observa as diversas maneiras pelas quais se pode distribuir o trabalho. Os homens dividem o trabalho, mas trabalham em conjunto para que chegue a um único objetivo, seja ele produzir um produto, aumentar sua produção ou qualquer que seja o objetivo. É por essa divisão de trabalho que podemos perceber nitidamente a diferença social que existe em uma sociedade, as pessoas com menor estudo na maior parte das vezes para não dizer sempre, estará com os serviços braçais enquanto pessoas com maior nível de estudo estará sempre no comando, ficará com os serviços intelectuais e os trabalhos se unem em torno de um objetivo, ou seja, pessoas com menos estudos tendem a ganhar menos e trabalhar mais sendo uma classe desfavorecida e mal vista pela sociedade. Sendo assim, percebemos que as relações sociais se interligam de modo que as mudanças causadas em uma provocam alterações em outra.

Segundo o livro um toque de clássicos:

Marx sugere que se imagine uma reunião de homens livres que trabalham com meios de produção comuns e que agrupam suas forças. Seu produto é social, uma parte do qual volta a ser meio de produção e outra é consumida. “O modo de distribuição variará segundo o organismo produtor da sociedade e o grau de desenvolvimento histórico alcançado pelos produtores.”27 Devido à percepção alienada que se tem das relações sociais, Marx salienta que elas também são obra dos homens, do mesmo modo como o são o linho ou a seda.

Para Marx o trabalho é o que muda o homem e consequentemente a sociedade.

No sistema atual o trabalhador produz bens que não lhe pertencem e cujo destino, depois de prontos, escapa ao seu controle. O trabalhador, assim, não pode se reconhecer no produto de seu trabalho; não há a percepção daquilo que ele criou como fruto de suas capacidades físicas e mentais, pois se trata de algo que ao trabalhador não terá utilidade alguma. A criação (o produto) se apresenta diante do mesmo como algo estranho e por vezes hostil, e não como o resultado normal de sua atividade e do seu poder de modificar livremente a natureza.

A mais valia é a diferença entre o salário pago ao operário e o valor do real trabalho produzido.

Salário então seria apenas o valor pago pelo capitalista ao operário pelo serviço produzido. Porém o valor desse salário no capitalismo sempre será menor do que o justo, pois a diferença, a mais valia é o lucro do capitalista. Quanto maior a exploração maior será a mais valia.

A alienação na sociologia de Marx é descrita como um momento onde os homens perdem-se a si mesmos e a seu trabalho no capitalismo. Para Marx as relações de classe eram alienantes, pois o trabalhador assalariado se encontrava em uma posição de barganha desigual perante o capitalista (empregador) e não vê a si mesmo no resultado do seu trabalho. Dessa forma o capitalista conseguia dominar a produção e o trabalhador. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (301.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com