TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS 5 CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE UMA STARTUP

Por:   •  28/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.050 Palavras (9 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 9

Centro Universitário de Barra Mansa

Amanda Ferreira Pedro

Caio Sérgio Gomes Alves

João Marques de Barros Neto

Lucas Rodrigues Nascimento

Natalia Silva da Conceição

5 insights Empreendedor

Startups de sucesso

Barra Mansa – Rio de Janeiro

2017

Centro Universitário de Barra Mansa

Amanda Ferreira Pedro

Caio Sérgio Gomes Alves

João Marques de Barros Neto

Lucas Rodrigues Nascimento

Natalia Silva da Conceição

5 insights Empreendedor

Startups de sucesso

Relatório final, apresentado ao Professor Efraim Medeiros, no Centro Universitário de Barra Mansa, como parte das exigências para a composição de nota, referente ao quarto período de Administração, na matéria Gestão Empreendedora.

Barra Mansa, 28 de Agosto de 2017.

Barra Mansa – Rio de Janeiro

2017

RESUMO

O termo Startup começou a ficar conhecido no final dos anos 90. Tendo como objetivo, indicar um insight de empresa. Elas são, pequenas organizações ou ideias, que são projetadas desde o seu início para crescerem de forma rápida, organizada, e para se tornarem grandes e lucrativas.

Mas para uma empresa ser considerada uma Startup, ela precisa apresentar algumas características que vamos conhecer ao longo desse trabalho.

Palavras-chave: Startuops. insight. Empreendedorismo. Ideias criativas. Atitudes empreendedoras.

INTRODUÇÃO

Uma startup ela deve ter, ou deve estar a procura, de um modelo de negocio, algo inovador, criativo e que alavanque de forma rápida. Dessa forma ela ira monetizar a ideia, ou seja, transformar o trabalho em dinheiro. Ela surge através de um Insight de um determinado grupo ou pessoa.

Toda empresa precisa de algumas características básicas para se tornar uma startup de sucesso. Como por exemplo, ser um modelo de negócio escalável e repetível, isso significa que, a empresa precisa atingir um grande número de clientes e gerar lucros em pouco tempo, sem haver um aumento significativo dos custos.

As primeiras empresas a seguir o modelo startup começaram a aparecer no Brasil no começo do século XXI, porém somente a partir de 2010 este ramo apresentou um crescimento significativo, de acordo com dados da Associação Brasileira de Startups - ABStartups.

DESENVOLVIMENTO

Dentro do segmento das empresas de pequeno porte, existe uma modalidade de empresas específica: as empresas emergentes (start-ups), que podem ser definidas como empresas iniciantes de tecnologia (Fernandes, 2015).

Uma startup deve apresentar um insight de produto ou serviço, um modelo de negócio com algum diferencial em seu processo. Criando assim um grau de ineditismo em cima do que ela deseja oferecer.

Por apresentarem na maioria das vezes características promissoras, as startups atraem vários investidores que aproveitam para utilizar essas ideias como uma forma de melhoria do seu próprio negócio, permitindo a elas visibilidade no mercado. Como o mercado de tecnologia está em alta, o crescimento de uma startup pode ser muito rápido. O mesmo acontece com o seu valor em relação ao mercado.

Porém, para que uma empresa se enquadre como uma startup, ela precisa de cinco características básicas, sendo elas, ter alto grau de ineditismo, ser escalável, repetível e poder ser monetizada facilmente.

AS 5 CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE UMA STARTUP

  • GRAU DE INEDITISMO

Ineditismo significa algo novo, exclusivo, original, ou seja, para a empresa ser considerada uma startup, seu produto deve possuir alto grau de ineditismo no mercado, seja ele local,regional ou até global.

  • ESCALÁVEL

Uma startup, precisa crescer em escalas, desde que seus lucros sejam maiores que seus custos.

  • REPETÍVEL

O produto ou o serviço que a empresa irá oferecer necessita ser produzido de forma repetível com a mesma qualidade e excelência do projeto inicial. Ou seja, independente do tamanho da demanda a empresa deverá conseguir atende - lá.

  • MONETIZAR

Essa é a hora de tirar o projeto do papel, transformá-lo em realidade e assim obter grandes lucros com a Startup.

5 insights Empreendedor

Exemplos de empreendedores resolveram tirar do papel suas ideias e transforma-las em grandes negócios, de muito valor ao mercado nacional e internacional.

  • GF Biochemicals

Iniciou suas atividades em 2008, na pequena cidade de Caserta, interior da Itália pelo jogador de futebol Mathieu Flamini e o químico Pasquale Granata.

 O grande desafio da empresa era encontrar uma fórmula de se produzir em grande escala o ácido levulinico, um composto capaz de substituir o petróleo e seus derivados em sua total funcionalidade de uma forma mais barata e rentável. Para isso, foi investido mais de 30 milhões de Euros em pesquisas, na Universidade Politécnica de Milão, para que o processo pudesse sair do laboratório e ir para a usina.

 

Com a descoberta da fórmula, e patentear o processo como um todo, 480 pessoas foram contratadas para dar seguimento, 80 pessoas no laboratório e mais 400 profissionais para atuarem dentro da usina. Hoje a empresa já conta com escritórios espalhados em várias partes do mundo, como Itália, França, Rússia e recentemente nos Estados Unidos, a fim de marcar seu lugar no mercado internacional de energia.

O diferencial do GF Biochemicals, foi apostar em produzir em um produto que ninguém ainda tivesse capacidade de produzir e imaginar de que pudesse ser feito, explica Flamini, que ainda relata que as perspectivas para o futuro são ainda mais animadoras, por serem pioneiros e abrirem um novo tipo de opção no mercado, estima-se que o mercado de energia sustentável possa movimentar cerca de 78 bilhões de Reais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (175.3 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com