TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS 7 FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Por:   •  23/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.363 Palavras (14 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 14

AS SETE FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Colégio Brasília

CURSO: Logística

TEMA: As Sete Ferramentas da Qualidade

PROFESSOR: Genilson

DISCIPLINA:  Gestão da Qualidade

PARTICIPANTES:

Ana Paula – nº 03        

Beatriz Gomes – nº 04

Deivison Santos – nº 06

Gustavo Henrique Ferreira – nº 13

Gustavo Henrique– nº 12

Karina Ferreira – nº 15

         ‘SUMÁRIO

        

1.        INTRODUÇÃO:        4

2.        A MELHORIA CONTINUA:        5

3.        O QUE SÃO AS SETE FERRAMENSTAS DA QUALIDADE:        5

4.        AS SETE FERRAMENTAS DA QUALIDADE:        7

5.        CONCEITO DE VARIAÇÃO E AS 7 FERRAMENTAS DA QUALIDADE:        13

6.        COLETA DE DADOS E SUA IMPORTÂNCIA:        14

7.        DIFERENÇA ENTRE DADOS E INFORMAÇÃO:        15

8.        CLASSIFICAÇÃO DOS DADOS:        15

9.        CORREÇÃO DOS DADOS:        16

10.        TIPOS DE DADOS:        17

11.        ANALISE E REGISTRO DOS DADOS:        17

12.        BENEFÍCIOS DA APLICAÇÃO DAS SETE FERRAMENTAS DA QUALIDADE:        18

13.        CONCLUSÃO:        19

14.        BIBLIOGRAFIA:        20


  1. INTRODUÇÃO:

Este trabalho tem como objetivo abordar a análise das Sete Ferramentas da Qualidade, discorrendo brevemente sobre sua origem, aplicação e benefícios.

Ressaltando que não é objetivo deste esgotar o tema, mas dar uma visão ampla e rápida do que são As Sete Ferramentas da Qualidade e o que este preconiza        

.

  1. A MELHORIA CONTINUA:

A expressão melhoria continua torna-se cada vez mais popular nos últimos anos e atualmente é uma premissa para manutenção de sua competitividade no mercado. De forma estruturada ou não, os programas de melhoria oferecem para as empresas condições de efetuar rápidas mudanças. Savolainen (1999) afirma que a implementação de ações de melhoria contínua pode ser considerada como um processo de renovação organizacional a partir da introdução de novos comportamentos e reformas na estrutura administrativa, em especial na ideologia e nas práticas gerenciais. De acordo com Agostinetto (2006), melhoria continua é vista como um processo que atravessa e apoia os demais processos de negócio e não apenas os processos de fabricação, trazendo benefícios pequenos e no curto prazo, mas quando acumulados trazem melhorias consideráveis para a empresa. Para Moura (1997) e Slack et al. (1997) a melhoria continua é a busca por melhores resultados e níveis de desempenho no processo, produtos e atividades da empresa. Moura (1997) salienta como um objetivo para ser desenvolvido culturalmente na empresa podendo ser gerada por uma ação gerencial ou de uma sugestão de um ou vários funcionários. Os autores afirmam que na melhoria continua o mais importante não é o impacto de cada melhoria, mais sim o fato de melhorar constantemente, sempre fazer melhoria é mais importante do que fazer apenas uma grande melhoria.    

  1. O QUE SÃO AS SETE FERRAMENSTAS DA QUALIDADE:

Ferramentas de qualidade são técnicas que podem ser utilizadas como forma de definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente são encontrados e interferem no bom desempenho dos processos produtivos das organizações. As sete ferramentas básicas de controle de qualidade são: folha ou lista de verificação; gráfico de Pareto; diagrama de causa e efeito; gráficos de controle; fluxograma, histograma e diagrama de dispersão. Estas, por sua vez, fazem parte de um grupo de métodos estatísticos. Segundo Montegomery (2004) o controle estatístico de processos é uma abordagem muito utilizada na melhoria dos processos. Desta forma, esta ferramenta é possível promover prevenção de defeitos, aumento da produtividade, e ajuste desnecessário de um processo. Para Kume (1993) os métodos estatísticos são ferramentas eficazes para a melhoria do processo produtivo e redução de seus defeitos. Entretanto, é preciso que se tenha em mente que as ferramentas estatísticas são apenas ferramentas elas podem não funcionar, caso sejam aplicadas inadequadamente. Tanto o TQM (Total Quality Management) como o TQC (Total Quality Control) frequentemente mencionam na literatura as ferramentas denominadas como as sete ferramentas da qualidade. O seu criador, Kaoru Ishikawa, conhecido como o homem mais importante no Japão pela defesa do controle de qualidade, organizou estas sete ferramentas da qualidade com o intuito de possibilitar que qualquer pessoa com um conhecimento básico pudesse analisar e interpretar dados ou informações importantes da empresa. De acordo com Kaoru, cerca de 95% dos problemas enfrentados por uma organização podem ser resolvidos utilizando as Sete ferramentas da qualidade, pois elas foram desenvolvidas para simplificar e subsidiar melhor a análise de informações. As sete ferramentas da qualidade são instrumentos fundamentais para melhorar a qualidade dos produtos. Na prática, elas são utilizadas para analisar o processo de produção, identificar os principais problemas, as flutuações de controle de qualidade do produto e fornecer soluções para evitar defeitos no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (345.3 Kb)   docx (114 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com