TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS APLICAÇÕES ESTATÍSTICAS NA AREA DE ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.765 Palavras (12 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP – POLO: MACAÉ - 7131

CURSO: ADMINISTRAÇÃO (N-41)

DISCIPLINA: ESTATÍSTICA

ADRIANA PEREIRA DE FIGUEIREDO - RA 419004

DAIANA DE SÁ UGULINO FARIA - RA 419008

JULIANA CONCEIÇÃO MOREIRA SOUZA – RA 8347781485

VICTOR CARDOSO DA SILVA E SILVA – RA 422427

VIVIAN LOBO BORGES – RA 7932701737

RELATÓRIO DE ESTATÍSTICA CONFORME ESTUDO DE CASO

PROFESSOR EAD: RENATA M. G. DALPIAZ

TUTORA PRESENCIAL: MEIRE REZENDE DIAS

MACAÉ, 16 DE SETEMBRO DE 2014

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO                                                                                3

  1. APLICAÇÕES ESTATÍSTICAS NA AREA DE ADMINISTRAÇÃO                                4
  1. RESUMO TEÓRICO                                                                        5
  1. FREQUÊNCIA ABSOLUTA E FREQUÊNCIA RELATIVA                                        7
  1. Tabela com a distribuição de frequência absoluta e relativa                        8
  2. Gráfico de colunas utilizando a frequência absoluta                                8
  3. Gráfico de setores utilizando a frequência relativa                                9
  1. MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL                                                        9
  1. MÉDIA, MEDIANA E MODA                                                        10
  1. MEDIDAS DE DISPERSÃO                                                                11
  1. VARIÂNCIA E DESVIO PADRÃO                                                        11
  1. ANÁLISE FINAL                                                                        12
  1. REFEÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS                                                        13

                                                                        


  1. INTRODUÇÃO

De acordo com o material indicado para estudo e elaboração desta atps, o uso de dados estatísticos existem desde a antiga Babilônia e a palavra estatística é derivada da palavra latina status, que significa  “estado”.

Então temos a definição de estatística como sendo a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta os dados para que estes auxiliem na tomada de decisões.

Baseadas em dados reais e estimativas futuras através destes dados coletados por população ou por amostra (processo de retirada de partes da população), amostra aleatória, aleatória simples, estratificada, agrupamento, sistemática ou conveniência. Podendo ser ainda estatística descritiva ou inferencial, a estatística baseia-se em dados qualitativos e/ou quantitativos que se caracterizam em níveis de mensuração tais como o nominal quando são apenas qualitativos, ordinal quando são qualitativos e quantitativos, intervalar (quantitativo) que representam uma posição dentro de uma escala e racional (quantitativo) quando um valor de dado é expresso como múltiplo de outro.

A evolução e o aprimoramento das técnicas estatísticas e a maneira como se obtém e analisa as informações permite controlar o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento em várias áreas,científico, econômico, social e político assim como na administração, sua utilização nos oferece dados que possibilita lidar de maneira racional, e nos prepararmos para as situações sujeitas a oscilação, através das várias técnicas de coletas de dados, entre elas o estudo observacional, experimento, simulação e pesquisa de mercado conseguimos coletar os necessários para tomada de decisão.

Existe o órgão de estatística oficial (IBGE) que subsidia estudos e planejamentos governamentais no país, mas todos podem fazer uso de dados estatísticos, pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade que, por sua vez, podem utilizá-los para o desenvolvimento de suas atividades e pesquisar também seus próprios dados de acordo com o meio em que estão inseridos, a fim de adaptar-se ou esmerar novas atividades empreendedoras.

  1. APLICAÇÕES ESTATÍSTICAS NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO

Nesta área podemos utilizar a estatística de várias formas, pois esta se tornou uma ferramenta indispensável no gerenciamento e avalição de diversas atividades dentro da organização, a globalização trás mudanças que a estatística ajuda a entender e listar principalmente em se tratando da qualidade do produto e satisfação do cliente.

A estatística é muito utilizada:

  • No controle de qualidade a fim de diminuir custos e oferecer melhores produtos de acordo com a necessidade dos clientes, coletando de dados que ajudam na tomada de decisão na elaboração ou extinção de produtos e para determinar a aprovação ou reprovação de um lote para comercialização.
  • Na área de produção fazendo a perspectiva desta e controlando seu tempo e quantidades produzidas de acordo com o padrão estabelecidos.
  • Na área de recursos humanos, avaliando o desempenho e classificando os funcionários de acordo com a função que exercem salientando as parcimônias em treinamento e salários, e aferindo as possibilidades de implantação de planos de saúde, odontológicos previdência e demais benefícios possíveis.
  • Na área empresarial coletandodados que possibilitam traçar metas e objetivos de acordo com a missão e a visão da organização ajudando a avaliar forças e fraquezas, oportunidades e ameaças. Mostrando a visibilidade da empresa sob o olhar dos clientes e suas expectativas.
  • Na área econômica e financeira, monitorando e analisando de mercado para avaliar o melhor momento para comparas ou investimentos a curto ou longo prazo a fim de evitar prejuízos, fazendo também a previsão de vendas e tomando decisões relativas aos preços a serem instituídos, desenvolvendo estudos de modelos e projeção de indicadores financeiros. Também estudando as características econômicas da população.
  • Na área contábil, estimando o crescimento patrimonial da empresa de acordo com seu desenvolvimento anual, analisando demonstrações contábeis, definindo as informações dadas a gerência para a tomada de decisões, analisando os fluxos de caixa e acompanhando os serviços e produtos financeiros que estatisticamente podem evoluir e gerar aumento no patrimônio líquido da organização.

  • Na área de comunicação e marketing, divulgando os dados da empresa para promover o seu sucesso em vendas pela qualidade do produto ou serviço oferecido através do desenvolvimento de publicidade e avalição dos resultados obtidos.

  • Na área de administração médica avaliandocaracterísticas da sociedade, estabelecendo metas de controle de endemias e saneamento, planejando e realizando o controle de epidemias gerando dados para ampliação de tratamentos e erradicação de doenças através dos níveis e padrões de testes clínico pré-estabelecidos gerindo a saúde.

Concluímos desta forma que a estatística é muito utilizada em nosso dia a dia, estamos expostos à ela a todo tempo, seja ao lermos os jornais ou revistas, ao assistir  na televisão ao tele jornal ou a documentários sobre as mais variadas áreas, além de programas sobre saúde ou atualidades, até os outdoors nos demonstram dados estatísticos em sua propaganda, a favor da natureza ou mesmo de políticos, através de gráficos ,planilhas ou listagens, afinal todas essas áreas se baseiam em informações, contagens, medições e respostas dadas pela própria população ou amostras da mesma através das amostras aleatórias, simples, estratificadas, por agrupamento, sistemática ou mesmo a tendenciosa amostra e convivência. Assim percebemos a presença e importância da estatística em nossa jornada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (363.7 Kb)   docx (77.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com