TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ATIVIDADES DISCIPLINARES XI

Por:   •  23/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

Depois que você leu o texto de Fernando Luiz Corsi, a manchete do jornal e as duas charges, responda:

1 - Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos e cada charge?

Resposta: Trata-se de assuntos como desenvolvimento e crescimento econômico, o consumo e a globalização.

O texto de Fernando Luiz Corsi fala sobre o problema de desenvolvimento econômico tentando superara miséria e prevenir a natureza.

O texto da ex-presidente Dilma, diz respeito sobre o crescimento no Brasil no ano de 2012, onde adotam políticas econômicas para tentar controlar a inflação, tentar diminuir os altos juros, facilitar investimentos de industrias para poder assim gerar mais empregos para que 2013 seja um ano melhor.

A primeira charge relata a miséria em que países subdesenvolvidos vivem, aumentando assim a desigualdade entre pessoas pobres e pessoas ricas.

A segunda charge diz respeito a inclusão digital, como somos obrigados a acompanhar o crescimento, o desenvolvimento ou se não ficamos para tras.

2 - Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as charges? Justifique sua resposta.

Resposta: Sim. A globalização oferece condições de expansão comercial e também maior acesso a qualquer tipo de informação, porem também temos o outro lado da moeda, que são pessoas que não tem acesso a esse consumo. Podemos concluir também que nem sempre o crescimento econômico pode geral o tão sonhado desenvolvimento.

Aquilo que o governo decide pode tanto ajudar as necessidades sociais ou podem fazer o inverso e agrava-las ainda mais, pois a política tem que ser voltada as diversas demandas da sociedade, como na educação, segurança, saúde, buscando sempre melhorar para todos nós. O governo ele tem que cumprir seu papel de aliado a globalização, buscar estímulos, baixar os juros, ajudar na desigualdade social para ajudar na inclusão dos mais pobres.

3 - Há como mapear as quatro esferas da globalização correlacionando os estudos de globalização com as duas charges? Justifique e aponte as principais características.

Resposta: As quatro esferas são tecnologia, produtiva, financeira e comercial. Sendo a primeira charge trata-se da globalização comercial e produtiva.

Comercial: todos aqueles que tem condições de obter bens, com lucros maiores, agora já em países subdesenvolvidos a competitividade é menor, pois é dificultada pela sua economia frágil.

Produtiva: em países mais pobres sua mão de obra é mais barata e por isso são mais explorados.

A segunda charge trata-se da tecnologia.

Tecnologia: temos a falta de conhecimento e acesso as novas tecnologias, pois grande parte da população não tem acesso a essas tecnologias como vemos na charge um menino carente pedindo na rua um mouse, mostrando assim essa tal carência tecnológica.

Financeira: o mercado partilha desigual colocando assim em risco a desigualdade humana, não investe em projetos e não dão nenhuma perspectiva para o futuro.

4 - De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com