TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  28/11/2017  •  Monografia  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

MANUAL  INDIVIDUAL

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

8º/7º Semestres

Regime de Dependência - DP

SÃO PAULO

2016

APRESENTAÇÃO

O Manual aqui apresentado tem como objetivo fornecer orientações para a realização das Atividades Práticas Supervisionadas - APS – para alunos em regime de dependência – DP - dos 8º/7º semestres do curso de Administração. Trata-se de um trabalho semestral, interdisciplinar, extraclasse e individual.   

Como consta do Projeto Pedagógico do Curso, as Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem por meio da aplicação do conhecimento - adquirido  em sala de aula -  à realidade.

 As Atividades Práticas Supervisionadas visam a contribuir para desenvolver nos alunos as competências requeridas aos futuros Bacharéis e a favorecer aos alunos um meio de reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos das disciplinas do semestre letivo e da observação, descrição e análise de importantes temas e desafios presentes em uma  empresa/organização em situação real.

1 ORIENTAÇÕES/ETAPAS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS APS

  •  Identificação de uma empresa/organização de pequeno ou médio porte (segundo os critérios do BNDES disponíveis em www.bndes.gov.br)  - com ou sem fins lucrativos – para o estudo: caberá ao aluno escolher uma empresa/organização com a qual possam estabelecer uma parceria, ou seja, a empresa/organização se beneficiará com a contribuição do  aluno  e o aluno terá na empresa/organização o espaço extraclasse para aprendizagem.

  • Realização das APS na empresa/organização escolhida pelo aluno.
  • Responsabilidades dos Atores
  • Coordenador Auxiliar do Curso:

a-)  disponibilizar o Manual para a realização da DP em APS aos alunos em DP em APS.

b-) definir a data e a forma (somente em CD-RW ou impressa) da entrega do trabalho escrito.

  • Aluno:

a-) realizar as APS conforme as orientações contidas neste  Manual;

b-) cumprir o cronograma estabelecido pelo Coordenador Auxiliar do Curso.

  • Procedimentos
  • Trabalho de Campo  e o consequente trabalho escrito conforme o Tema/Roteiro de conteúdo estabelecidos para o semestre letivo. O aluno deverá realizar ao menos uma visita técnica à organização/empresa e registrá-la via foto ou declaração da empresa e incluir esse registro entre os Apêndices.
  • Trabalho Escrito deve ser elaborado de acordo com a estrutura básica para trabalhos acadêmicos disponível no site - Portal da UNIP – www.unip.br/servicos/biblioteca/guia.aspx sob denominação: Guia de Normalização. Somente a Capa e a Folha de Rosto devem seguir o modelo anexo. Não será necessário, para estes semestres, os resumos em língua vernácula e estrangeira.
  • Entrega do Trabalho Escrito na data estabelecida pelo Coordenador Auxiliar do Curso.

  • Avaliação

        A avaliação das APS incidirá sobre PARTICIPAÇÃO, ou seja, o         cumprimento, com pontualidade,  das orientações/etapas do trabalho         pelo aluno, o CONTEÚDO  do Trabalho Escrito Final, o respeito às         NORMAS para a elaboração de trabalhos acadêmicos.

2  ORIENTAÇÕES  ESPECÍFICAS  PARA A DP EM APS DO  SEMESTRE   LETIVO

O tema com o respectivo roteiro de conteúdo das APS, que deve ser trabalhado pelo aluno no semestre letivo, consta dos anexos.  

 

3   ORIENTAÇÕES  FINAIS

a-) Por ser um trabalho acadêmico, o texto referente às APS deve privilegiar a linguagem  formal. Desse modo, os verbos não devem ser usados na primeira pessoa, mas, sim, na terceira pessoa.

b-) Palavras em outras línguas, que não a materna, devem ser grafadas em itálico, e somente utilizadas se não houver equivalente na língua portuguesa.

c-) Quanto às referências, devem ser utilizadas, na fundamentação teórica do trabalho, as contempladas no(s) Plano(s) de Ensino das disciplinas-âncora do semestre além de outras que possam contribuir para o enriquecimento do trabalho. 

 

ANEXOS

  • TEMA E ROTEIRO DO CONTEÚDO
  • MODELO DE CAPA E DA FOLHA DE ROSTO

TEMA  e  ROTEIRO

Disciplinas-Âncora: Administração Estratégica

TEMA/TÍTULO: COMPROMISSO DA ORGANIZAÇÃO COM AS PARTES INTERESSADAS: um estudo sobre os fundamentos da Administração Estratégica em uma organização de (pequeno ou médio de acordo com os critérios  do BNDES[1])  porte.

(Elementos Pré-textuais - Capa, Folha de Rosto, Lista de Tabelas, Lista de Figuras/ilustrações, Lista de Abreviaturas e Siglas, Lista de Símbolo e Sumário).

INTRODUÇÃO (Incluir os objetivos das APS, abordar o tema, mencionar a empresa e resumir como o trabalho será desenvolvido, ou seja, as partes do relatório)

1 Perfil da Organização

1.1 Apresentação da empresa

  1. Denominação e forma de constituição, dados e fatos relevantes da origem da organização, natureza e ramo de atuação.

  2. Tipo (empresa privada, empresa pública, órgão governamental, instituição de fins lucrativos etc.)

  3. Atividade principal

  4. Porte (pequeno, médio, grande) – segundo os critérios do BNDES.

  1. Força de trabalho
  1. Informar a composição da força de trabalho, incluindo a quantidade de pessoas, percentuais por nível de escolaridade, de chefia ou gerenciais, e regime jurídico de vínculo.

  1. Produtos[2] e Clientes

  1. Produtos principais
  2. Clientes-alvo.
  1. Principais concorrentes da organização.
  2. Principais insumos

  1. Citar os principais produtos e matérias-primas adquiridos de fornecedores.

2 Revisão Conceitual (Fundamentos da Administração Estratégica; Grupos estratégicos: identificação das partes interessadas e suas necessidades; Definição das diretrizes organizacionais: negócio, valores, missão e visão).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (163.3 Kb)   docx (757 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com