TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Por:   •  18/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.234 Palavras (9 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 9

“O sucesso só está com quem o busca e faz por merecer, seja um profissional competente e comprometido, e sem dúvidas serás merecedor de todos os méritos dispostos”.

Kbastos

Introdução

Nesse trabalho identificamos uma oportunidade de empreendimento, na área de consertos de roupas, onde vamos desenvolver um plano de negócios para a abertura de uma empresa inovadora no mercado: “Reparos de roupas em geral, a comodidade que vai até você”.

Com todo o crescimento econômico e a plena expansão do desenvolvimento de nosso país, surgem oportunidades também com os grandes eventos que estão por vir. Muitas ideias surgem, mas tomamos como nosso desafio buscar oportunidades duradouras, com o cuidado de analisar cada uma delas para não deixar de conseguir um lugar no mercado de trabalho, estando sempre atentos às inovações constantes em todos os ramos analisados. Vamos ver adiante o desenvolvimento desta empresa de prestação de serviços, detalhando todos os passos de abertura, seus custos, investimento, riscos e demais fatores que influenciam no processo de implementação de um novo negócio.

Desenvolvimento

Análise do Mercado

A moda brasileira consagra-se como um grande negócio, reconhecido internacionalmente. Pois a moda não se restringe apenas na concepção e confecção de roupas. A cadeia produtiva desse segmento é bem maior do que podemos imaginar, tendo em vista este setor muito diversificado, criamos uma oportunidade de negócio, onde implantaremos serviços de manutenção (conserto, reparação e customização de roupas) móvel.

Observamos que a cada dia que passa as pessoas tem menos tempo para se dedicar a serviços que estão fora de sua área de atuação principal. A correria do dia a dia não nos permite cuidar de certos afazeres que antigamente eram realizados por donas de casa. Dentre eles estão os pequenos ajustes de roupas tais como fazer bainhas, pregar botões e refazer uma costura. Neste momento é que realizam a opção de contratar o serviço de um profissional para realizar tais serviços. Por este motivo, analisando a escassez de tempo das pessoas, levaremos até os clientes os serviços, gerando praticidade e economia. Afinal, cada vez mais, as pessoas estão preferindo consertar uma roupa a ter que adquirir uma nova, pois o conserto é uma opção satisfatória e mais barata.

Oportunidade de Negócio

Após análise do mercado constatamos que os serviços que a empresa irá oferecer são muito atraentes, pois o setor de vestuário é um dos que apresentam maiores índices de crescimento. As indústrias não conseguem atender aos vários padrões físicos do consumidor, além de ser inviável a fabricação de peças sob medida. Como dito anteriormente, as pessoas não tem tempo para procurar este tipo de serviço. E é justamente aqui o nosso diferencial: a “mobilidade”, pois a instalação do ateliê num furgão permite prestar serviços em várias partes da cidade, aumentando a clientela potencial. Porém manteremos datas fixas para cada localidade, e onde estacionar o veículo. Trabalharemos cada dia da semana num determinado lugar, permitindo a acessibilidade fácil da clientela, ou seja, qualquer cidadão que passe pelo empreendimento é um potencial cliente. Teremos como objetivo conquistar a fidelidade do consumidor, através da qualidade do serviço prestado, pontualidade, simpatia e cordialidade, além de bom preço é claro.

A Empresa

A ZIG-ZAG de Rua Ltda., surgiu a partir de uma conversa entre umas das sócias com sua irmã, que trabalha como diarista, e observou que suas patroas necessitavam diariamente de pequenos reparos em suas roupas e as mesmas comentavam que este tipo de prestação de serviço estava escasso, foi então que surgiu a ideia de lançar uma empresa de reparos de roupas móvel, onde a demanda por este tipo de negócio estava escassa, e a população não estava com tempo para procura, criando assim uma empresa móvel gerando mobilidade, permitindo prestar serviço em várias partes da cidade. Pois a localização é um aspecto determinante do sucesso do empreendimento: segundo pesquisa do SEBRAE em 2005, a localização inadequada é responsável por 8% das empresas que fecharam as portas antes de completarem 04 anos de funcionamento. Especialistas no assunto avaliam que a escolha do ponto adequado responde por até 25% do sucesso do comércio, sendo assim temos uma vantagem competitiva, pois iremos até o cliente, economizando com outros tipos de despesas.

Área de atuação

Visamos atender às necessidades de todas as pessoas, independente de faixa etária ou econômica, através de prestação de serviço móvel, onde disponibilizará serviços de reparos e ajustes em roupas industrializadas. Com instalação de escalas semanais, definindo dias específicos, atendendo em localidades diferentes.

Missão

Oferecer serviços de ajustes e reparos em roupas, com maior acessibilidade à clientela, sempre com simpatia, pontualidade e bom preço.

Visão

Crescimento e expansão na prestação de serviço porta à porta, podendo atender à rede de comércio de vestuário em geral.Implantando de acordo com a estimativa de demanda de grandes investimentos.

Valores

⦁ Excelência no atendimento e relacionamento com os clientes;

⦁ Transparência e seriedade na política de preço;

⦁ Qualidade e agilidade na entrega dos serviços prestados.

Estrutura de Recursos Humanos

De acordo com Dornelas (2005), um plano de recursos humanos deve explicitar o método que será utilizado para desenvolver e treinar seus integrantes. Pois o início das atividades da empresa é importante e para isso contaremos com um time qualificado.

Por se tratar de uma empresa de pequeno porte, o ateliê não buscará ter um grande grupo de funcionários. Na verdade, estima-se a necessidade de somente uma costureira, considerando a pequena variação fluxo de tarefas a serem executadas.

Para obtermos um parâmetro de custos, a empresa conta com cinco sócios, e as mesmas trabalharão em várias áreas para não gerar custos com recrutamento, assim a sócia Cristina Corrêa Dias Caio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (580.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com