TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Por:   •  17/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O Presente trabalho tem como objetivo, contar um pouco da (EVOLUÇÃO DA TGA) Nosso principal foco será enfatizar os percussores e as suas teorias as quais foram criadas, no intuito de melhorar a vida e, o desempenho dos trabalhadores da época. Mas que reflete de maneira positiva até os dias de hoje, seja para quem está na linha de produção ou para quem administra, gerencia, organiza etc.

Empresas do mundo todo tenta sem descanso encontra uma maneira de aumentar a produção e reduzir custos. Uma luta que dura desde os primórdios, e continuará até que encontre uma maneira de produzir a maior quantidade possível com o mínimo de desperdício e, baixos custos.” Se é que isso é possível”.

Na corrida para atingir tais objetivos, especialistas do mundo todo passam horas analisando todas as teorias e, métodos na busca incessante de novas ideias para abastecer estes mercado que ao longo do tempo vem se tornando cada vez mais exigente.

“Assim a administração não somente uma um processo linear de decisões e ações para planejar, organizar, dirigir, e controlar, mas algo que vai além disso”.

(Idalberto Chiavenato. – 4.ed. – rio de janeiro: 20011)

1.1. Administração Geral

Ao se tratar da Teoria Geral da Administração, abordam-se as Teorias Administrativas que são, em seu conjunto, de conhecimentos e, de normas principais que se complementam, para levar a ciência administrativa ao dia a-dia das pessoas e das organizações como um todo, no intuito de gerar desenvolvimento, com a máxima eficácia e eficiência, gerando produtividade e lucro. As Teorias Administrativas tiveram sua importância reconhecida a partir do início do século XX, quando, após o advento e consequências da Revolução Industrial, era necessário começar a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia a urgência em organizar e controlar tal produção. Antes desse período, as indústrias produziam artesanalmente, suas formas de produção eram rudimentares e adotavam normas próprias normas de acordo com as necessidades, independente do lugar ou época em que estivessem inseridas.

À administração como ciência é relativamente recente porque os estudos mais profundos e que realmente mudaram o perfil deste conjunto de conhecimentos, datam do final do século XIX e início do XX, quando trouxeram importância e reconhecimento desta ciência junto às demais, porque houve a verificação prática de que o desenvolvimento social e econômico passava pelas organizações, que, conforme fossem administradas, trariam progresso onde estivessem situadas, portanto, ao se tomar conhecimento da necessidade que atualmente se faz do estudo mais aprofundado da ciência administrativa, e da relevância dada ao mesmo, pode-se considerar que, no contexto social, econômico e político no qual se vive não há um único lugar no planeta que não demande ser administrado, sem os critérios adotados atualmente pela administração, dificilmente uma organização sobrevive. É necessário o exercício de planejar, organizar, liderar, executar e controlar.

Às funções básicas, elas são essenciais para o administrador, como condição imprescindível para entender e atuar no mundo do trabalho dos século XXI, que passa por mudanças em alta velocidade. Todos os estudiosos, independente da área do conhecimento à qual pertençam, são unânimes em afirmar que há “muita pressa” em se buscar soluções para tudo que gera dificuldade em ser resolvido e, para resolver problemas dessa natureza, somente o conhecimento e as informações geradas por ele poderão dar a certeza de se poder contar sabiamente com soluções solicitadas. Segundo Chiavenato (2004, p.12), “De certo modo todas as teorias administrativas são aplicáveis às situações atuais e o administrador precisa conhecê-las bem para ter à sua disposição um naipe de alternativas adequadas para a situação”.

1.1.2. Primórdios da Administração

Dentre os principais fatos que caracterizam os primórdios da Administração estão os fatos históricos, sociais, políticos e econômicos, caracterizando o cenário no qual estão contidas as organizações do passado. As características mais marcantes nas organizações, em meados do século XVIII, estavam voltadas ao artesanato, com seus artesãos atuando em pequenas oficinas escolas e aos profissionais autônomos. Nessa época a sociedade era diferente dos dias atuais.

A Administração recebeu influências que moldaram seu futuro em relação ao caráter científico. Grandes filósofos da Idade Antiga deixaram em seus escritos, contribuindo para a Administração moderna. Sócrates, em seu trabalho, cita administração como habilidade pessoal; Platão, em seu livro “A República”, expõe a forma de governo e a administração de negócios públicos; Aristóteles, quando escreveu “A Política”, fala sobre a organização do Estado e suas formas governamentais. CHIAVENATO,(2004,p.13). Segundo Maximiano, (2007), algumas contribuições, deixadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com