TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONSIDERAÇOES

Por:   •  26/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

Considerações finais

O estágio nos anos iniciais trouxe-me a oportunidade de presenciar o dia a dia da sala de aula, os problemas, as formas de soluções, a agitação de toda a turma e como a professora lida com tais situações. Houveram momentos em que eu me encontrei perdida, pois os alunos de fato desafiam o professor com perguntas que precisam de uma boa reflexão para serem respondidas, e isso não aprendemos de fato na faculdade. Pude observar o quanto os alunos necessitam do afeto com o professor, eles buscam atenção  principalmente aqueles que estão ingressando numa escola totalmente diferente de suas experiencias anteriores. As crianças que entram no primeiro ano sentem dificuldades em compreender as regras de convivio, como ficar sentado na carteira, a deixar o proximo falar e esperar a sua vez para argumentar, aos poucos com o convivio, atividades dinamicas, roda de conversa e explicações do professor os alunos vão entendendo que estão de fato participando de um grupo social, e que nele existem regras a serem seguidas e que estas mesmas garantem seus direitos. A relação dos professores com os alunos muitas das vezes é interrompida pelo tempo, nem sempre existe uma relação direta entre ambos, a solução para isto esta presente nos trabalhos em grupo na qual os proprios alunos interagem entre si e tentam resolver os problemas antes de consultar o professor, pude perceber que na maioria das vezes essas respostas elaboradas em grupo no sentido literal estavam erradas, mas que de certa forma faziam sentido como resposta.

O projeto soletrando foi uma experiencia muito prazerosa pois, as crianças de fato se envolveram com a proposta e estudaram em casa para estarem preparadas para o grande dia, o projeto cumpriu com os seus objetivos e deixou um gosto de quero mais aos seus alunos e professores. Participei de uma visita ao Parque Estadual do Juquery, onde percebi a atuação do professor em uma aula de campo, foi uma dinamica diferente e que acrescentou muito em minha formação. Agradeço a todos pela oportunidade de estar realizando este estágio, foi uma experiencia cheia de emoções e que de fato levarei para a minha vida. Todos os funcionarios da escola me acolheram de forma a me integrar como parte da equipe escolar, mesmo que temporariamente. Percebi muita alegria nos olhos das crianças em poder aprender algo novo a cada dia, apesar de alguns professores estarem um pouco desanimados com a falta de recursos e os constantes atos de vandalismos, encontram nessas crianças forças para continuarem em sua jornada, de aprendizagem e busca do conhecimento. As crianças precisam de nós professores, e nós precisamos delas para construirmos um mundo melhor para todos, elas são a nossa esperança que com muito trabalho e dedicação conseguiremos obter bons resultados em todos os aspectos, tecnologico, intelectual e emocional.

Observação em aula

Presenciei a realização final de um projeto interdisciplinar chamado “soletrando”, na qual consistia em um campeonato de soletração de palavras de acordo com a hipótese de escrita de cada criança. Elas foram divididas em quatro grandes  grupos e competiram entre duas salas, foi muito interessante a forma como todos se concentraram no projeto

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com