TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.834 Palavras (8 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 8

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A moderna gestão de pessoas está voltada para a visão de crescimento e desenvolvimento. Organizações que estão em crescimento continuam e desejam sobrevivência. Dentro de uma organização é essencial um profissional da área de Recursos Humanos, para que possam ser montadas táticas e estratégicas para um bom desempenho profissional. Após uma análise no Dossiê SUPERSOFT, pude perceber que a empresa vem sofrendo grandes problemas por conta da desmotivação profissional, os funcionários estão desmotivados e assim há uma queda no desenvolvimento prejudicando assim não só a si mas a empresa também.

Para que a empresa alcance o sucesso desejado foram aplicadas algumas técnicas para uma melhoria imediata, diante das circunstância uma funcionária pediu demissão e assim foram passadas a ela todas as informações necessárias referentes a recisão contratual e assim realizados os cálculos, devido a saída da funcionária Rosa foi necessário uma ação de recrutamento e seleção para o preenchimento da vaga. Alguns funcionários demonstraram dúvidas em relação a folha de pagamentos, então foi realizado um demosntrativo e assim passadas todas as informações a eles sanando todas as dúvidas. Referente a insatisfação salarial foi necessário a elaboração de uma politíca de recompensa para assim favorecer todos os funcionários, para que haja uma motivação maior e melhor desempenho profissional, e por último foi necessário um programa de relações com os empregados visto que havia uma falta de comunicação entre os funcionários e proprietários.

É importante que as organizações saibam da importância das pessoas e como administra-las, pois uma falta de comunicação do mesmo pode gerar prejuízos para a empresa devido a falta de motivação dos mesmo, por isso é necessário sempre está fazendo um levantamento, pesquisas sobre melhorias para que assim o resultado seja satisfatório para ambos.

DIAGNÓSTICO

Durante a análise foram observados os seguintes problemas:

Clima Organizacional: O clima orgarnizacional da empresa deixa muito a desejar pois os funcionários não interagem entre si e há uma certa dificuldade para o trabalho em equipe.

Infraestrtura Empresarial: A organização conta com uma copa mal estrturada para uso dificultando as refeições dos funcionários, também a falta de equipamentos adequados para alguns funcionários que assim dificultam um melhor desempenho dos mesmo.

Políticas de Remuneração: A organização não conta com uma politíca de remuneração, assim gerando insatisfação e falta de colaboração dos funcionários.

Adequadação Salarial: Existe uma falta de clareza nos desmonstrativos de pagamento por parte da empresa, gerando muitas dúvidas e insatisfações por parte dos funcionários.

PLANO DE AÇÃO

O clima organizacional influência no estado emocional dos colaboradores uma vez motivados melhor será os resultados alcançados.

"O termo clima organizacional refere-se especificamente às propriedades motivacionais do ambiente organizacional, ou seja, àqueles aspectos da organização que levam à provocação de diferentes espécies de motivação nos seus participantes. Assim, o clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes e elevação do moral. É desfavorável quando proporciona a frustração daquelas necessidades. Na verdade, o clima organizacional influencia o estado motivacional das pessoas e é por ele influenciado." (Chiavenato 2002, p.95)

O atual clima da Organização gera tensões, desinteresses, falta de comprometimento. Para melhores resultados foi sugerido que a empresa reserve uma porcentagem de 2% do faturamento mensal para a interação entre os funcionários com eventos mensais como: reuniões, churrascos, confraternizações, caminhadas ecológica entre outros, alguns desses eventos com participação das famílias.

Na Infraestrutura a empresa deverá ampliar a estrtura da copa adequando com eletrodomésticos necessários, colocando pias , mesas e cadeiras, permitindo que os funcionários possam ali fazer suas refeições e assim gastarem menos com alimentação. E quanto aos materiais de trabalho é necessário que seja comprado também equipamentos como computadores com as instalações de programas necessários para facilitar a vida dos colaboradores e também para que os serviços prestados sejam de qualidades.

Segundo (RIGAUD, 2009) “ As organizações esperam de seus colaboradores resultados constantes e por outro lado os colaboradores esperam das organizações crescimento profissional e financeiro de acordo com seus resultados.” Diante desse pensamento a empresa passará a trabalhar com o reconhecimento de seus colaboradores, proporcionando gratificações por destaque, cartas de reconhecimento, presentes em datas comemorativas como aniversário, páscoa e natal. Isso é importante pois desperta em seus colaboradores sentimentos de orgulho, reconhecimento profissional e pessoal. Fazer parcerias com empresas de educação para que assim sejam destinadas porcentagens em bolsas de estudos , de capacitação para seus colaboradores, investir no capital intelectual melhora a qualidade do serviço.

O colaborador responsável pela folha de pagamento deve estar disposto a ouvir e sanar todas as dúvidas dos demais, mostrando a eles o baçanço mensal referente aos seus salários e benefícios, manter impresso uma cópia do demonstrativo de pagamento detalhado e de fácil compreensão para os funcionário.

CONCLUSÃO

Diante do dossié apresentado pode-se concluir que a SUPERSOFT sofre com sérios problemas referentes a administração de pessoal , recomenda-se que a organização faça uso das sugestões apresentadas e siga todos os passos para o desenvolvimento do mesmo para que a empresa sobreviva. Pode -se perceber que a grande parte desses problema acontecem pela grande falta de comunicação que existe entre os funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com