TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ESCALAS E VARIÁVEIS.

Por:   •  27/5/2015  •  Monografia  •  2.504 Palavras (11 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CAPÍTULO 11

ESCALAS E VARIÁVEIS.

SANTOS / SP

2015

CAPÍTULO 11

ESCALAS E VARIÁVEIS.

Trabalho disciplinar da matéria GESTAO DAS INFORMACOES apresentado como exigência para a avaliação na disciplina do 6º e 7° semestres, do curso de Administração da Universidade Paulista.

SANTOS / SP

2015

Dedico este trabalho primeiramente ao administrador de nossas vidas, DEUS, pelo dom da vida e por tudo que nos têm proporcionado; aos nossos familiares e professores pela paciência, transparência e conhecimento compartilhado.

AGRADECIMENTOS

Ao Professor pela paciência por sua dedicação e aos envolvidos nesse projeto universitário cuja aplicação nos fez observar, conhecer e desenvolver potenciais que até então estavam desconhecidos, agradecemos a ele de alguma forma tive a paciência, bom humor e metodologia certa para que nós entendêssemos o que deveria ser abordado no trabalho.

“Somos o que fazemos repetidamente.

A excelência não é um ato, mas um hábito.”

Aristóteles

ÍNDICE

1. RESUMO 7

2. ESCALA LIKERT 8

3. ESCALA THURSTONE 9

4. DIFERENCIAL SEMÂNTICO 10

5. AVALIAÇÃO DE FREQUENCIA 11

6. ESCALA ORDINAL 11

7. ESCALA RANKING FORÇADO 13

8. ESCALA LINEAR 13

9. VARIÁVEIS 14

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

11. ANEXO 18

12. BIBLIOGRAFIA 20

1. RESUMO

Esta pesquisa visa a levantar os principais aspectos e conceitos relacionados as escalas de mensuração, em que é comum se averiguar as atitudes do comportamento do consumidor em relação a determinado tipo de serviço ou produto.Através dessas mensurações podemos fazer análises das atitudes e opiniões na forma mais objetiva possível.

Sendo assim para uma melhor definição pode se dizer que existem inúmeras formas de escalas e inúmeros instrumentos para melhor aplicação das mesmas, Onde basta ver qual se adequara melhor a sua pesquisa e problema proposto.

2. ESCALA LIKERT

É um tipo de escala de resposta psicométrica usada habitualmente em questionários. E é uma escala mais usada em pesquisas de opinião.Ou seja ao responderem a um questionário baseado nesta escala, os participantes especificam seu nível de concordância com uma afirmação.

É necessária uma distinção entre a Escala Likert e um item de Likert. A Escala de Likert é a soma das respostas dadas a cada item Likert. Um item Likert é apenas uma afirmação à qual o sujeito pesquisado responde através de um critério que pode ser objetivo ou subjetivo. Normalmente, o que se deseja medir é o nível de concordância ou não concordância à afirmação. Geralmente são usados cinco níveis de respostas, apesar de que alguns pesquisadores preferem usar sete ou mesmo nove níveis.

O formato típico de um item Likert é:

• Discordo totalmente (1)

• Discordo (2)

• Não concordo nem discordo (3)

• Concordo (4)

• Concordo totalmente (1)

Depois de completar o questionário, cada elemento pode ser analisado separadamente, em alguns casos, as respostas para cada item são somadas para obter uma pontuação total para um grupo de elementos.

Qual é a resposta da escala likert?

É um conjunto de itens apresentados de forma afirmativa, pois isso permite medir a reação do sujeito, sendo mais fácil identificar se o assunto/serviço está em acordo ou desacordo

• Vantagens: É viável construir e aplicar

• Desvantagens: Não revela exatamente quanto concordou e desacordo pode ter a mesma classificação com diferentes combinações de itens

3. ESCALA THURSTONE

A escala de Thurstone é um exemplo clássico de escala de intervalo que envolve procedimentos matemáticos sofisticados. Essa escala é relativamente cara e a sua definição final consome muito tempo. Porém uma vez definida, é fácil de ser administrada e de ser compreendida pelos respondentes. Para Chisnall (1973, p. 173) por causa destas complicações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com