TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FERRAMENTAS DE QUALIDADE

Por:   •  21/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 6

FERRAMENTAS DE QUALIDADE

São ferramentas que tem por finalidade analisar, agrupar, avaliar e encontrar soluções para os problemas que interferem na produtividade da empresa. O uso destas ferramentas permitem a otimização dos processos e auxilia na tomada de decisão. Elas foram sendo introduzidas nos processos de gestão a partir de 1950, sendo baseadas em conceitos já existentes.

CARACTERISTICAS DAS FERRAMENTAS:

Embora as ferramentas em si não sejam sinônimo de geração de melhoria, nem criam mudanças, elas servem como orientação, possibilitando uma visão de como se dão as mudanças durante as operações de processo. Cada qual apresentam formas diferentes de aplicação, mas todas tem o objetivo de gerar qualidade. Utilizam de diagrama, gráficos, métodos numéricos, atividades em grupos, roteiros de ação, normas de implantação e tantos outros. As ferramentas se apresentam na fase anterior de sua implantação, através de processos de escolha, regras de preferencia, como em seguida, através da analise dos resultados, avaliações de efeitos... Elas são de fácil uso, não exigindo muito conhecimento sobre elas; a operação de cada uma já foi construída de uma forma logica, sendo que cada passo já indica o seguinte, proporcionando uma logica nas operações; oferecem uma sequencia clara de ações, a medida que são implantadas as ferramentas, já se percebe qual será o próximo passo a ser tomado; sua representação é elaborada de forma que tenham um alcance visual de maneira a facilitar a compreensão; como possuem poucas etapas de implantação, o tempo para isso também é menor; por oferecer melhorias durante o processo de produção, proporciona um produto diferenciado e atrativo ao consumidor; e além de identificar os problemas, tem o foco na busca pela solução do problema.

O método do ciclo PDCA proporciona o rumo de operação das ferramentas. A etapa no Planejamento ( P-plan ), essa etapa consiste num minucioso planejamento da ação a ser inserida. Nas ferramentas são implantados como padrões a serem alcançados. Execução ( D-do ), para as ferramentas é uma execução restrita para as partes do processo, que possibilita acompanhar o que acontece com as ações executadas e os resultados obtidos. Controle (C-check), avalia-se os resultados obtidos em relação as ações. Ação ( A-act ), fase em que começam a ser percebidos as melhorias, também identificar o que ainda pode ser melhorado e aperfeiçoado, sendo o passo inicial para a melhoria continua, que é o que o PDCA busca.

7 FERRAMENTAS:

- Gráficos de Dispersão: ou diagrama de dispersão, verifica as relações de causa e efeito em algum caso na empresa, mas não garante essa relação, os gráficos demonstram o grau da relação entre um e outro evento, o que em uma atividade afeta a outra e vice versa, também é peça de auxílio para a identificação da causa de um problema.

- Diagrama de Controle: também conhecido como cartas de controle. É um tipo de gráfico, ou folha de verificação, que vem a representar informações de um processo/produto durante a etapa de produção, seja sua variabilidade, a identificação de causas diretas ao processo e aleatórias. A primeira relacionada com a operação do sistema, sendo conduzidas por uma ação gerencial, e o segundo é relativo a questões como falhas humanas,  matéria prima inadequada, conduzido pelos próprios operadores. Os dados coletados permitem um controle estatístico dos processos, bem como auxiliam na identificação de um possível problema durante ou qualquer outra etapa de produção.  Proporciona ao gestor a identificação e do tipo de variação de uma atividade em determinado período de tempo, apresentando uma coleta de dados que possam ser utilizados nas analises dessas variações. Esses gráficos são trabalhados em uma área especifica do processo de produção, verificam se o processo esta estável e sob controle, o processo esta sob controle quando, por exemplo, quando um produto apresenta as mesmas características de qualidade como o resto da linha de produção. 

- Folha de Verificação: otimiza o tempo do gestor, ferramenta em forma de planilhas ou tabelas que objetivam facilitar o processo de coleta de dados e a frequência com que os “eventos” ocorrem, o que  acaba permitindo uma analise em tempo real de alguma situação, e a melhor tomada de decisão. “ a folha de verificação pode ser analisada horizontalmente, o mais comum, e verticalmente, quando se deseja analisar o impacto do período de tempo considerado.” “otimizar, simplificar e otimizar a forma de registro das informações obtidas por um procedimento de coleta de dados.”

- Diagrama de Ishikawa:  criado em 1943 pelo engenheiro Kaoru Ishikawa, definido também como espinha de peixe, Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama 6M, permite o gestor localizar a origem de um determinado problema ou até uma chance de melhoria, em suas dimensões de causa e efeito, trazendo a vantagem de trabalhar mais focada mente nas causas do problema. De maneira geral, seu objetivo é a avaliação das operações decorrentes nos processos de produção.  Para sua elaboração são realizadas as etapas de abordagem do problema, em um grupo, e a analise do processo deste produto, como e onde ocorre, as áreas “envolvidas e escopo.” Do lado direito do diagrama é realizada a descrição do problema. Em seguida são agrupadas as possíveis causas do problema e são organizadas na devida categoria dentro do diagrama – os métodos  de  analise 5W e 1H ( por que, o que, onde, quando, quem e como) podem ser utilizados - , e por fim a analise do diagrama e realização de coleta de dados para a verificar com que frequência esse problema esta ocorrendo. Se for preciso, pode se montar um novo diagrama para uma analise mais minuciosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (141.8 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com