TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FUNÇÕES DA GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  21/5/2015  •  Monografia  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 FUNÇÕES DA GESTÃO FINANCERIA ..................................................................

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6

4 REFERÊNCIAS .......................................................................................................7



  1. INTRODUÇÃO

O assunto no qual vamos abordar nesse trabalho refere-se à gestão financeira de uma organização, fator esse preponderante para o desenvolvimento e sucesso da mesma. Tendo como base a realidade do mercado brasileiro, que no momento apresenta-se e um quadro de aquecimento no comércio em geral, as empresas estão preocupadas em suprir as necessidades tanto da própria empresa quanto dos clientes, e para isso o papel do gestor financeiro é decisivo para orientar de maneira correta os investimentos que serão necessários para garantir esse crescimento.


  1. FUNÇÕES DA GESTÃO FINANCEIRA

O momento atual do nosso mercado interno realmente encontra-se em constante crescimento, talvez um pouco diferente do que está acontecendo no resto do mundo, principalmente quando nos referimos a países da Europa, que passam por uma crise econômica ainda muito deliciada.

E justamente por causa desse aquecimento do MI, alavancados especialmente por setores como a construção civil, comércio varejista, e aumento da renda na classe “C”, e todos esses fatores estão motivando as empresas a investirem casa vez mais e melhor, indo à busca de profissionais com mão-de-obra qualificada, com conhecimentos gerais de mercado para que possam suportar a demanda de trabalho, um desses profissionais tão solicitados no mercado é o gestor financeiro, um cargo que requer muitos desses adjetivos, pois pelas mãos desse profissional deverão passar a maioria das decisões mais importantes de uma organização.

Como já abordamos anteriormente sobre a importância do gestor financeiro, agora vamos falar um pouco sobre as ferramentas disponíveis para o desenvolvimento deste trabalho. O gestor financeiro é munido de muitas informações e uma das principais vem do setor de contabilidade, algumas empresas possuem a contabilidade própria, mas a grande maioria terceiriza esse serviço, no qual tem a função de fornecer dados para uma melhor análise das finanças da empresa, a contabilidade e o setor financeiro de ema empresa devem andar bem alinhados para que toda tomada de decisão se torne um processo mais ágil e assertivo, alguns desses dados fornecidos pela contabilidade são relatórios como DRE (demonstrativo de resultado no exercício), Balanço Patrimonial e Fluxo de Caixa, todos os relatórios com a finalidade de posicionar sobre a realidade financeira da empresa.

Além de todas essas informações da contabilidade, o gestor financeiro ainda deve contar com a clareza dos números apresentados pelos vários setores da organização, todos esses dados juntos possibilitam uma análise mais crítica do dia a dia, fazendo com que as soluções de problemas pontuais da empresa sejam resolvidos com maior agilidade.

E não apenas só de números é a rotina de um gestor financeiro, os conhecimentos de mercado, assuntos como economia, habilidades como líder, comandar seu setor para que todas as funções como contas á pagar, contas á receber, lançamentos de entradas e saídas dos recursos, fazem parte dessa função.

Com um mercado altamente competitivo, o gestor financeiro tem papel decisivo na tomada de decisão de investimentos, financiamentos e dividendos da empresa, estar atento aos movimentos do mercado ajudam a gestão financeira a tomar o caminho certo. Em caso de opção por investimentos um olhar mais crítico referente ao retorno do mesmo, se o capital que será aplicado será o próprio ou de terceiros, verificar a vida útil e ou a lucratividade do negócio, fatores que podem levar tanto a prosperidade quanto ao fracasso, sabemos que a maioria das decisões tomadas quase nunca se tem a certeza do resultado, esse é o risco no qual os administradores estão sujeitos, mesmo trabalhando em prol do equilíbrio dos recursos da empresa. Mas existem também os investimentos no qual pode apontar para um resultado positivo com antecedência no qual é classificado como “custo de oportunidade”.          

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com