TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS GRANDES MULHERES QUE FIZERAM A DIFERENÇA

Por:   •  17/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 5

Ao Ler e discutir sobre a matéria estudada conhecemos a historia da entrada da mulher no mercado de trabalho, a situação atual e sua participação na sociedade.

Tendo em vista, a Primeira Guerra Mundial foi um marco, para o avanço da mulher em algumas funções que antes eram somente ocupadas por homens.

As transformações sociais ocorrida ao longo dos séculos, como a revolução Industrial na produção têxtil e a questão do dia internacional da mulher, marcada por mulheres terem sido queimadas vivas  em uma fabrica foram fatos determinantes para a libertação da mulher e sua inclusão no mercado de trabalho desde então.No Brasil a partir do século XIX, esse processo desencadeou muitas mudanças como a redefinição da mulher e seu papel na sociedade moderna.

Outra texto destaca  as profissões associadas entre os homens e mulheres, a mulher cada vez mais esta conquistando seu espaço no ambiente profissional,  mesmo que ainda em muitas funções a mulher tende a ganhar a mesma remuneração exercendo a mesma função do homem

Nos dias atuais as habilidades e as características da mulher vem sendo valorizadas pela sociedade, a mulher acaba ganhando um papel maior em segmentos sociais e profissionais, possibilitando cada vez mais o acesso á melhores cargos em suas profissões. A mulher ainda conciliam sua vida profissional com as tarefas domesticas.

Essa nova geração de mulheres independentes cada vez mais conquistam seu espaço como cargos de muita responsabilidade como cargos de gerencia, cargos políticos e muitos outros.

Mais do que uma luta pessoal, as mulheres com consciência do poder da classe também estão representadas junto às causas sociais, emitindo opiniões e reivindicando mudanças nos problemas das minorias, mesmo enfrentando algumas formas de discriminação da mulher: ‘’a direta, a indireta ou não assumida e a autodiscriminação’’.

Além do mais, os modelos de inclusão da mulher no mercado de trabalho perpassam por vários processos históricos na sociedade brasileira e mundial, contudo, a ética dos períodos históricos se traduz em normas, leis e desafios, que constituem compromissos a serem cumpridos por todos os cidadãos, aliada com todos os meios que levem a compreensão de que, estar no meio é percebe-se enquanto parte inerente deste, ou melhor, internalizar nos indivíduos os valores de éticos e morais, nesse sentido, podemos fazer uma grande análise dessas lutas e conquistas.

No artigo 461 da Consolidação das Leis Trabalhistas, estabelece a proibição sobre a remuneração e algumas áreas trabalhistas, ou seja, os valores salariais tem que ser igualitário. O papel dado à mulher pelos diferentes autores reflete menos conflitos de evidências do que de interpretação da mesma realidade. Os estudos de casos de populações pautadas na inclusão da mulher tem sugerido cautela nas associações, aos poucos as mulheres vão se incorporando na sociedade nas múltiplas áreas que antes eram ocupadas e exercidas pelos homens, mesmo que em baixas remunerações. Na parte II do texto também apontam várias transnacionais pelo mundo, nesse caso, é evidente as transições salariais, o mercado capitalista descreve milhares de vertentes sociais, políticas e econômicas.

Em relação aos fatos mencionados, é importante destacar que os procedimentos da inclusão da mulher no mercado de trabalho é um grande desafio para a atual sociedade, o tempo é o grande aliado ao processo prático, pois em termos de desenvolvimento social e político, as futuras gerações necessitam de sabedoria e conhecimento, para que as escolhas e decisões tomadas sejam responsáveis e para que não agravem o futuro da sociedade.

ANEXO - GRANDES MULHERES QUE FIZERAM A DIFERENÇA:

 

ANITA GARIBALDI (1821 – 04.08.1849)

"Heroína dos Dois Mundos" 
Título em função de ter lutado primeiro na América e morrer na Europa, por seus ideais.

PRINCESA DIANA (01.06.1961 – 30.08.1997)

A Princesa do Povo, Lady Di conquistou seu lugar 
em milhões de corações.

MARGARIDA MARIA ALVES (05.08.1933 – 12.08.1983)

Lutou pelos trabalhadores, como registro em carteira, 13.º salário, jornada de oito horas e férias.
“É melhor morrer na luta do que morrer de fome”.

MARIE CURIE (07.11.1867 - 04.07.1934)

Ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1903 por descobertas no campo da radioatividade e em 1911 o Prêmio Nobel de Química pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com