TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS OPERAÇÕES PRODUTIVAS

Por:   •  22/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.708 Palavras (7 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Gestão das Operações Produtivas

Autor: Fellipe Gonçalves Medeiros                      

Matricula: 02410007670

Professor: Gilberto

Brasília,

SUMÁRIO

1 _        

2        

3        

4        

5        

6        

7        

8        

9        

10        

11        

12        


INTRODUÇÃO


Decisões estratégicas e operacionais envolvidas na gestão de operações produtivas

Quando uma empresa escolhe tomar uma direção ao invés de outra, está articulando o que se chama de estratégia. A empresa toma decisões que a levam a determinado conjunto de ações, e as decisões seguintes mostram o comprometimento de continuar na direção escolhida.

Qualquer mudança no padrão de decisões denotará uma mudança na direção estratégica. Decisões estratégicas significam:

• Efeito abrangente na organização

• Definição da posição da organização em seu ambiente

• Aproximação da organização com seus objetivos de longo prazo

Estratégia pode ser entendida como um padrão global de decisões e ações que posicionam a organização em seu ambiente, tendo por objetivo fazê-la atingir seus objetivos de longo prazo.

Ao entendermos estratégia como tal definição – padrão global de decisões – torna-se claro entender como identificar a participação da função produção na estratégia definida. O conteúdo da estratégia de produção é, portanto, uma parte da estratégia geral da empresa, mas algumas abordagens geram perspectivas complementares:  A estratégia da produção é um reflexo “de cima para baixo” do que o grupo ou negócio todo deseja fazer;  A estratégia da produção é uma atividade “de baixo para cima”, quando as melhorias da produção acumuladas constroem a estratégia;  

A estratégia da produção deve traduzir os requisitos de mercado em decisões de produção;  

A estratégia da produção deve explorar as capacidades dos recursos de produção.

Estratégicas são tratadas as possíveis prioridades competitivas das organizações

Uma função produção saudável dá à empresa a força para suportar o ataque da concorrência e manter sempre a organização no processo de melhoria do seu desempenho.

A chave para o desenvolvimento de uma estratégia de produção que gere vantagens competitivas para a empresa está em compreender como criar ou agregar valor para os clientes. Especialmente o valor agregado através da prioridade ou das prioridades competitivas que são selecionadas para apoiar uma determinada estratégia,

Essas prioridades competitivas ou objetivos de desempenho da função produção, de acordo são os seguintes:

a) Qualidade: significa fazer certo, não cometer erros, fazer produtos que realmente são o que devem ser, ou seja, produtos de acordo com as especificações de projeto; b) Rapidez: Significa fazer rápido, fazer com que o intervalo de tempo entre o início do processo de manufatura e a entrega do produto ao cliente seja menor do que o da concorrência.

c) Credibilidade/confiabilidade: Significa fazer pontualmente, manter a promessa de prazos de entrega.

d) Flexibilidade: Significa mudar o que está sendo feito. A função produção deve ser capaz de variar e adaptar a operação, seja porque as necessidades dos clientes são alteradas, seja devido a mudanças no processo de produção.

O planejamento e o projeto dos produtos ou serviços

Aqui objetiva-se estruturar a estratégia de produção, que viabilizará as diretrizes gerais de operação do processo produtivo.

Ações propostas:

 (1) análise e perfeita compreensão da estratégia da organização;

(2) seleção das estratégias de negócio;

(3) determinação de competências de produção requeridas pelas estratégias de negócios; (4) estruturação das estratégias de produção;

(5) fixação dos níveis globais de eficiência do processo requeridos para o pleno alcance da estratégia da empresa;

(6) definição dos mecanismos de integração dos meios (eficiência como padrão de processo e eficácia como alcance de objetivos);

(7) fixação dos níveis globais de eficácia a partir da ação estratégica da organização e dos níveis de eficiência obtidos e

(8) estruturação do modelo gerencial do processo produtivo.

Os indicadores para avaliar os resultados obtidos são on-line (estratégia da empresa); in-line (operações e meios que integram a estratégia de produção); off-line (integração de recursos), e o modelo de gestão possui componentes operacionais (in-line), táticos (off-line) e estratégicos (on-line).

O planejamento da capacidade produtiva, da localização, os processos produtivos e o lay-out organizacional

Esta afirmação induz, de certa forma, à ideia de que um estudo para instalação de uma organização qualquer envolve um grau de complexidade considerável, uma vez que traduz em seu conteúdo uma ilustração de dificuldade enquanto possibilidade de se concluir que um determinado local é o perfeito para a localização da referida organização.

Na realidade, um estudo desta natureza, dependendo do tipo de empresa, das pretensões e de uma série de condicionantes e critérios, envolve inúmeras variáveis e características a serem contempladas e que, portanto, não podem ser ignoradas, sob pena de correr riscos de se chegar a conclusões desastrosas quanto à escolha do “melhor local”.

Quanto ao grau de dificuldade no estudo (flexibilidade), pode-se fazer um comparativo entre organizações produtoras de bens e serviço. No caso de bens, estes podem ser produzidos, armazenados e transportados até os clientes. Já os serviços são consumidos no ato, ou seja, produzidos e consumidos simultaneamente, portanto parecem ser mais sensíveis à localização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (134.4 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com