TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS POLÍTICAS SOCIAIS NO CONTEXTO BRASILEIRO A PARTIR DE 1930

Por:   •  18/4/2018  •  Monografia  •  2.751 Palavras (12 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

ANHANGUERA EDUCACIONAL FACULDADE DE NEGÓCIOS DE BELO HORIZONTE CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Dalila Ferreira Sena RA -311637820

Joycimara da Conceiçao RA-3080260029

Lucimar Mariano Lana da Silva RA -3052120372

Rosimeire V.Oliveira RA-3060105684

­

DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS; PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II; DIREITOS HUMANOS; ÉTICA PROFISSIONAL; FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III

Belo Horizonte-MG

novembro / 2017

Dalila Ferreira Sena RA -311637820

Joycimara da Conceiçao RA-3080260029

Lucimar Mariano Lana da Silva RA -3052120372

Rosimeire V.Oliveira RA-3060105684

DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS; PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II; DIREITOS HUMANOS; ÉTICA PROFISSIONAL; FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas: Fundamentos das Políticas Sociais; Psicologia e Serviço Social II; Direitos humanos, Ética e Serviço Social III.  

Professor Presencial:ANNE CRISTINE

Tutora EaD: MARILENA JORDÃO

Belo Horizonte-MG

novembro / 2017

                                             SUMÁRIO

1.      Introdução

2. AS POLÍTICAS SOCIAIS NO CONTEXTO BRASILEIRO A PARTIR DE 1930

3. CONFLITOS E PRECARIZAÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO

4. AS PRINCIPAIS CONQUISTAS SOCIAIS E O ATUAL CONTEXTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS (2015-2017)

5.   CONSIDERAÇÕES FINAIS

6.     REFERÊNCIAS 

         CONQUISTAS SOCIAIS OBTIDAS A PARTIR DA DÉCADA DE 1930 E O ATUAL CENÁRIO DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS

        

1. INTRODUÇÃO.

        O objetivo desse trabalho junto com as disciplinas norteadoras, psicologia social ll,fundamentos teóricos metodológicos lll, direitos humanos, fundamentos das políticas sociais, ética profissional , é fazer um resgate da história das políticas sociais , as suas iniciativas, o inicio da intervenção do Estado, nas questões sociais, com as idéias do liberalismo e neoliberalismo. Apresentar as suas características,  seu desenvolvimento, como foi organizado, mostrar as lutas dos profissionais sociais, conquistas, conflitos pela perda de direitos dos trabalhadores. Um cenário brasileiro contemporâneo onde surgem manifestações acompanhadas assim de violência. Mostra como as legislações tiveram um retrocesso, colocando em risco a perda de todos os direitos esses  já existente em nossa constituição, levando a insegurança da população com as mudanças trabalhistas e terceirização e contratos temporários. Mostrando o fortalecimento das ideologias neoliberais e a mudança da reforma da previdência através da PEC 55, assunto polêmico, sendo ele comparado com o golpe de 1964, tendo a questão social como caso de polícia, onde a população através de muitas lutas,  para alcançar a sonhada democracia.

        Espera-se nesse trabalho fazer uma comparação das políticas sociais de 1930 até 2015-2017, mostrando os conflitos, a precarização no mundo do trabalho e quais as conquistas que tivemos na política social no decorrer desses anos, mostrando a importância e contribuição do assistente social, como ele deve se posicionar diante das faltas de recursos oferecidos pelo governo e como trabalhar com praticando o nosso código de ética.

        

2 - AS POLÍTICAS SOCIAIS NO CONTEXTO BRASILEIRO A PARTIR DE 1930

.

        Devido à expansão do capitalismo, após a revolução industrial, surge nos países europeus o welfare state, visando a uma democracia. Uma transformação do Estado dentro de suas funções e legitimidade com resposta aos serviços socioeconômicos.

        Com a crise de 1929, conhecida como a grande depressão, ficou provado que a economia capitalista gerava as desigualdades sociais, provocando conflitos, ameaçando a estabilidade política. Foi um dos maiores desastres no capitalismo, tendo em vista o resultado a pauperização generalizada das massas, levando ao desemprego espantoso. A questão social , relacionado ao serviço social e políticas sociais, se vê necessário um debate para a resolução da problemática do Estado, se desenvolvendo funções educativas, políticas e sociais, para demandar então soluções.

        No Brasil desde 1930, houve um processo econômico, com a participação política e modernização social, vindos acompanhados de períodos de crises econômicas. Com o crescimento econômico e melhores condições de vida da população, juntamente com o setor público e serviços prestados, tornou-se importante saber como estudar as políticas sociais no Brasil, para que possa dar respostas aos trabalhadores, garantindo assim sua sobrevivência, pois foi um período marcado pela pauperização bastante vergonhoso. Foram realizados programas de proteção social, destinados aos trabalhadores, instaurando a universalização dos serviços sociais.

        Esse período foi marcado pelo liberalismo, sendo sustentado pelo trabalho como mercadoria, buscando o seu próprio interesse econômico, para o bem estar coletivo. Para os liberais o papel do Estado deve ser neutro e mínimo. Diante desses princípios defendidos pelos liberais a questão social, foi de repressivo e com várias mudanças pelos trabalhadores.

 Nessa época o Estado europeu reconheceu direitos como a vida, a liberdade individual e direitos de segurança e propriedade (pereira 2000a,Pg 108-9).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (298.9 Kb)   docx (43.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com