TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSOCIATIVISMO A SERVIÇO DA HUMANIDADE

Por:   •  24/9/2019  •  Artigo  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

ASSOCIATIVISMO A SERVIÇO DA HUMANIDADE.

O Associativismo existe no mundo desde a pré-história, quando os homens se reuniam com o objetivo comum de caçar. Evoluindo, na Grécia antiga havia os espaços associativos, com destaque para os ginásios, sempre associados a cultura física. Em Roma, vieram os “Collegia”, dando início às organizações profissionais. Na Idade Média surgiram às chamadas Irmandades, estas reuniam pessoas de um determinado ofício. Na Europa, do séc.XIX, estes modelos foram substituídos pelas associações profissionais de trabalhadores e de empregadores, dando origem aos sindicatos e associações patronais. No séc.XX com a chegada do tempo livre e do descanso, foram criados os clubes desportivos e as coletividades de cultura. Especialmente nos EUA e no Norte da Europa, foram surgindo vários tipos de associações em prol do bem comum, algumas se perpetuaram até os dias de hoje como o Rotary. 

Paul Harris, Advogado, nascido em 19/04/1868 em Racine, Wisconsin, EUA foi o idealizador do Rotary. Paul entendia que reunir profissionais de diferentes áreas, com objetivos comuns, iria encorajar a tolerância política e religiosa e também servir, levando a grandes realizações. Dentro deste ideal, no dia 23 de fevereiro de 1905, Paul Harris, reuniu os companheiros Gustavus Loehr, Silvester Schiele e Hiram E. Shorey e formaram o primeiro clube de Rotary do mundo. O Rotary está presente em 217 países, são mais de 34 mil clubes que reúnem 1,2 milhão de voluntários.

O Rotary é uma organização internacional de profissionais e pessoas de negócios, líderes em suas áreas de atuação, que prestam serviços humanitários, fomentam elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. “Dar de si antes de pensar em si” é o lema do Rotary.

Dentre vários projetos pelo mundo, o Rotary lançou a campanha “Pólio Plus” em 1985 e foi membro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio em 1988. Graças ao trabalho dos voluntários do Rotary, mais de 2,5 bilhões de crianças receberam a vacina oral contra a pólio. Desde 1985 até hoje, o número de casos da doença em todo o mundo caiu 99,9%. O vírus continua endêmico em apenas três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.

No Brasil, o Rotary chegou em 28/02/1923 com a fundação do Rotary Club do Rio de Janeiro. Em Santa Catarina, o primeiro foi o Rotary Club de Joinville em 03/12/1934 e em Florianópolis, foi criado em 17/09/1939 o Rotary Club de Florianópolis. O RC de Florianópolis completará 80 anos este ano e possui inúmeros projetos, como o Lacre é Cidadania, Olhar Cidadão, Surf Adaptado e o Programa do Vinho que arrecada valores para os projetos da Fundação Rotary.

A ideia de nos associarmos a pessoas vem da vontade de unirmos esforços em prol de ideais e soluções comuns. O que existe de comum entre todos é a iniciativa e a intenção de fazer o melhor. O progresso de um grupo é exemplo para outros e assim se multiplica o sucesso e o desenvolvimento. Em tempos de crise, o associativismo é ferramenta de trabalho que fortalece a cidadania e as boas práticas políticas, culturais, sociais e econômicas. Nos conectando podemos melhorar o mundo!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com