TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSÉDIO NO AMBIENTE CORPORATIVO

Por:   •  10/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

ATIVIDADE PROPOSTA - QUESTÕES

ASSÉDIO NO AMBIENTE CORPORATIVO

RESPONSABILIDADE SOCIAL

PROF. MAURÍCIO

SANTANA DE PARNAÍBA, 21 DE MARÇO DE 2016

INTRODUÇÃO

A exposição constante, perseguição e humilhação. Comportamentos que podem ser ostentados ou obductos dentro do ambiente de trabalho e que frequentemente são responsáveis por casos de demissões e até depressão.

Neste trabalho, visamos descrever os tipos de assédio, como corrorem, com qual objetivo e, principalmente, qual o perfil do assediador.

ASSÉDIO

Assédio

fig. insistência impertinente, perseguição, sugestão ou pretensão constantes em relação a alguém.

Convivemos com o risco eminente de sofrer ou presenciar situações envolvendo algum tipo de assédio durante toda a vida: seja em casa, durante a vida escolar, na sociedade ou no trabalho.

O Assério Moral, característico do ambiente de trabalho, é uma prática de violência, que consiste em expor, perseguir, ofender, inferiorizar, amedrontar ou importunar um indivíduo. Essas ações podem ser:

  • Diretas: através de acusações, insultos, gritos, humilhações, entre outros.
  • Indiretas: pela propagação de boatos, exclusão, recusa na comunicação, entre outros.

Esse tipo de párica é mais comum em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, ou seja, quando o um indivíduo possui maior autoridade que outro e utiliza isso a seu favor. Nessas relações, em geral há condutas negativas, antiéticas, abuso de poder e autoritarismo. Entretanto, podemos identificar ao menos três tipos de assédio no ambiente corporativo:

  • Assédio Descendente: ocorre “de cima para baixo” na escala hierarquica, ou seja, da chefia para os subordinados. É o tipo mais comum de assédio moral.
  • Assédio Decrescente: dá-se “de baixo para cima” na escala hierarquica. Menos comum, esta prática geralmente advém de um grupo de assediadores contra a chefia.
  • Assédio Paritário: ocorre de forma horizontal na escala hierarquica, ou seja, entre colegas do mesmo nível. Em geral, o objetivo do assediador é eliminar “concorrentes”.

É importante também diferenciar o assédio moral interpessoal (que visa atingir a vítima na esfera das relações com os demais colaboradores) do organizacional ( que busca atingir a vítima por meio de estratégias organizacionais de constrangimento.

Atualmente, não existe legislação federal específica no Brasil que regule o Assédio Moral, mas as ações podem ser julgadas através de condutas previstas no artigo 483 da CLT.

COMPORTAMENTO DO AGRESSOR

Para Jorge Luiz de Oliveira da Silva, autor de "Assédio Moral no Ambiente de Trabalho" (2006), o agressor é um indivíduo destituído de ética ou moral. Esse indivíduo age sem nenhuma nobreza de caráter, mas em geral projetando uma imagem bastante positiva de si mesmo para o restante da comunidade.

Segundo o site “Guia Trabalhista”, entre as estratégias do agressor para atingir seus objetivos estão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com