TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE COLABORATIVA Estratégia e Dinâmica Competitiva

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Estratégia e Dinâmica Competitiva

Atividade Colaborativa

NOME

Dayane Ribeiro Ferreira de Souza

RA

3730733770

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Estratégia e Dinâmica Competitiva

Atividade Colaborativa

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Estratégia e Dinâmica Competitiva, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (Maria Vilela George).

Anhanguera Educacional

2015

Passo 1: 

Figura

KLUYVER, Cornelis A. de. Estratégia: competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 – Figura 1.3 (O processo de formulação de estratégias, p.16).

[pic 2]

Após ler e ver o material proposto, você utilizará a Figura 1.3 (KLUYVER, p. 16) para formular estratégias de sua carreira profissional. Traduza as colocações do livro da seguinte maneira:

  • “Onde estamos?” (“Onde estou?”): Esta pergunta avalia a situação atual em que o negócio se encontra.
  • “Para onde vamos?” (“Para onde vou?”): Baseando-se na primeira pergunta exploram as alternativas estratégicas.
  • “Como chegaremos lá?” (“Como chegarei lá?”): Esta pergunta influenciará o foco para atingimento da meta.

Ainda, com a finalidade de melhorar minha capacidade crítica para analisar os meus propósitos e identificar os desafios que deverei encontrar no caminho da construção de meu futuro, participei e discuti tais aspectos com meus colegas de grupo no Fórum da Atividade Colaborativa.

PROPÓSITO DA CARREIRA PROFISSIONAL

  • Visão Pessoal

Como todo profissional, o objetivo é alcançar um bom cargo na minha área de atuação (administrativa / comercial). Se o meu crescimento profissional ocorrer conforme planejado, daqui dez anos, pretendo estar em um cargo de gerência, falando dois idiomas, fora o português (inglês e espanhol).

  • Missão Pessoal

O mercado atual é muito competitivo e área comercial tende a equilibrar as negociações entre compra e venda, contribuindo com o crescimento de lucros da empresa e sua expansão no mercado, através de uma boa representante/ gerente, destacando-se no segmento (independente do cargo, porém, tendo um bom reconhecimento).

  • Metas

No final desse ano devo concluir o curso de graduação, o que proporcionará novas oportunidades no mercado, seja na mesma ou em outra empresa.

E até o final do segundo ano, será um momento de adquirir novas habilidades em cima da oportunidade alcançada para visar o crescimento contínuo.

  • Objetivos

Dentre os objetivos que deverão ser alcançados para que eu possa cumprir minha missão e alcançar o que almejo, se destacam: aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, formação em MBA ou Pós-Graduação em Gestão de Negócios, curso intensivo de inglês

  • Estratégias

Para atingir as minhas metas/ objetivos profissionais, além de muita dedicação, será necessário investir constantemente em estudos para garantir qualificação contínua e utilizar a estratégia de comunicação. A análise de mercado também é importante que eu entenda qual será o momento certo para dar um passo a frete ou efetuar alguma mudança.

ANÁLISE AMBIENTAL

  • Econômica

O mercado atual sofre com as constantes oscilações da economia do nosso país e do mundo. Sabe-se que o Brasil está passando por uma fase difícil da sua economia, e que, consequentemente, não tem se desenvolvido como o mercado esperava.

Esses quesitos podem dificultar as oportunidades no mercado, pois, as empresas ficarão mais exigentes com relação aos seus funcionários devido aos altos custos de contratação. Além disso, as dificuldades pessoais para que eu atinja minhas metas, também aparecerão, pois será necessário investir em pós-graduação, MBA, entre outros, e isso necessitará de um planejamento econômico.

  • Sociocultural

Quando ao ambiente sociocultural, acredito que a tendência é que com o decorrer do tempo encontre-se cada vez menos problemas com este assunto, pois as diferenças devem ser respeitadas. A expansão do mercado deverá ocorrer de forma que haja oportunidade para todos, independente de seus costumes, cultura e raça, portanto, considero que este não será um “desafio” para atingimento da minha meta profissional.

  • Tecnológica

Nos dias de hoje a tecnologia tem ganhado muita importância e se tornado essencial no nosso dia-a-dia e para execução de atividades dentro de uma empresa. Portanto, é necessário sempre se manter atualizado, pois o mercado cobrará isso como consequência da necessidade que o ser humano criou em cima da utilização da tecnologia. Por exemplo, hoje, dificilmente terão oportunidades as pessoas que não tem habilidade com sistemas e computadores, pois já se tornou um requisito básico e não um diferencial. As ferramentas que encontramos em um sistema facilitam muito as tarefas, e vai ser importante que eu me mantenha sempre atualizada para acompanhar o mercado, visando meu crescimento profissional e meu objetivo. Dessa forma, não acredito que a tecnologia torne-se uma ameaça a minha meta, e sim, uma oportunidade.

  • Política

Em relação ao ambiente político, terá interferência pelos mesmos motivos mencionados na (análise do ambiente econômico), onde as alterações do mercado poderão vir a mudar as estratégias e oportunidades atuais.

ANÁLISE SETORIAL

  • Estrutura

A estrutura da minha carreira profissional se baseia, basicamente, em: aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e aproveitamento das oportunidades.

  • Evolução

A projeção é que os resultados aparecerão anualmente.

  • Concorrência

Atualmente, as pessoas buscam se aprimorar cada vez mais e o marcado torna-se cada dia mais competitivo, portanto, existirão concorrências e pessoas tão ou mais preparadas do que eu para assumir determinadas atividades, dessa forma, terei que aprender a lidar com as situações e procurar sempre se destacar, fazendo o trabalho da melhor forma possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (176.2 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com