TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE COMPLEMENTA DE ESTUDOS DE MICRO E MACROECONÔMICOS

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

FABIO JUNIOR GONÇALVES CALADO

RICARDO MAICON COSTA

ATIVIDADE COMPLEMENTA DE ESTUDOS DE MICRO E MACROECONÔMICOS

GUANAMBI - BA

MAIO – 2015


FABIO JUNIOR GONÇALVES CALADO

RICARDO MAICON COSTA

ATIVIDADE COMPLEMENTA DE ESTUDOS DE MICRO E MACROECONÔMICOS

Trabalho apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Estudos de Micro e Macroeconômicos, 5° semestre, do curso de Bacharelado em Administração, da UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS – Polo de Guanambi.

Professor: Fabio da Silva Machado

Tutor: Denilson Lima Santos.

GUANAMBI-BA

MAIO – 2015


QUESTÃO PROPOSTA

LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO.

TRAZ UM POUCO DA SÍNTESE DA CONJUNTURA ECONÔMICA BRASILEIRA NESTE INÍCIO DE ANO.

EM TEORIA ECONÔMICA, A COMBINAÇÃO DE INFLAÇÃO COM MANUTENÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA SE TRADUZ EM UM PROBLEMA MACROECONÔMICO DENOMINADO ESTAGFLAÇÃO. PESQUISE MAIS SOBRE ESTE TEMA E EXPLIQUE COMO O GOVERNO PODERIA COMBINAR SEUS INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA PARA REVERTER ESSE QUADRO.

Atualizado em 09/02/2015 12h07

  • Mercado prevê crescimento zero do PIB e inflação de 7,15% em 2015
  • Expectativa de crescimento deste ano passou de 0,03% para zero
  • Para inflação, estimativa de analistas avançou para 7,15% em 2015.

As estimativas do mercado financeiro para este ano continuam piorando. Segundo pesquisa conduzida pelo Banco Central na semana passada com mais de 100 economistas de instituições financeiras, o crescimento da economia deve ser zero em 2015; e a inflação deve atingir a marca de 7,15% – a maior em 11 anos.

A expectativa do mercado para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano, que estava em 7,01% na semana retrasada, subiu para 7,15% na última semana. Foi a sexta alta seguida na estimativa para a inflação de 2015. Se confirmada, a taxa de 7,15% será a maior desde 2004, quando ficou em 7,6%. Para 2016, a previsão do mercado ficou estável em 5,60%.

Fonte: http://g1.globo.com/economia/mercados/noticia/2015/02/mercado-preve-pib-zero-e-inflacao-de-715-em-2015.html


Resposta – Para tentar reverter esta situação as políticas econômicas tem que equilibrar quatro objetivos diferentes, o crescimento econômico, controle da inflação, equilíbrio externo e distribuição equitativa de Renda.

Para atingir resultados satisfatórios, o governo detém instrumentos de políticas macroeconômicas, tais como:

  • Política Fiscal - A política fiscal visa atingir a atividade econômica e assim alcançar dois objetivos inter-relacionados, a saber, estimular a produção, e combater, se for o caso, a elevada taxa de desemprego.
  • Política Monetária – tem como objetivo controlar a oferta de moeda na economia para determinar a taxa de juros de referência do mercado do país
  • Política de Rendas – Também conhecida como politica cambia, onde é responsável, pelos diversos agentes econômicos que compram e vendem moeda estrangeira, conforme suas necessidades.

Mesmo diante de todos os instrumentos usados de politicas macroeconômicas, o Brasil atravessa um momento muito delicado e fugindo do controle dos governantes e responsáveis, exigindo dos mesmo uma reformulação da politica econômica do Brasil. Se munindo de todas ferramentas para segurar a inflação, e tentar elevar o PIB, sabe-se que, mediante a crise atravessada pela PETROBRAS, que cujo é a maior potencia em arrecadação e estruturação do PIB, que por sua ves estar deixando de receber investimentos estrangeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (99.3 Kb)   docx (47.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com