TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade colaborativa de Desenvolvimento Economico

Por:   •  28/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 5

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

Lucia Helena Mattos Xavier

RA

8814324458

Atividade Colaborativa


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento econômico apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora (Carina Alfieri Silva).


[pic 5]

Introdução:

  O presente trabalho apresenta as diferenças e principais ações econômicas dos nossos antepassados, que marcaram o governo de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Regime Militar e Itamar Franco.

  Abordando cada características de modo de governar com suas ações e abordando também pontos e aspectos positivos e negativos de cada era.

Descrição das políticas econômicas e suas conseqüências:

  • Era Getulio Vargas

  O governo de Vargas passou a desempenhar um papel mais ativo.

  Assim surgiu perante ele três fórmulas de política e desenvolvimento.

  Fórmula Neoliberal que postulava que orçamentos governamentais deveriam ser equilibrados e controlados e capital estrangeiro bem recebido para ajudar países carentes de capitais.

  Fórmula desenvolvimentista-nacionalista agia em uma economia mista onde o capital estrangeiro só seria aceito sob cuidadosas regulamentação das autoridades Brasileiras, o estado cuidava pessoalmente de suas economias para assim não obter fraudes.

  Fórmula do nacionalismo radical também surgiu no governo de Vargas, uma reorganização radical da sociedade apoiada por outros setores não-comunistas. A inflação subia muito rapidamente, assim Vargas implantou o projeto da Petrobras no Brasil.

  Um traço marcante dessa fase do governo Vargas foi sua crescente animosidade contra as empresas estrangeiras, acusadas de remessas exorbitantes de lucros.

  • Era JK

  O mandato de Juscelino Kubitschek ficou conhecido como o mais expressivo crescimento da economia brasileira, para cumprir as promessas, foi elaborado o Plano de Metas, que tinha por objetivo aceleração do crescimento econômico. Assim o plano continuou JK aceitou que multinacionais e transnacionais entrassem no Brasil, ele também desenvolveu construções de importantes usinas hidrelétricas para a melhoria e industrialização ficar mais urbana, também procedeu à organização das Centrais Elétricas de Minas Gerais, a Cemig, que se expandiu como empresa modelo do setor hidrelétrico nacional. Na área da siderurgia, apoiou a implantação da Manesmann. Ele construiu 20 mil km de estradas e pavimentou mais 5 mil para atrair multinacionais para o país.

  Portanto seu governo ocorreu uma definição nacional-desenvolvimentista de política econômica, promoveu-se uma ampla atividade do Estado tanto no setor de infra-estrutura como no incentivo direto à industrialização

  • Regime Militar

  A ditadura restringiu o direito do voto, a participação popular e reprimiu com violência todos os movimentos de oposição.

Na economia, o governo teve que intervir com o projeto desenvolvimentista que acabou ajudando o povo frustrado pelo deslanche em que se encontravam, na economia o governo revogou a Lei de Remessa de Lucros e a Lei de Estabilidade no Emprego, proibiu as greves e impôs severo controle dos salários. Exílios, prisões, torturas e desaparecimentos de pessoas fizeram parte do cotidiano de violência repressiva imposta à sociedade.

  Na área econômica, o governo colheu os frutos do chamado Milagre econômico, que representou a fase áurea de desenvolvimento do país, obtido por meio da captação de enormes recursos e de financiamentos externos. Em curto e médio prazo, desenvolvimento beneficiou a economia, mas, no longo prazo, o país acumulou uma dívida externa cujo pagamento de juros bloqueou a capacidade de investimento do Estado.

  •  Itamar Franco

  O principal legado de Itamar Franco era o Plano real todavia ele vinha com intenção de controlar a inflação e estabilizar a economia, com este objetivo de enfrentar a inflação, principalmente através do controle cambial, e garantir condições para o investimento de capitais estrangeiros para recuperar a economia nacional.

  O real entrou em vigor, moeda vincula ao dólar.

   Suas principais consequências  foram: o controle da inflação; o aumento dos investimentos de capital estrangeiro, em razão dos altos juros praticados no país; e a maior abertura da economia às importações, estimulando a concorrência produtiva da indústria nacional com o mercado externo. Com está medida adotada por Itamar aprofundou a inserção do Brasil na globalização econômica e impulsionou as medidas neoliberais e as  privatizações de empresas estatais e diminuição da intervenção do Estado na economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (221.4 Kb)   docx (610.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com