TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR - GESTÃO PÚBLICA 2º PERIODO

Por:   •  2/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.027 Palavras (13 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        descrição da empresa pesquisada, contendo:        4

3        CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14



  1. INTRODUÇÃO

A atividade interdisciplinar irá abordar aspectos relacionados a todas às disciplinas integradas no 2º semestre, como, Gestão de Pessoas, Matemática Financeira, Planejamento Estratégico, Responsabilidade Social e Ambiental, Metodologia Científica e Seminário do Projeto Integrado II. Teremos como base uma (SGA) situação-problema: Ampliação da empresa do ramo alimentício – Qbarato, a mesma atua nos segmentos de supermercado, padaria, bares, restaurantes e lanchonetes, recentemente foi adquirida por um grupo econômico e está passado por um processo de reestruturação organizacional. Com isso ela contratou nossa empresa (Blindagem Patrimonial) que tem um grupo de especialistas com experiência no processo de aquisição e reestruturação de novas empresas.

A priori, nossa equipe irá fazer um bom planejamento para impulsiona a empresa na direção correta, auxiliando para que ela possa antecipar-se às ameaças e fazer um diagnóstico de oportunidade e melhorias. Iremos começar a planejar tudo que seja necessário e desnecessário para o sucesso do grupo Qbarato, iremos entregar um relatório com tudo que for preciso para iniciamos nosso trabalho dentro da empresa.


  1. DESENVOLVIMENTO

Diante da pesquisa feita pela nossa equipe (Blindagem Patrimonial), para conhecer o mercado Porto-Velhense, identificamos que Porto Velho é a capital do estado de Rondônia, onde a economia é baseada na mineração de cassiterita e ouro. Também são desenvolvidas atividades pesqueiras nos rios e comerciais na cidade. Na agricultura, os principais produtos da região são arroz, mandioca, milho e abacaxi. Hoje a cidade habita cerca de 520 habitantes (estimativa de julho de 2017 IBGE). Sem dúvida alguma, essa é uma grande oportunidade para empresa Qbarato, pois a cidade é muito rica em minerais e com grandes oportunidades de mercado.

 Iremos entrar no ramo de prestação de serviço, pois ainda há uma carência muito grande de um bom atendimento e produtos de qualidade. Com isso, conseguimos identificar que a empresa lucraria muito com um belo restaurante na zona norte da capital.

Segundo Drucker (1987, p. 47) “Quando a empresa traça objetivos e metas, e busca alcança-los, ela tem claramente definido do porque ela existe, o que e como faz, e onde quer chegar”.

  1.  DESCRIÇÃO DA EMPRESA PESQUISADA, CONTENDO:
  • Empresa: Empório Gourmet
  • Porto Velho – RO
  • Prestação de serviço (alimentação)
  • Números de Funcionários: 30

  1. Tarefa 1

Qualquer organização, não importa o seu tamanho ou as políticas de Recursos Humanos que apresente, tem a necessidade de contração de funcionários. Para Chiavenato (2014), recrutamento é o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. A empresa por sua vez, possui um setor de RH onde realiza os processos de gestão de pessoas, usando uma ferramenta inovadora ao processo de recrutamento que pode ser definido a partir de três frentes: interno, externo e misto. Com isso, a divulgação para preenchimento de vagas será realizadas por reuniões específicas, redes sociais e classificados em jornais e revistas. Afirma Chiavenato (2014) que todas essas fontes de recrutamento visam atrair os candidatos com as qualificações necessárias encontrando a pessoa certa para o lugar certo.

Na seleção pessoal, irá ocorrer à análise de currículos onde são selecionados aqueles que preenchem as necessidades da empresa, logo a seguir será realizado uma entrevista livre onde o entrevistado pode falar sobre sua formação profissional e acadêmica, podendo demonstrar seu modo de pensar e agir em determinadas situações. Será aderido o programa de integração para os funcionários que estão iniciado sua jornada na empresa, é um método feito em um único dia para que todos os colaboradores saibam os projetos nos quais a empresa está envolvida e dos quais ele, em maior ou menor grau, fará parte. No programa de integração da empresa são apresentados: a história da (Empório Gourmet), seus produtos e serviços, sua politica, missão, visão, benefícios oferecidos e o plano de carreira dos funcionários. Podendo conhecer seu ambiente físico e dar uma olhada em quem atua em cada departamento, esse serviço será atribuído ao setor de RH.

No que diz respeito à entrevista de desligamento, o setor de RH irá procurar realizar essa atividade com no mínimo duas semanas após a demissão do funcionário, com isso, será evitado que fatores emocionais venham influenciar na exposição das percepções do demitido. Durante esse processo é entregue um formulário, aonde ele irá preenchê-lo com seus dados pessoas e responder as perguntas referentes à empresa, em sequencia ele deverá expor um resumo com suas opiniões em forma de sugestões, indicação e argumentos com base no período em que esteve em atividade. É possível que cada um tenha uma opinião pessoal sobre as razões de ser realizar ou não a entrevista de desligamento, porém haverá uma reflexão sobre esse assunto. Segundo Milioni (2012), ele acredita que esse método é uma fonte de conhecimento, que traz para organização informações valiosas que se referem à percepção do ex-colaborador quanto a valores, práticas e culturas em suas nuances formais e informais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (220.8 Kb)   docx (170.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com