TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR PLANO DE AULA

Artigos Científicos: ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR PLANO DE AULA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  1.052 Visualizações

Página 1 de 2

Currículo

O currículo está relacionado com a complexidade de desafios e a uma construção cultural, histórica e socialmente determinada. Sendo assim, ao falar de concepções de currículo, devemos contextualizá-las nas teorias que foram construídas ao longo da história da educação. O currículo, nessa perspectiva, constitui um dispositivo em que se concentram as relações entre a sociedade e a escola, entre os saberes e as práticas socialmente construídos e os conhecimentos escolares.

Currículo Prescrito, explícito ou Formal é o currículo que existe em qualquer sistema educativo e é estabelecido pelos sistemas de ensino, ou seja, é um conjunto de decisões normativas que são produzidas nos gabinetes das secretarias federais, estaduais e municipais de educação, expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplina de estudo. Este é o que traz prescrita institucionalmente os conjuntos de Diretrizes com os Parâmetros Curriculares Nacionais.

É um currículo totalmente distanciado do currículo real, pois não respeita a diversidade, e não é construído pelos que fazem a escola cotidianamente.

O currículo prescrito atribui à escola o papel de transmitir uma cultura com base na lógica da reprodução, um currículo igual para todo o território e para todos os alunos, construída para que o professor o execute da forma como veio estruturado.

Para Philippe Perrenoud (1995, p.51), que estuda o tema o currículo formal e o currículo real não são da mesma natureza. Ele expõe que "(...) o currículo formal é uma imagem da cultura digna de ser transmitida, com o recorte, a codificação e a formalização correspondentes a esta intenção didática; o currículo real é um conjunto de experiências, de tarefas, de atividades que geram ou que se supõe que gerem aprendizagens". O currículo formal é encontrado nas leis, nos parâmetros e diretrizes curriculares.

PROPOSTA DE DEBATE ENTRE OS PROFESSORES

Como repensar o currículo na construção de novos conhecimentos?

Não se pensa o currículo como um plano de estudos de conhecimentos socialmente necessários para o aluno compreender-se no mundo atual e que possibilite a construção de novos conhecimentos. Adota-se um currículo prescritivo, fechado, o que afasta, ainda mais, a escola do cotidiano da comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com