TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.456 Palavras (10 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

CELIANA ALVES DA SILVA

        

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

        

[pic 4]

CACERES – MT

2014

CELIANA ALVES DA SILVA

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Administração de Empresas  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Marketing, Pesquisa de Mercado, Análise Contábil, Mercado de Capitais e Negociação

Professores: Prof. Marcos Roberto Marques

                                                                    Prof. Henry Nonaka

                                                                              Prof.ª Gisleine Fregoneze

                                                                           Prof.ª Karen Manganotti

CACERES-MT
2014

SUMÁRIO

  1. Introdução................................................................................................4
  2. Desenvolvimento.....................................................................................5
  3. Considerações Finais.............................................................................11
  4. Referências..............................................................................................12
  1. Introdução

Esta produção textual interdisciplinar individual busca contemplar as disciplinas de Marketing, Pesquisa de Mercado, Análise Contábil, Mercado de Capitais e Negociação.

Sendo que para tal fora solicitado discorrer-se sobre:  O que significa uma empresa estar “orientada para a produção”?; O que significa uma empresa estar “orientada para o produto”?; O que significa uma empresa estar “orientada para as vendas”?; O que significa uma empresa estar “orientada para o Marketing de Relacionamento”?.

Assim como conceituar e explicar os termos: segmentação, posicionamento, negociação. E ainda estabelecer quais são as características de um bom negociador.

Desta forma buscando atender o solicitado para tal atividade interdisciplinar, subsidiando em material didático estudado no curso em questão e ainda em referencial bibliográfico afim, passar-se-á  produção textual solicitada.

  1. Desenvolvimento

Inicialmente este trabalho de pesquisa está direcionado à área de Marketing. Segmento este que considera os seguintes princípios: produto, praça ou ponto de venda, preço e promoção. Ou seja, o produto constitui os processos de definição dos produtos e /ou serviços a serem oferecidos ao mercado; a promoção corresponde às atividades de comunicação, de divulgação do produto e/ou serviço para alavancar as vendas; a praça é o processo de definir e organizar os tipos de canais e o encadeamento de intermediários, por exemplo, para colocar o produto à disposição do consumidor; preço é um processo meticuloso de cálculos, o qual envolve aspectos ligados às finanças ou aos valores monetários despendidos e almejados como retorno pelas organizações.

As principais funções de um composto de Marketing, dentro do planejamento de uma empresa, são: Combinar as ferramentas entre si para melhorar o desempenho desta empresa; Perceber onde e quando cada ferramenta deve ser utilizada da maneira mais adequada. Compreender pontos fortes e fracos da organização. Identificar a importância de um Planejamento de Marketing na empresa.
                       Agora, falemos sobre a organização orientada ao produto, que tem como objetivo dominante, a preocupação com o produto. Tendo como ação principal fabricar produtos com qualidade e aperfeiçoamento, estando focada  em produtos com qualidade superior e de características inovadoras. Pois cada vez mais podemos perceber que os clientes exigem que os produtos estejam nestas condições.

Também nesta mesma linha de raciocínio temos as organizações orientadas para a produção, nos arremetendo estrategicamente em quatro determinantes básicos:

1. Objetivo Dominante: Aumento da produção e Preocupação com o produto;

2. Ação: Produzir e distribuir; Fabricar produtos com qualidade e aperfeiçoamento. 3. Foco: Centrado na produção; produtos de baixo custo; controle de custos e distribuição em massa. Centrado no produto; produto com qualidade superior; produtos com características inovadoras

4. Condições de mercado: Demanda maior que a oferta; clientes compram produtos disponíveis. Clientes compram produtos com qualidade superior, clientes compram produtos com desempenho superior e clientes querem produtos com características inovadoras.

Já nas organizações empresariais orientadas para a venda o objetivo dominante é vender muito, não acreditando que o consumidor, por sua conta, não irá comprar o bastante. Seus gerentes concentram os esforços em vender e promover agressivamente. Possuindo assim como meta, vender o que produzem, e não produzir o que o mercado quer comprar. A orientação para a venda predominou no mercado americano do segundo pós-guerra, quando as empresas atingiram certa equivalência nos seus desempenhos em cobrir o mercado, baixar os preços e inovar o produto. A competição passou a ser definida pelo talento da força de vendas em fazer os estoques girarem.

Pode-se observar acima preocupação com produtos, produção e vendas. No entanto sob meu ponto de vista nenhum destes segmentos conseguem ser bem sucedidos que não se levar em consideração o marketing de relacionamento, próximo ítem a ser discutido nesta pesquisa.

Pois nos dias de hoje o Marketing de Relacionamento, é uma ferramenta imprescindível para que a organização faça frente à concorrência e adquira vantagem competitiva. Pois o mesmo é importante, uma vez que a empresa precisa dos consumidores para sobreviver, e precisa que os mesmos estejam satisfeitos com os produtos e serviço oferecidos pela organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (158.8 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com