TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA-ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.162 Palavras (9 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 9

           

      [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

                                           ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA-ADMINISTRAÇÃO

  CURSO: ADMINITRAÇÃO

POLO FORTALEZA: BEZERRA DE MENEZES

DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS

TUTOR A DISTÂNCIA:

PROFESSOR PRESENCIAL: AECIO FEITOSA  FILHO

EQUIPE:

Telma Fernandes                RA 367637

Heloisa Maria                        RA 357678

Jucyara Mendes                RA 1299157531

Natalia Alves                         RA 1299289099

Ana Lucia G.Almeida            RA 355817

                                          ABRIL 2015

SUMÁRIO

OBJETIVO

Adotar um projeto  dentro da empresa estudada com base  nas melhores práticas, ferramentas atualizadas, estudar  o que a tecnologia pode acrescentar.

Hoje as empresas têm adotado projetos com diversas finalidades para assim garantir a obtenção de suas metas e sua sobrevivência no atual mercado  altamente competitivo e repleto de mudanças.

Um dos objetivos da nossa equipe  é exatamente executar um projeto que não fique só no papel, mas que venha agregar bons resultados , somar  para se obter grandes resultados dentro da empresa.

Para isso vamos procurar envolver o nosso grupo  para que todos interajam aliado aos  conteúdo que a Anhanguera disponibilizou,  como livros, slydes, e outras fontes de pesquisa.  

   

EMPRESA ESTUDADA

NOME – AÇO CEARENSE COMERCIAL LTDA

LOCALIZAÇÃO -  FORTALEZA – CEARA

TAMANHO – GRANDE PORTE

MIX DE PRODUTOS – VERGALHÕES, ARAMES, TELAS, TRELIÇAS, PERFIS, BOBINAS, TELHAS BOBININHAS,CHAPAS, LAMBRIL, TUBOS E TODA LINHA ESPECIAL EM INOX.

NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS – 540

MISSÃO – ATUAR NO MERCADO DE AÇO DE FORMA SUSTENTÁVEL COM ALTA PERFORMAN CE DOS PROCESSOS E ATENDIMENTO DIFERENCIADO, GERANDO VALOR PARA OS ACIONISTAS, COLABORADORES, CLIENTES FORNECEDORES E SOCIEDADE.

VISÃO – SER RECONHECIDA COMO A MELHOR EMRESA NA PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE AÇO NO BRASIL.

VALORES – DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

                     SEGURANÇA NO TRABALHO

                     SATISFAÇÃO DOS CLIENTES

                      COMPETITIVIDADE E RENTABILIDADE

                          EQUIPE TALENTOSA, COMPROMETIDA E REALIZADA

                      RESPEITO E TRANSPARÊNCIA

                      FÉ EM DEUS

HISTÓRICO DA EMPRESA

Aço Cearense Comercial, com sede em Fortaleza (CE), se destaca por comercializar uma ampla variedade de produtos para todos os estados do país. Com mais de 34 anos de experiência no mercado siderúrgico brasileiro e uma média de 16 mil clientes ativos em todo território nacional, a empresa pioneira do grupo tem como lema a “mania de vender barato”.  Por sua robustez na área comercial, o Grupo alcançou a marca de mais de 760 mil toneladas de produtos comercializados para clientes nacionais no último ano.

Dentro da política de bom relacionamento mantida nos negócios, a Aço Cearense Comercial tem como meta atender a todos os clientes em todas as suas necessidades, independente do volume ou da operação.  Tal objetivo elevou o Grupo Aço Cearense à liderança regional do setor, com um faturamento que superou a cifra de R$ 2 bilhões em 2012.  O resultado do atendimento a essas demandas foi a conquista,  pelo quinto ano consecutivo, do Prêmio Contribuintes, na categoria recolhimento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), concedido anualmente pelo Governo do Ceará aos 50 maiores contribuintes do referido imposto no Estado.  

ENTREVISTA DA EQUIPE

Atualmente a empresa está passando por grandes mudanças, pois foi implantado um novo sistema considerado um dos melhores do mundo,  o SAP, ou seja inovação total em todos os setores. Diante de tantas mudanças tivemos a curiosidade de saber se dentro da empresa  já existe a cultura da gestão de projetos e a resposta foi sim.

Decidimos então fazer uma entrevista no setor de comunicação e,  no decorrer da entrevista notamos muitos pontos que poderiam sim, ter uma melhoria, e obtivemos resposta positiva quando falamos do projeto para a área.

 

DEFINIÇÃO DE GESTÃO DE PROJETOS

Entendendo que gestão é o ato de gerir, gerenciar e administrar pode-se perceber a gestão de projetos como uma administração especifica. Essa especialidade não é diferente de outras, a saber, gestão de pessoas; gestão ambiental; gestão financeira e etc. Porém é importante lembrar que a gestão de projeto tem o seu tempo de execução definido e que contrariamente difere de outras operações e ou gestão permanentes da empresa. Ela exige ações muito especificas, mesmo porque segue algumas rotinas comuns, para o gerenciamento, manutenção, controle de integração, tempo de inicio e fim, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos e aquisições.

Portanto, observa-se que para a gestão de projetos são exigidas diversas disciplinas de gerenciamento bem como a escolha do padrão ideal para gerenciar o projeto pretendido. Cada projeto apresenta um conjunto de desafios para os quais são necessários procedimentos formais de gerenciamento. Com isso entende-se que o gestor de projetos necessite dominar os ambientes da organização, bem como estar atualizado com o campo de atuação do projeto e ter qualificações em gestão de projetos gestão de negócios, técnicas.

O que chamamos de gestão de projetos é ato de utilizar técnicas para organizações ações visando alcançar um fim especifico, seja ele qual for.    

RAZÕES E OPORTUNIDADES

Conforme já mencionado, a busca do crescimento associado à capacidade de melhor gerir informações dentro da empresa , em detrimento do aumento do volume dos negócios, complexidade e demanda de integração motivam a implantação deste projeto, devido à constante elevação das ações fiscalizadoras, aumento da concorrência e , presença de concorrência irregular no mercado.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (227.2 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com