TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Por:   •  7/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.605 Palavras (11 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

GUARULHOS

2016


FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS

Thiago Armelin                         R.A.: 6829468886

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

ATPS Apresentada para obtenção de nota no primeiro bimestre do 7º semestre da turma A, da disciplina de Competências Profissionais, do curso de Administração, na  da Faculdada Anhanguera de Guarulhos S/A, sob orientação Prof. Ms. Cordeiro. 

        

GUARULHOS

2016


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                                                                                  04

ETAPA 1: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO. PROCESSOS ADMINISTRATIVO          05

ETAPA 2: ÈTICA PROFISSIONAL                                                          08

CONCLUSÃO FINAL                                                                          12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS                                                          13

INTRODUÇÃO

Atividade Prática Supervisionada, voltada para a área de administração, competências profissionais, é um importante instrumento de aprendizado, pois podemos colocar em prática tudo aquilo que foi ensinado em sala de aula.

O objetivo desta atividade é desenvolver as competências e habilidades. Para tanto, foram feitas pesquisas ao significado da palavra “administração” e suas variáveis. Com base nesse ensinamento e nas leituras complementares, foram descritas quais as habilidades e competências são necessárias para o administrador moderno.

A gestão por competências representa uma importante estratégia, que tem sido incorporada em diversas organizações, em um ambiente competitivo marcado por uma crescente complexidade. O presente artigo aborda um conjunto de competências consideradas importantes para a formação profissional dos administradores, procurando verificar se o desenvolvimento de tais competências tem sido efetivamente estimulado nas organizações de trabalho.


ETAPA 1: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO. PROCESSOS ADMINISTRATIVO

O Significado da palavra “Administração” e suas variáveis no decorrer da história.

Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os processos com eficácia e eficiência, assim como pessoas ou recursos, tendo sua influencia o devolver com melhor desempenho as metas definidas, englobando as áreas pessoais, financeiras ou empresariais.  É uma palavra com origem no latim “administratione”, que tem como significado “direção, gerência”. A Administração é aplicada nas organizações de diversos segmentos e portes, desde as privadas, mistas até as públicas. A Administração se revela como uma das áreas de conhecimentos mais complexos e repletos de desafios, se tornando atributo indispensável para se alcançar o sucesso da organização.

O conceito de administração teve origem, a cerca de 3.000 A.C. quando surgiram os primeiros dirigentes e funcionários administrativos profissionais. A respeito da história das organizações e sua administração, ao passar dos anos alguns conceitos foram se adaptando a necessidade e características de cada época. A partir do século XXI as mudanças eram visíveis em todos os ambientes da Administração, surgindo assim novas técnicas e conceitos, começando a ganhar espaço de forma considerável. Já nos tempos modernos (dias atuais), os países são caraterizados como uma sociedade de organizações, tendo como maior parte as obrigações sociais, administradas por seus dirigentes, tendo como objetivo principal uma administração mais eficiente e eficaz.

A Administração envolve planejamento, seja ele a curto, médio ou longo prazo, onde se projeta os objetivos e metas a serem alcançados, que auxiliarão nos controles dos recursos e direção dos mesmos. “Na realidade não existem países desenvolvidos ou subdesenvolvidos, mas países bem ou mal administrados.”  (Peter Drucker)

Quais as habilidades e competências necessárias para o administrador moderno?

        Na Administração, existem três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo: Técnicas, humanas e conceituais.

  • Habilidade técnica: Utilizam conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para realização de  tarefas específicas, através de sua instrução, experiência e educação.  

  • Habilidade conceitual: Interpretação dos desafios da organização como um todo e o ajustamento do comportamento do colaborador dentro da mesma.

  • Habilidade humana: Habilidade de suma importância para o Administrador. Baseada na capacidade e no equilíbrio em trabalhar com pessoas, compreender atitudes, anseios e motivações e aplicar uma liderança eficaz, incentivando a criatividade do colaborador. As organizações são formadas por pessoas e saber trabalhar com elas é fundamental para o sucesso do profissional.

Principais Teorias

Administração Cientifica (Taylor -1903)

Foco: Racionalização do Trabalho no nível operacional.

Criticas: Não considerar o lado social e humano do trabalhador. O seu desempenho é analisado apenas pelas tarefas executadas na linha de produção.

Teoria Clássica (Fayol-1916)

Foco: Na estrutura Organizacional pela visão do Homem econômico e pela busca da máxima eficiência.

Criticas: Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.

Teoria Neo Clássica (1954)

Foco: Pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis, muito embora não se tenha descurado dos conceitos teóricos da Administração.

Teoria das Relações Humanas (1932)

Foco: Desligando totalmente a preocupação anteriormente voltada para as tarefas e para a estrutura, para virá-la para a preocupação  com as pessoas.

Criticas: Uma visão inadequada dos  problemas  de  relações  industriais,  limitação  no  campo   experimental   e parcialidade nas conclusões levaram gradualmente a teoria a um certo descrédito. A concepção ingénua e romântica do operário e a ênfase exagerada nos grupos informais colaboraram rapidamente para que esta teoria fosse repensada

Teoria da Burocracia (Weber -1909)

Foco: Racionalidade - adequação dos meios para alcance dos objetivos.

Criticas: Em  face  da  exigência  de   controle  que  norteia   toda  a atividade  organizacional  é  que  surgem  as conseqüências imprevistas da burocracia.

Teoria Estruturalista (1947)

Foco: Inaugura  os  estudos  acerca  dos  ambientes  dentro  do conceito  de  que  a organização é um sistema aberto e em  constante interação com o seu meio ambiente.

Teoria do Comportamento Organizacional (1957)

Foco: Estilos de Administração; Teoria das decisões, Integração dos objetivos organizacionais e individuais.

Teoria do Desenvolvimento Organizacional (1962)

Foco:  Mudança organizacional planejada; abordagem de sistema aberto

Criticas:  O poder da administração frustra e aliena e empregado.  a divisão do trabalho e fragmentação de funções impedem o compromisso emocional do empregado,

Teoria da Contingencia (1972)

Foco: Análise ambiental (imperativo ambiental); Abordagem de sistema aberto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (342.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com