TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DISCIPLINA COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.891 Palavras (20 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

UNIVERSIDADE UNIDERP ANHANGUERA

UNIDADE ANTÔNIO CARLOS

ADMINISTRAÇÃO

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DISCIPLINA COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

PROFESSOR LUIZ GUSTAVO FERNANDES

PROFESSOR PRESENCIAL ERÔNIDES JÚNIOR

PROFESSOR TUTOR EAD. RAQUEL MARIO

BELO HORIZONTE

ABRIL/2015


UNIVERSIDADE UNIDERP ANHANGUERA

7º SEMESTRE

ADRIANA MÁRCIA

ÂNGELA MARIA SILVA

ELIZÂNGELA DOS REIS

JULIANA BARBOSA

MAURÍCIO GOMES

 

Trabalho apresentado ao curso de Administração, da disciplina de Competências Profissionais, orientado pela Profª. Raquel Mario.

 BELO HORIZONTE

ABRIL/2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                04

1 A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO                05

  1.1 A Administração e suas variáveis                05

  1.2 Principais Teorias Administrativas                 06

  1.3 Conceitos adotados pelo grupo para construção da teoria trabalhada                07

  1.4 Teoria Administrativa utilizada                07

2 ÉTICA ORGANIZACIONAL                08

  2.1 A diferença entre ética e moral                 08

  2.1.1 A Ética voltada para a qualidade e valorização dos clientes internos e externos.                08

  2.2 Brainstorming                09

  2.3 Plano de ação- motivação                10

3 A ESTRATÉGIA NA GESTÃO CORPORATIVA                11

  3.1 Conflitos de gerações                11

  3.2 Plano de ação (aprendizado contínuo)                12

4 IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES GERENCIAIS                13

  4.1  Impactos da Tecnologia na sociedade, nos indivíduos e nas empresas.                13

  4.2  Estratégias para implantar inovação e tecnologia                14

CONSIDERAÇÕES FINAIS                16

REFERÊNCIAS                17

ANEXOS                18

INTRODUÇÃO

Atualmente, as organizações buscam aperfeiçoar a gestão quanto às suas variadas áreas de atuação, sejam elas de produção, novos recursos tecnológicos, recursos humanos, ferramentas de gestão, gestão de projetos, comunicação com clientes internos e externos, etc.

 Neste trabalho, abordaremos as competências profissionais que o gestor contemporâneo deve desenvolver dentro da organização e nos processos diários, e também a boa relação que o mesmo deve apresentar perante sua equipe independentemente da sua área de atuação, para conquistar os colaboradores e trazer a equipe para si, fazendo com que os objetivos primordiais sejam alcançados. É interessante analisarmos que este estudo consiste primeiramente na área de Gestão de Pessoas, hoje um grande desafio, devido ao aumento da tecnologia. Vale ressaltar que nas mais diversas situações o líder tem que estar apto a lidar com todas elas, principalmente na tomada de decisões e resolução dos problemas encontrados na rotina diária da organização.

O tema Competências Profissionais é muito importante e pertinente nos dias atuais, por que está ligado diretamente com a busca e a conquista de resultados para a equipe como um todo. Por outro lado, o campo de Sistemas de Informação vem evoluindo e crescendo continuamente nas empresas em razão do avanço das tecnologias, do impacto econômico e das mudanças que estas produzem nas organizações e na sociedade. Juntamente com esse crescimento, podemos observar o empenho da grande maioria das organizações em se adaptar às novidades, para não perder para a concorrência e nem serem atropeladas pelas novas tecnologias que. Mostramos como uma organização age para se adaptar a este novo cenário, como decide, cria, implanta e lida com as mudanças causadas por um novo sistema de informação.
             Outro ponto abordado e que não se pode deixar de lado, é o fator humano, pessoas e suas reações, as mais diversas possíveis. Quando o assunto é mudança, a primeira reação das pessoas é resistir, pois é da natureza humana ir contra algo novo, desconhecido, mas quando se trata de inovação em uma organização não se pode deixar que esse tipo de problema atrapalhe o desempenho da mesma.

    1. A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO

    1.1. A Administração e suas variáveis

A história da Administração surgiu há muitos séculos, mais exatamente no ano 5.000 A.C, na Suméria, quando os habitantes mais antigos procuravam meios mais práticos para solucionar seus problemas, aparecendo assim a arte e o exercício de administrar.

A TGA trata do estudo da administração das organizações em geral e das empresas. É um conjunto inserido de teorias administrativas em crescente expansão e gradativamente amplo. Cada teoria surgiu como resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época, mas todas são ainda aplicáveis nos dias atuais, e o administrador precisa conhecê-las bem para ter à sua disposição uma série de alternativas adequadas para a situação. É composta das variáveis básicas que são fases, onde o comportamento delas é sistêmico e complexo: cada um influi e é influenciado pelos outros. O comportamento de seu conjunto é diferente da soma dos comportamentos de cada componente separado. A adequação e integração dessas variáveis constituem o desafio e realça e enfatiza um da Administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (225.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com