TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

Por:   •  22/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.649 Palavras (23 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1][pic 2][pic 3]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 8º SEMESTRE

Adair Albuquerque Siqueira        RA 400913

Deize Martins                        RA 396968

Jullieny Maran de Andrade        RA 329469

Paulina de Goes Silva                RA 176985

Rosani Ap. Mendes Ribeiro                RA 394071

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

Atividade Prática Supervisionada em grupo apresentado como requisito parcial para aprovação da disciplina de ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA referente ao º semestre, do curso de Administração da Universidade Anhanguera – Uniderp Centro de Educação a Distância.

                                                           Orientador: Diego da Silva Bertho.

                                                Tutor a distancia: Prof. Me. Luiz Manuel

Campo Grande – MS

Setembro-2015


ÍNDICE

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

INTRODUÇÃO        3.

 ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS MATERIAIS PATRIMONIAIS.......................................................................................................................4.A ARMAZENAGEM DENTRO DA LOGÍSTICA............................................................5 E 6.

A EFICIENCIA DA ARMAZENAGEN E DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS................................................................................................................6, 7 E 8.

PRINCIPAIS PONTOS DA SUPPLY................................................................................... 17.

CONSIDERAÇÕES  FINAIS....................................................;............................................19.

BIBLIOGRAFIA.....................................................................................................................20.

Introdução.

Com o desenvolvimento deste trabalho serão elaboradas listas de verificação e uma apresentação das habilidades requeridas do Administrador nas Micro e Pequenas Empresas.
Serão apontadas as principais informações a serem trabalhadas na possibilidade de exercer uma ótima administração, englobando desde os conceitos iniciais, passando pela administração financeira, gestão de custos e desenvolvimento de novos produtos.

Ao concluirmos este trabalho estaremos preparados para discernirmos ao que tange os assuntos e objetos de pesquisas, vivenciaremos na teoria o que iremos aplicar na prática da gestão no exercício da formação acadêmica de Administrador. Os alunos atuarão como consultores de logística no gerenciamento do fluxo de materiais, desenvolvendo uma análise diagnóstica da cadeia de logística de administração de materiais, comparando a prática com a teoria estudada nesta disciplina. A relevância deste desafio é enfatizar as estratégias utilizadas pelas empresas para um melhor planejamento logístico, o que é de suma importância para que os alunos conheçam o que está sendo utilizado pelas organizações e, por meio da comparação entre teoria e prática, desenvolvam habilidades para planejar suas próprias estratégias de administração de materiais e logística. Objetivo é elaborararmos uma Análise da Cadeia de Logística de Administração de Materiais e propor sugestões de melhoria.

Administração dos Recursos Materiais e Patrimoniais.

Administrar Recursos: tem como objetivo a minimização de desperdícios. A administração de material é uma atividade que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material de uma organização.

A administração do material corresponde no planejamento, organização, direção, coordenação e controle de toda as tarefas necessárias à definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma empresa, seja  industrial, comercial ou de serviços. Abrangem todas as áreas de uma organização, sendo de início a identificação do fornecedor, em sequência a compra do bem, recebimento do material adquirido, sua conservação e manutenção, depois de passado todas essas etapas, segue para distribuição do consumidor final. Os materiais podem ser classificados conforme a necessidade e cultura de cada empresa. Assim existem classificações segundo diversos critérios. Quanto à utilização podem se classificar em: equipamentos, material de consumo, matérias primas e insumos.

Toda empresa precisa ter a sua disposição 5 tipos de recursos: matérias, patrimoniais, financeiro, humano e tecnológico.

O que é Recursos: É tudo que vai gerar lucro financeiro, tendo um sentido econômico dentro dos fatores de produção, sendo eles, capital, terra e trabalho.

O Capital: É um recurso utilizado para aquisição de outros produtos na intenção de fazer a liquidez dos mesmos.

A Tecnologia: É uma ferramenta importante na gestão administrativa moderna, e também uma grande vantagem econômica gerando um maior lucro.

Bens: sinônimo de recursos, em sua maioria utilizada como moeda de troca como venda ou aquisição de produtos, gerando possibilidades de aumento de estoque. Existem os bens tangíveis (Palpável) e os intangíveis (imaterial).

Patrimônio: Conjuntos de bens, valores, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica.

RECURSOS TECNOLÓGICOS

Devem ter planejamento, serem desenvolvidos ou adquiridos, controlados, ter ações. Que é o significado de PDCA.

Assim como a filosofia de Kaizen, uma das finalidades do ciclo PDCA é a celeridade e o aperfeiçoamento dos processos de uma empresa, identificando as causas dos seus problemas e implantando soluções para os mesmo.Assim que é atingido o objetivo o ciclo é finalizado.

TECNOLOGIA DO PRODUTO:

É inevitável que a tecnologia tem o papel muito importante dentro das organizações. Seja uma mudança de paradigma ou não, o fato é que muitos processos decisórios e estratégicos são apoiados por tecnologias diversas. Sendo necessário somente quando for para o aprimoramento do material que será viável a utilização da tecnologia administrativa. Tempo, dinheiro e mão-de-obra são também fatores importantes para que haja inovação tecnológica.

É uma grande vantagem competitiva na comercialização de seus produtos ter uma tecnologia inovadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)   pdf (257.6 Kb)   docx (770.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com