TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE SOBRE TEORIA CLÁSSICA – FAYOL

Por:   •  10/10/2020  •  Resenha  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  1.175 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE SOBRE TEORIA CLÁSSICA – FAYOL

Com base no texto e na interação durante a aula, faça a análise dos “Cases” baixo:

1) Caso Introdutório

A CASTOR INDUSTRIA E COMÉRCIO

A nova diretora presidente da Castor Comércio e Indústria, Isabella Menezes, pretende revitalizar a empresa fundada há 50 anos por seu pai, um empreendedor bem-sucedido. A Castor se dedica à produção e comercialização de cimento. O desejo de Isabella é tornar a empresa mais competitiva em um mercado caracterizado pela mesmice e conservantismo. A Castor como todas as empresas concorrentes – é uma empresa tipicamente tradicional que pouco mudou nas últimas décadas. É uma empresa típica da Era Industrial.

Uma pergunta paira na cabeça de Isabella: Quais são as opções para o futuro da Castor?

Resposta: Isabela deve primeiro entender a empresa, aonde precisa melhorar o que e como melhorar, ou seja, planejar. Logo depois, se preparar para atuar em cima dos pontos planejados, no caso organizar. Em seguida iniciar a reestruturação da empresa etapa que se chama de liderar e executar. E em seguida controlar tudo aquilo que foi implantado.

Dicas: ENFOQUE PRESCRITIVO E NORMATIVO

A Teoria Clássica caracterizava-se por seu prescritivo e administrativo: prescreve os elementos da administração (funções do administrador) e os princípios gerais que o administrador deve adotar em sua atividade. Esse enforque prescritivo e normativo sobre o administrador deve proceder no trabalho o filão da Teoria Administrativa. É a velha receita de bolo.

2) voltando ao Caso Introdutório

Isabella Menezes sabe que a área industrial predomina na empresa: a produção determina todos os objetivos principais da empresa. O Diretor Industrial toma as principais decisões, e todas as demais áreas –marketing, administração geral, recursos humanos, finanças – seguem atrás. Em resumo, o volume de produção determina as necessidades de vendas e os custos de produção determinam o preço no mercado.

Como você poderia ajudar Isabella?

Resposta: Isabela deveria estruturar melhor as funções da empresa, e mudar a tomada de decisões da empresa. Estruturar o setor administrativo de maneira que a equipe industrial siga o planejamento elaborado pela equipe administrativa, tendo em vista as ações de marketing , demanda de vendas e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com