TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Administrativa De Fayol

Exames: A Teoria Administrativa De Fayol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 5

ORIGENS DA TEORIA CLÁSSICA

A abordagem clássica da administração se desenvolveu a partir de trabalhos pioneiros estabelecidos basicamente de 1856 em diante. As origens remontam as consequências da Revolução industrial, que se iniciou na Inglaterra e se expandiu rapidamente pelo mundo todo. Dois fatores que podem ter estimulado a abordagem clássica da administração:

Crescimento desorganizado das empresas, com sua complexidade administrativa, exigindo uma abordagem mais científica para substituir a improvisação e o empirismo então dominantes Com grandes empresas de dimensões mais amplas surgem às condições iniciais de planejamento, assim reduzindo a improvisação;

A necessidade de aumentar a competência das organizações, no sentido de se obter o melhor rendimento possível de seus recursos para enfrentar a competição que aumentava entre as empresas (Silva, 2008).

A NECESSIDADE DA TEORIA ADMINISTRATIVA

Conforme, nos estudos iniciais de Fayol, podia-se notar a importância da habilidade administrativa para o desempenho organizacional.

Fayol definiu teoria como “uma coleção de princípios, regras, métodos e procedimentos testados e verificados por experiência geral”. Da sua vasta experiência, ele percebeu que um grupo de administradores teorizava, mas, na prática, existiam muitas contradições e pouca reflexão sistemática

Fayol assegurava que “qualquer organização necessitava de administração, fosse do tipo de comércio, indústria, política, religião, militar ou filantrópica; em qualquer condição existe uma função administrativa a ser desempenhada”.

A TEORIA ADMINISTRATIVA DE FAYOL

“Perscrutador atento e infatigável, adotou e cultivou, durante 58 anos a fio, com uma perseverança difícil de ser igualada, o hábito de tomar nota de todos os fatos que lhe pareciam constituir entraves à boa marcha da empresa industrial a que servia, a Société Commentry- Fourchambault, famosa na literatura sobre a organização científica do trabalho, justamente pela circunstância de ter sido o campo de atuação do genial engenheiro francês.” (LOPES, 1982 apud SILVA, BENEDICTO, 1987 p. 188)

À medida que procurava contornar cada embaraço surgido, Fayol ia multiplicando as experiências. Como os resultados eram proveitosos e as experiências animadoras, o idealista francês preservou essa atitude e pioneira e acabou por formular um conjunto de princípios hoje mundialmente conhecidos e aceitos.

AS 6 FUNÇÕES BÁSICAS DA EMPRESA

Fayol parte da proposição de que toda empresa pode ser dividida em seis grupos:

1. Funções Técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa;

2. Funções Comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação.

3. Funções Financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais.

4. Funções de Segurança, relacionadas com a proteção e preservação de bens.

5. Funções Contábeis, relacionadas com os inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.

“Analisando funcionalmente as operações que integram os cinco primeiros grupos, o pesquisador meticuloso percebe que certas atividades importantíssimas, também ocorrentes em qualquer empresa, não figuram em nenhum deles. Trata-se das operações administrativas, componentes do sexto grupo, ponto de partida e centro de interesse da teoria de Fayol.” (NASSER, 1931 apud SILVA, BENEDICTO, 1987, p. 192)

6. Funções Administrativas, relacionadas com a integração da cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas.

Fayol foi tão preciso que, com sua visão e estudos, observou que nem a elaboração do programa geral de ação da empresa, nem o recrutamento e seleção dos empregados, nem a direção do pessoal, nem a coordenação de seus esforços, nem o controle das atividades e resultados faziam parte de qualquer das operações constantes dos cinco primeiros grupos. Todas essas “tarefas” deveriam fazer parte desta nova operação criada por Fayol, aplicações essas que antes dos estudos estavam perdidas e mal definidas.

PRINCÍPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO PARA FAYOL

1. Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.

2. Autoridade e responsabilidade: autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência, responsabilidade é uma conseqüência natural da autoridade. Ambos devem estar equilibradas entre si.

3. Disciplina: depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.

4. Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única.

5. Unidade de direção: uma cabeça é um plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo.

6. Subordinação de interesses individuais aos interesses gerais: os interesses gerais devem sobrepor-se aos interesses particulares.

7. Remuneração do pessoal: deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição.

8. Centralização: refere-se a concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização.

9. Cadeia escalar: é a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo. É o princípio de comando.

10. Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem material e humana.

11. Equidade: amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal.

12. Estabilidade e duração (num cargo) do pessoal: a rotação tem um impacto negativo sobre a eficiência da organização. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer num cargo tanto melhor.

13. Iniciativa: a capacidade de visualizar um plano e assegurar seu sucesso.

14. Espírito de equipe: harmonia e união entre as pessoas são grandes forças para a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com