TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

7º/6º Semestres

Regime de Dependência - DP

CAMPUS NORTE

2014

AUTOR:

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Atividades Práticas Supervisionadas – APS - trabalho apresentado como exigência para a avaliação dos 7º/6º semestres, em regime de dependência, do curso de Administração da Universidade Paulista.

CAMPUS NORTE

2014

INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem como finalidade a apresentação de três empresas com ramo de atividade de indústria ou comércio, de capital social aberto. Analisando o ponto de vista pelo plano de sustentabilidade, e traçar um comparativo entre elas.

        A primeira empresa escolhida foi a ZEN S.A. Indústria Metalúrgica, fundada em 1960 e localizada na cidade de Brusque no estado de Santa Catarina. A empresa conta com mais de mil colaboradores diretos e com uma forte presença mundial para exportação

        A segunda empresa escolhida foi a Enseada – Industria Naval S.A. Formada pela união de quatro empresas de atuação global: Odebrecht, OAS, UTC e Kawasaki, Com foco na construção e integração de unidades offshore. Possui duas sedes, uma é o estaleiro no estado da Bahia, denominado Unidade Paraguaçu, e no Rio de Janeiro, a Enseada opera na Unidade Inhaúma, que foi arrendada pela Petrobras desde 2010.

        Por fim a terceira empresa escolhida foi a Celulose Irani S.A. Uma indústria de celulose com mais de 70 anos de mercado, fabricando embalagens, papeis e resinas 100% retornáveis. Possuí mais de 2 mil colaboradores diretos, divididos em suas quatro unidades de negócios, localizadas nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

DESENVOLVIMENTO

Como analisado nas empresas selecionadas, foi constatado que todas elas se preocupam muito com a sustentabilidade, possuindo um lado social muito forte, tanto com seus colaboradores diretos quanto com meio ambiente, desenvolvendo planos sustentáveis para implementar no dia a dia da produção de seus produtos, de maneira à diminuir os impactos no meio ambiente.

Elas buscam construir suas instalações em lugares de responsabilidade social e ambiental, comprovando seu compromisso com o meio ambiente, e com a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e da comunidade, trazendo benefícios à região, como por exemplo novos empregos, capacitando mais as pessoas que ali moravam, oferecendo especialização em cargos e funções em industrias bem solidas no mercado, e valorizando a cultura e tradição dos moradores em seus arredores.

Todas as empresas possuem a certificação ISSO 14001, que é uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo. A norma é desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental; com o comprometimento de toda a organização, comprovando o compromisso delas com o gerenciamento do impacto de suas atividades, o que é mais importante para as empresas no ponto de vista à responsabilidade ambiental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com