TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.109 Palavras (9 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

Professor responsável: Fernanda Fabiana Nunes Ribeiro

Disciplina: Competências Profissionais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ETAPA 02

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2016

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

Disciplina: Competências Profissionais

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2016

1.1 Significado de Ética

                         A palavra ética vem do grego “ethos” cujo o significado é bom costume e/ou boa conduta, a evolução desse paradigma nos trouxeram hoje o que a conhecemos como “ética”.

                         Discutir sobre ética é algo muito complexo, basicamente é o que dirige e orienta de forma normativa o ser humano em suas condutas, valores morais e princípios perante a sociedade, de modo que possibilite o indivíduo analisar o ato praticado, se este é considerado bom ou ruim, e capaz de distinguir a proporção da ação e quais benefícios trará para si próprio ou para um maior número de pessoas envolvidas.

Discutir sobre ética é algo muito complexo, basicamente é o que dirige e orienta de forma normativa as ações do ser humano em suas condutas, valores morais e princípios perante a sociedade. Avalia  

 A Ética pode ser um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular (moralidade), ou é o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir (filosofia moral).

                         A ética analisa o comportamento humano em diversas dimensões, assimila as ações e atos praticados pelo indivíduo diferindo o que é certo ou errado,.

1.2 Ética organizacional

                         A ética organizacional foi aplicada dentro das organização para desenvolver e manter uma boa conduta e relações de todos os envolventes dentro do ambiente de trabalho, mais precisamente conhecida como código de ética, com a finalidade de firmar uma padronização “cultura da empresa” a ser seguido, a fim de formalizar e designar o entendimento para todos nela pertencentes, estimulando a prática da boa conduta ética, no que envolve disciplina, responsabilidade aos cumprimentos e tratamento de modo que são devidamente avaliados pelos seus subordinados e estes são princípios que fazem a empresa ser bem vista tanto internamente como externamente e certamente tornando-se um ambiente prazeroso de se trabalhar para seus membros.

                         Por ser um termo totalmente especulativo a ética na organização foi composta por diversos filósofos que diversificam o entendimento.

                         Moreira (999, p.28, apud, Ourives, 2006, p3) conceitua ética organizacional como “O comportamento da empresa entendida lucrativa quando age de conformidade com os princípios morais e as regras aceitas pela coletividade.

                         Diante dessa afirmação, é certo que as empresas não agem conforme o conceito defendido pelo autor, atualmente as organizações busca reputação na sociedade em que estamos inseridos e resultados significativos para organização conduzindo ao crescimento, não só isso, mas está diretamente ligado aos seus colaboradores e clientes.’’

1.3 Ética e moral

                         Ambas tem o mesmo significado, ética deriva do grego “ethos” e que sabemos por boa conduta e bom costume, “ethos” em latim significa “morous” traduz-se como costume, ou seja, uma eleva a outra.

                         Diferenciar ética de moral é contraditório, apesar de serem semelhantes, são distintas tornando-se independentes entre si. Isso possibilitou para que os filósofos e pensadores aplicassem para cada uma delas conceitos diferentes.

Segundo o autor Mario Sérgio Cortella diz que a “Ética é o conjunto de princípios que norteiam as condutas para o indivíduo conviver em sociedade e declara que a moral trata-se da prática dos princípios éticos.

                         Já o autor Clovis de Barros Filho impõe/conceitua que a “Ética está ligada ao grupo e tem a pretensão de ser universal, e coloca que a moral está ligada ao indivíduo, pois cabe a cada um, que convive em uma sociedade, decidir praticar ou não os princípios éticos determinados nessa sociedade.

                         Portanto, a ética tem a finalidade de induzir o cidadão a reflexão, analise e investigação sobre determinadas normas e ou condutas estabelecidas na sociedade pela moral, ou seja, é um composto de princípios, valores e culturas que estimulam as relações humanas de forma racional, é importante presumir que a falta de ética pode implicar em diversos fatores que podem acarretar em caos, discórdias e prejuízos na sociedade.

                         A moral por sua vez trata-se de nortear nas regras de conduta de uma pessoa, regras estas que são estabelecidas pela sociedade de forma que traz ao indivíduo a possibilidade de cumprir os princípios estabelecidos ou não, partindo então para atos morais e imorais.

                         Contudo, destacamos a ética e a moral como primórdios na existência da sociedade e que desde então permanece relacionada aos nossos costumes, formas de agir e pensar.

1.4 Ética voltada para a qualidade e valorização dos clientes internos e externos

                         Com embasamento no código de ética do administrador é de suma importância citar que é de total comprometimento do profissional exercer e cumprir as normas estabelecidas a sua profissão com responsabilidade e seriedade, ser capaz de executar suas atividades de forma íntegra e honrada com o objetivo de propiciar soluções e orientações para devidos fins, clientes e fornecedores, ser apto para planejar e tomar decisões de extrema importância para organização.

                         O administrador será o principal canal de voz e passará confiabilidade e lealdade aos clientes, e estabelecerá suporte para eventuais impasses. Desempenhará uma ligação primordial com seus colaboradores, tendo em vista a compreensão e respeito de todos envolvidos, mantendo-os motivados e seguros no ambiente de trabalho, a fim de otimizar e proporcionar resultados significativos para ambos. É de total ciência do profissional seguir e obedecer as normas aplicadas ao código de ética, manter sigilo em devidas proibições citadas no capítulo ll, no qual designa sua conduta diante a organização, tendo em vista que serão aplicadas infrações disciplinares advindas de penalidades para aqueles que ferir o código de ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (155.3 Kb)   docx (158.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com