TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  29/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.840 Palavras (16 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

 

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

M. V. COMÉRCIO DE APARAS DE PAPEL LTDA-ME

CAMPUS CHÁCARA STO ANTONIO

2016

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

M. V. COMÉRCIO DE APARAS DE PAPEL LTDA-ME 

Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do primeiro bimestre, em disciplinas do 3º semestre, curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientações dos professores do semestre.

Orientador: Prof. Mestre José Eduardo Bello.

CAMPUS CHÁCARA STO ANTONIO

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1.        REVISÃO CONCEITUAL        7

1.1.        A Administração Cientifica        8

1.2.        A Teoria de Relações Humanas        13

2.        Estudo de Caso        15

2.1.        Perfil da organização        15

2.1.1.        Apresentação        16

2.1.2.        Produtos e Clientes        17

2.1.3.        Quadro de Pessoal        18

2.1.4.        Principais Insumos        19

2.2.        Coleta de Dados        19

2.3.        Análise dos Dados e Interpretação dos dados        19

3.        SUGESTÕES DE MELHORIA        20


INTRODUÇÃO

O presente trabalho, elaborado com base nas premissas anteriores, tem como objetivo apresentar as evidências de aplicação da Administração Científica (Taylor) e Teoria de Relações Humana nas práticas administrativas de uma organização de MV Comércio de Papel LTDA – Me atua no seguimento de serviço, uma organização de pequeno porte.


  1. REVISÃO CONCEITUAL

A palavra administração vem do latim ad (direção para tendência) e ministre (subordinação ou obediência), isto é aquele que presta um serviço a outra. Hoje, a tarefa da administração foge da definição inicial e sua tarefa é interpretar os objetivos propostos pela organização e transformamos em ação organizacional através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todas as áreas e em todos os níveis da organização a fim de alcançar os objetivos de maneira mais adequada.

A teoria geral da administração começou com a que chamamos de “ênfase nas tarefas” (atividades e executadas pelos operários em uma fabrica) com a administração cientifica de Taylor.

Cada uma das teorias administrativas buscaram privilegiar uma destas cinco variáveis.

  • Tarefas
  • Estrutura
  • Pessoas
  • Ambiente
  • Tecnologia
  • Teoria da Administração cientifica
  • Teoria Geral da Burocracia
  • Teoria das Relações Humanas
  • Teoria das decisões
  • Teoria dos Sistemas
  • Teoria Neoclássica da ADM
  • Teoria da Contingência        

Todas as teorias apresentadas são validas e surgiam como uma resposta para os problemas relevantes em sua época e todas foram bem sucedidas.

De certo modo são aplicáveis aos dias de hoje a sua disposição a alternativas interessantes para cada ocasião. Por exemplo, a moderna indústria automobilística utiliza em suas linhas        de montagem os mesmo princípios da administração cientifica, enquanto os gerentes se preocupam com a Teoria do Comportamento Organizacional.

A Administração é a própria atividade organizacional e tornou-se vital e indispensável em uma sociedade de organizações, onde a complexidade e a interdependência das organizações são o aspecto crucial, a administração avícola como fator chave tanto para melhoria da qualidade de vida quanto para solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade hoje.

No inicio do século XX dos engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da administração. Um era a americano Wilson Taylor e desenvolver a administração cientifica (aumento da eficiência da indústria através da racionalização da trabalho operário).O Outro era europeu Henri Fayol e desenvolveu chamada teoria clássica, preocupada em aumentar a eficiência através da organizações e suas internações.

Estas duas orientações juntas formam então o que chamamos de abordagem clássica ou tradicional da administração.

   

  1. A Administração Cientifica

  A Administração cientifica, é um modelo de administração criada pelo americano Frederick Winslow Taylor no final do século XIX, inicio século XX e que se baseia na aplicação do método cientifico na administração com o intuito de garantir a melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.

Taylor procurava uma forma de elevar a produtividade conseguindo que os trabalhadores produzissem mais em nos tempo, sem elevar os de produção. A falta da padronização dos administradores do trabalho, a desconhecimentos por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (541.5 Kb)   docx (531.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com