TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ARC

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.512 Palavras (23 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRÇÃO

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Caio Matheus Cardozo – RA: B15IHE-1

Evandro Barros da Silva – RA: B156IA6

Israel Manoel Lourenço – RA: B15IID-0

Jonas Souza de Lacerda – RA: B1766F-0

Thiago de Oliveira Ludvichak – RA: B15555-8

A CAPACITAÇÃO DE PESSOAS EM UMA ORGANIZAÇÃO DE PEQUENO PORTE:

Um estudo sob a ótica de processos.

[pic 2]

Caio Matheus Cardoso – RA: B15IHE-1

Evandro Barros da Silva – RA: B156IA6

Israel Manoel Lourenço – RA: B15IID-0

Jonas Souza de Lacerda – RA: B1766F-0

Thiago de Oliveira Ludvichak – RA: B15555-8

A CAPACITAÇÃO DE PESSOAS EM UMA ORGANIZAÇÃO DE PEQUENO PORTE:

Um estudo sob a ótica de processos.

 

Aprovando em:

BANCA EXAMINADORA

           

__________________________ ___/___/___

Universidade Paulista – UNIP

__________________________ ___/___/___

Universidade Paulista – UNIP

__________________________ ___/___/___

Universidade Paulista – UNIP

__________________________ ___/___/___

Universidade Paulista - UNIP

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a empresa Câmbio Car por liberar seu espaço para nossa pesquisa e sua total colaboração com o grupo, em especial ao sócio Matheus Batista, que desde o início apoiou a equipe para que pudéssemos realizar um ótimo trabalho;

Ao professor de Processos Organizacionais, o Sr° Ulysses, pelo suporte dado ao nosso grupo.

       

RESUMO

        Uma organização é movida por seus funcionários e colaboradores, que devem ser motivados para que cada processo e o todo possam fluir harmonicamente.

        O modo de gestão pessoal influencia diretamente nos resultados de tal organização, bem como os treinamentos e desenvolvimentos oferecidos para que esta continue a evoluir em cada processo ocupando melhores colocações no mercado.

        Neste trabalho está apresentado, através de pesquisas feitas na organização escolhida, o modo de gestão, o que influencia seus processos analisando os pontos fortes e dando sugestões de melhorias.

Palavras – Chave: 1 Organização; 2 Processos; 3 Gestão; 4 Treinamentos.


INTRODUÇÃO

A Empresa a ser descrita neste trabalho pode ser considerada uma oficina de mecânica geral de automóvel. Esta foi observada levando em conta aspectos que foram aprendidos em sala de aula pra poder ser relacionado à sua maneira de organização real.

Foram considerados seus métodos de trabalho, a maneira como é estruturada, a forma de hierarquia, a maneira do funcionário ser tratado pelo superior, a maneira de comunicação entre o cliente e a organização e até mesmo os principais fornecedores desta.

A presença de uma forma estrutural simples que facilita a comunicação e a hierarquia na empresa pode ser notada.

Pode-se perceber características importantes que tornam a prática de gestão da empresa agradável a todos, porém ao decorrer do trabalho são descritas críticas construtivas para o melhor funcionamento da organização.


1) REVISÃO CONCEITUAL

TREINAMENTO, CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.

        Segundo CHIAVENATO “a educação profissional é a educação institucionalizada ou não, que visa o preparo do homem para a vida profissional, onde a educação, propriamente dita, compreende três etapas: formação profissional, desenvolvimento e treinamento”. Portanto, o treinamento compreende uma educação profissional voltada para melhorar a performance dos treinados dentro da empresa em que trabalham. 

        Segundo SANTOS a Formação Profissional ou Educação Técnica é um sistema intencional voltado para criar habilitações, tanto quanto possível permanentes, para os papéis que a sociedade exige na produção de bens e serviços. Coloca o indivíduo em um panorama completo, integrando-o como ente produtor de alguma coisa mas, também, como ser social que julga e dirige seus atos de trabalho.

        Em razão disto, acredita-se que a formação profissional proporciona ferramentas para criar habilitações. Contudo, cabe a cada colaborador decidir qual tipo de formação ele almeja para si, pois este é o responsável interinamente pelos seus atos no ambiente de trabalho. 

        CARVALHO relata que o processo de desenvolvimento prepara o indivíduo para posições mais complexas em termos de carreira profissional, ou seja, amplia as potencialidades do indivíduo, capacitando-o a ocupar cargos que envolvem mais responsabilidade e poder. Contudo, este desenvolvimento deve ser pautado na ética profissional de cada profissão.

        O treinamento é a educação, institucionalizada ou não, que visa adaptar a pessoa para o exercício de determinada função ou para a execução de tarefa específica, em determinada empresa. Consiste na aplicação de um somatório de atividades técnicas provenientes da pedagogia e psicologia, objetivando a aprendizagem de novas respostas a situações específicas.

        Vários autores definem o treinamento de diversas formas:

Segundo FERREIRA:

Treinamento dentro de uma empresa poderá objetivar tanto a preparação do elemento humano para o desenvolvimento de atividades que virá a executar, como desenvolvimento de suas potencialidades para o melhor desempenho das que já executa.

CHIAVENATO:

Treinamento é o processo educacional, aplicado de maneira sistêmica, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)   pdf (715.9 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com