TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DE EMPREENDEDORISMO

Por:   •  3/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

ANHANGUERA EDUCACIONAL - UNIDADE I

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

[pic 1]

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DE

EMPREENDEDORISMO

Campinas

2015

[pic 2]

ANHANGUERA EDUCACIONAL - UNIDADE I

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 8° SEMESTRE

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

 DE

EMPREENDEDORISMO

Prof. Flávio Jesus Teixeira

Nome do aluno: Adriana Diogo da Silva            RA: 3200488319

Nome: do aluno: Antônia Rosiane Silva Ramos RA: 3245571954

Nome do aluno: Bruna da Silva Dias                  RA: 3226021796

Nome do aluno: Márcia Macedo Soares              RA: 1299220420

           Nome do aluno: Simone Pereira Moreno             RA: 3227020754

Campinas

        2015

[pic 3]

AVALIAÇÃO

________________________________

  Prof. Flávio Jesus Teixeira

Nota

[pic 4]

                                                

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

ETAPA – 1        6

Desafio        6

Passo -2        7

Questionário        7

Passo 4        8

ETAPA-2        8

Plano de negócio        8

Conceito do negócio        8

Localização        8

Missão        8

Visão        9

Analise setorial        9

Público alvo        9

Produtos        9

Concorrentes        10

Analise Swot.        10

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo nos fazer compreender o que é ser empreendedor identificando as oportunidades existentes no mercado e a importância de fazer um Plano de Negócios eficiente para se tornar um empresário de sucesso.

A palavra empreendedor tem origem Francesa e no Brasil começou na década de 90 quando foi criado o Sebrae e a Sociedade Brasileira, pois com a criação dessas entidades os empreendedores tiveram o suporte que precisava para abrir seu próprio negócio.

Para DORNELAS, José Empreendedor é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades.

Para se ter um Plano de Negócio eficiente é preciso fazer um processo de planejamento estratégico com a ajuda da Análise SWOT para entendermos o ambiente externo e interno que são os pontos mais importantes para sabermos se a empresa está preparada para seguir em frente e ser um sucesso.

ETAPA – 1

Desafio

A ONG para a qual trabalha, ‘Angles of Human’, foi procurada pela Sra. Antonia Rosiane Silva que pretende com o capital de R$ 250.000,00 que recebeu de herança abrir o seu próprio negócio. Entretanto, a Sra. Antonia Rosiane nunca teve seu empreendimento, sempre trabalhou como funcionária no ramo de vestuário, atuando desde menor aprendiz, passando para a área de produção até a gestão de uma loja conceituada em sua cidade. A cidade em questão é considerada de porte médio e apresenta ano a ano um bom desenvolvimento econômico, industrial e comercial.

Na reunião inicial para definição de diretrizes do plano de negócio a Sra. Antonia Rosiane Silva informou que devido ao conhecimento e por já ter trabalhado na área por alguns anos gostaria de ter a sua própria loja, com marca própria e produto diferenciado. No tempo em que esteve desempregada buscou uma série de novidades no mercado de vestuários, desde novos modelos, estilos até novos mercados. Apesar de muito animada está receosa em investir já que na cidade tem fortes concorrentes, além de não ter a certeza de que empreender seja a melhor aplicação do capital recebido.

Assim, a Sra. Rosiane Silva solicitou a empresa ‘Angles of Human’ a elaboração de um Plano de Negócio e a apresentação de parceiros financeiros e de assessoria, para que possa após analisada a viabilidade do empreendimento, decidir sobre o investimento do capital recebido.

 Passo -2

Questionário

  1. Qual mercado ela atende?

R: A empresa Tok de Elegância atende o mercado de vestuários adultos de ambos os sexos, classe B e C da cidade de Campinas região.

        

  1. Qual o retorno econômico que ela proporcionará?

R: Obviamente o retorno principal esperado é financeiro, com um payback (ponto de equilíbrio) em 6 meses, porem além disso espera –se retorno intelectual e experiência.

  1. Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio?

R: Produtos de alta qualidade diversas variedades e tamanhos, eficiência no atendimento, tanto na venda como na pós venda, facilidade nos pagamentos.

  1. Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio?

R: A própria empreendedora seu marido, e mais dois funcionários.

  1. Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?

R: A empreendedora, estará totalmente comprometido se envolvendo inteiramente do processo da empresa em cada passo da criação e desenvolvimento.

Passo 4

A senhora Antonia Rosiane trabalha desde menor aprendiz numa empresa do ramo de vestuário, e recebeu uma herança, e por isso que decidiu investir em uma micro empresa e abrirá sua própria loja, com nome Tok de Elegância, trabalhará com seu marido e terá mais dois colaboradores, como conhece o mercado concentrará as vendas na a maior fatia do mercado classe B e C adulto, continuará trabalhando na mesma região de Campinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (188.8 Kb)   docx (66.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com