TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS J.C SOLUÇÃO SERVIÇO CADASTRO E COBRANÇA LTDA

Por:   •  22/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.654 Palavras (15 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

 

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

J.C SOLUÇÃO SERVIÇO CADASTRO E COBRANÇA LTDA

BRUNA SANTOS FORTUNATO -B82DBE-1

SÃO PAULO

2016


[pic 2]

BRUNA SANTOS FORTUNATO – B82DBE-1

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

J.C SOLUÇÃO SERVIÇO CADASTRO E COBRANÇA LTDA

Atividades Práticas Supervisionadas (APS) apresentada como exigência para a avaliação do 3º semestre, do(s) curso(s) de Administração da Universidade Paulista, sob orientação do Professor Luiz Carlos.

SÃO PAULO

2016


Sumário

INTRODUÇÃO        

1.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

1.1.        Teoria 1        

2.        ESTUDO DE CASO        

2.1.        Perfil da organização        

2.1.1.        Apresentação        

2.1.2.        Força de trabalho        

2.1.3.        Principais Equipamentos e Processos        

2.1.4.        Produtos e Clientes        

2.1.5.        Principais Concorrentes        

2.1.6.        Ambiente Competitivo        

2.1.7.        Novas Tecnologias        

2.1.8.        Principais Insumos        

2.2.        Estrutura Organizacional        

2.2.1.        Estrutura Organizacional        

2.2.2.        Condições Ambientais        

2.2.3.        Eficácia e Eficiência        

2.2.4.        Medição de Desempenho        

2.2.5.        Aspectos Estratégicos        

2.3.        Análise da Estrutura Organizacional        

2.3.1.        Sugestões de Melhorias        

Exemplo:        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIA        

INTRODUÇÃO

As Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade: integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso e práxis: integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula à realidade

O presente trabalho, elaborado com base nas premissas anteriores, tem como objetivo apresentar as evidências de aplicação das teorias da administração por meio de um estudo sobre as práticas administrativas em uma organização de (pequeno ou médio de acordo com os critérios do BNDES) porte. O presente trabalho foi elaborado através de pesquisas, realizadas junto à empresa J.C SOLUÇÃO SERVIÇO CADASTRO E COBRANÇA LTDA Sendo descrito todos os aspectos organizacionais da empresa. J.C SOLUÇÃO SERVIÇO CADASTRO E COBRANÇA LTDA, atuam no ramo de empréstimos consignado para aposentados e pensionistas do INSS e também atuam como correspondente financeira, é uma prestadora de serviços, que atende a pessoas físicas e jurídicas  há mais de 7 anos. O trabalho se apresentará da seguinte maneira: apresentaremos o perfil da organização, descrevendo a origem da empresa, os principais serviços prestados por ela e o mercado em que atua. Faremos uma breve análise sobre os principais concorrentes, expondo seus principais aspectos positivos e o que a J.C SOLUÇÃO DE CADASTRO E COBRNÇA faz para se manter competitiva no mercado. Após isso iremos apresentar a pesquisa que foi realizada para identificar a aplicação dos conceitos da Teoria da Administração na empresa. Notamos através desta pesquisa, que a J.C SOLUÇÃO DE CADASTRO E COBRNÇA não seguem com predominância nenhuma Teoria da Administração. Ela utiliza princípios da: Teoria Clássica, Teoria Burocrática e Teoria Comportamental. Seguindo estas vertentes ela acaba por utilizar a Teoria X. Por fim, vamos expor alguns pontos fortes que a empresa possui e alguns pontos que devem ser aprimorados e através disto sugerir alternativas para a melhor administração da organização.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  1. Teoria 1

A empresa utiliza a Teoria da contingência ou Teoria contingencial que enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas. Em vez de relação de causa e efeito entre as variáveis do ambiente (independentes) e as variáveis administrativas (dependentes), existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional é do tipo "se-então" e pode levar a um alcance eficaz dos objetivos da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (460 Kb)   docx (776.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com