TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.859 Palavras (12 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

ATPS ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGISTICA

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .........................................................................................................4

UMA INTRODUÇÃO HISTÓRICA À ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E

LOGISTICA ............................................................................................................... 5

PRINCIPAIS CONCEITOS SOBRE ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS

MATERIAIS E PATRIMONIAIS................................................................................6

ADMINISTRAÇÃO E LOGISTICA............................................................................6

GESTÃO DE ESTOQUE E COMPRAS E SUA IMPORTÂNCIA NA EMPRESA...8

ENTREVISTA...............................................................................................................10

SUPPLY CHAIN        MANAGEMENT (GERENCIAMENTO DA CADEIA

DE SUPRIMENTOS) ...................................................................................................12

CONCLUSÃO ..............................................................................................................13

BIBLIOGRAFIA ........................................................................................................14

INTRODUÇÃO

O presente trabalho acadêmico tem por objetivo apresentar uma visão geral das funções da gestão de materiais e logística. A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos ou serviços desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos ou serviços em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes ao menor custo possível. Apresentamos cada um dos recursos logísticos: informações, previsões, estoques, transportes, armazenagem, movimentação de materiais e embalagem. Concluímos que em cada um desses recursos existem estratégias e formas de se maximizar o desempenho dos materiais e do sistema logístico, diminuindo os custos e proporcionando diferenciação e vantagem competitiva.

 

           Palavras-chave: administração de materiais, cadeia de abastecimento e logística.

This academic work aims to present an overview of the functions of materials management and logistics. The logistics business deals with all the handling and storage activities, which facilitate the flow of goods or services from the point of acquisition of raw material to the point of final consumption, as well as information flows that put goods or services movement for the purpose of providing adequate service levels to customers the lowest possible cost. We present each of logistical resources: information, forecasts, inventory, transportation, warehousing, material handling and packaging. We conclude that in each of these features there are strategies and ways to maximize the performance of materials and logistics system, reducing costs and providing differentiation and competitive advantage.

                   

                              Keywords: materials management, supply chain and logistics.

UMA INTRODUÇÃO HISTÓRICA À ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGISTICA.

A atividade de material existe desde a mais remota época, através das trocas de caças e de utensílios até chegarmos aos dias de hoje, passando pela Revolução Industrial. Produzir, estocar, trocar objetos e mercadorias é algo tão antigo quanto a existência do ser humano.

A Revolução Industrial, meados dos séc. XVIII e XIX, acirrou a concorrência de mercado  e sofisticou as operações de comercialização dos produtos, fazendo com que “compras” e “estoques” ganhassem maior importância. Este período foi marcado por modificações profundas nos métodos do sistema de fabricação e estocagem em maior escala. O trabalho, até então, totalmente artesanal foi em parte substituído pelas máquinas, fazendo com que a produção evoluísse para um estágio tecnologicamente mais avançado e os estoques passassem a ser vistos sob um outro prisma pelas administrações.

        A constante evolução fabril, o consumo, as exigências dos consumidores, o mercado concorrente e novas tecnologias deram novo impulso à Administração de Materiais, fazendo com que a mesma fosse vista como uma arte e uma ciência das mais importantes para o alcance dos objetivos de uma organização, seja ela qualquer que fosse.

Um dos fatos mais marcantes e que comprovaram a necessidade de que materiais devem ser administrados cientificamente foi, sem dúvida, as duas grandes guerras mundiais, isso sem contar com outros desejos de conquistas como, principalmente, o empreendimento de Napoleão Bonaparte.

 Em todos os embates ficou comprovado que o fator abastecimento ou suprimento se constituiu em elemento de vital importância e que determinou o sucesso ou o insucesso dos empreendimentos. Soldados e estratégias por mais eficazes que fossem, eram insuficientes para o alcance dos resultados esperados. Munições, equipamentos, víveres, vestuários adequados, combustíveis foram, são e serão necessários sempre, no momento oportuno e no local certo, isto quer dizer que administrar materiais é como administrar informações: “quem os têm quando necessita, no local e na quantidade necessária, possui ampla possibilidade de ser bem sucedido”.

PRINCIPAIS CONCEITOS SOBRE ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.

 Administração de Materiais tem por finalidade e conceito principal assegurar o contínuo abastecimento de artigos necessários para comercialização direta ou capaz de atender aos serviços executados pela empresa.  As empresas objetivam diminuir os custos operacionais para que elas e seus produtos possam ser competitivos no mercado.

        Mais especificamente, os materiais precisam ser de qualidade produtiva para assegurar a aceitação do produto final. Precisam estar na empresa pronta para o consumo na data desejada e com um preço de aquisição acessível, a fim de que o produto possa ser competitivo e assim, dar à empresa um retorno satisfatório do capital investido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (159.6 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com