TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ANALISE DE INVESTIMENTOS 5º PERIODO

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.954 Palavras (12 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 12

                                       [pic 1]

        

Centro de Educação a Distância (CEAD)
Curso de Administração
Disciplina: Análise de Investimentos

 

Ana Karla

Carlos Eduardo

Florêncio de Queiroz

Marcelino Junior

Karla Silva

Maria Conceição

Darques dos Santos

Elaboração de Analise de Um Projeto de Investimento

FRANQUIA DONA GULA – SELF-SERVICE

Professor: Wagner Villalva

Tutor: Jeferson Dias

Recife, 25/03/2015

INTRODUÇÃO

A equipe elaborou um Projeto de Investimento em um negócio de franquia de restaurante comercial do tipo self-service e fast-food - Dona Gula -  no qual faremos a análise da viabilidade econômica por meio dos critérios das técnicas de análise de investimentos (TIR, VPL e Payback), apontando os aspectos favoráveis, os aspectos que precisam de melhoria e as sugestões de aperfeiçoamento do projeto.

TIPOS DE INVESTIMENTOS

Os tipos de investimentos são basicamente três, definidos pela sua origem:

1º - Públicos: É realizado pelos governos e entidades públicas. São hospitais, escolas, estradas, obras de infra-estruturas e etc, em geral o retorno é o bem-estar social.

2º - Privados: É realizado por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado para gerar retorno financeiro. São fábricas, lojas, empresas de diversos tipos, escolas particulares, etc.

3º - Mistos: É realizado em parte por governos ou entidades públicas e parte por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado para gerar tanto retorno financeiro quanto bem-estar social. São na forma de uma empresa de capital misto como: Petrobras, Banco do Brasil, etc.

TIPO DE NEGÓCIO

O negocio que iremos trabalhar será no setor alimentício, mais especificamente uma franquia de restaurante comercial do tipo self-service e fast-food. Este mercado vem se expandindo cada vez mais, atualmente devido há transformação de hábitos, as pessoas estão cada vez menos indo almoçar em casa por causa: da distância entre o trabalho e a residência, trânsito, custo de deslocamento, tempo, etc. O cliente pode almoçar rapidamente com variedade, escolher o que comer pagar um preço justo e voltar ao trabalho. Analisando esta tendência investir em um restaurante parece ser um excelente negócio em mini-shoppings localizados próximo de complexos empresariais onde há este tipo de público.

Empresa: Dona Gula (franquia)
Ramo: Alimentício, restaurante comercial do tipo self-service e fast-food.
Tipo de clientela: todos os públicos, com foco em trabalhadores do ramo privado no horário do almoço de segunda à sexta, feriados e fim de semana moradores do entorno do mini-shopping e clientes do centro de compras.

Horário de funcionamento: segunda à sábado 10:00 às 22:00, feriados e aos domingos 12:00 às 21:00.

Local: Mini-Shopping.

PRODUTO

Comida por kilo: Com 5 opções de carne e 15 tipos de preparos diários.

Bebidas em lata: chás, sucos e refrigerantes.

FLUXO DE CAIXA

Conceito: É uma estimativa de ganhos ou perdas futuros, um fluxo de caixa projetado sobre um investimento que ainda não foi implantado para estimar a viabilidade econômico-financeira de realização para definir se o investimento é viável ou não.

Existem dois tipos quanto à data a ser considerada:

1 – De competência (econômico): É utilizado nas demonstrações financeiras e pela contabilidade, considera os valores por apropriação quando há a ocorrência do fato gerador do valor no período de tempo de sua competência.

2 – De caixa (financeiro): É utilizado no gerenciamento das operações diárias da empresa e no fluxo de caixa, considera os valores por data de pagamento ou recebimento, independendo de quando foram gerados, usado pela tesouraria da empresa.

NOTAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA

São as entradas e saídas de caixa, por datas do fato para facilitar o entendimento, por convenção se representa da seguinte forma:

Positivo: seta para cima.

Negativo: seta para baixo

O tempo é representado por uma reta com as indicações das datas que representam cada fluxo

Ex:                                          40 mil                    40 mil[pic 2][pic 3]

                        20 mil   [pic 4]

     0[pic 5][pic 6]

                            1                     2                            3

  100 mil

FLUXO DE CAIXA RELEVANTES

        São projeções utilizadas na analise de investimentos e têm um formato padrão composto de três partes:

1 – Investimento inicial ou nos períodos iniciais: São tanto de bens físicos, quanto em capital de giro para suporte do projeto. Devem ter o sinal negativo por serem saídas de caixa.

2 – Retornos de caixa do investimento: O esperado após alguns períodos é o projeto se tornar rentável, com fluxos de caixa positivos.

3 – Valores residuais: Normalmente positivos estão no final do projeto, por alguma vantagem tributária adquirida ou pela venda de ativo após sua utilização. Eventualmente negativos, realizando gastos por compensação de danos ambientais causados pelo investimento ou obrigação de reflorestar determinada área após retirar toda a madeira.

Ex:                                          150 mil                 150 mil[pic 7][pic 8]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (222.9 Kb)   docx (45.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com