TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ANALISE DE INVESTIMENTOS

Por:   •  11/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

PASSO 01

Em no mínimo 30 linhas escrever um texto a respeito do cenário da economia brasileira para o próximo ano e como isso pode afetar a decisão de onde investir.

Atualmente, existe uma grande discussão em torno dos recentes acontecimentos provocados por questões de corrupção em empresas e na política, aos quais têm causado impacto direto na economia brasileira. Influenciados por estes fatores, nos últimos anos, principalmente nos últimos meses, tem se evidenciado mudanças na economia local, como aumento da taxa Selic pelo Banco Central, consequente aumento de juros e a desvalorização do Real, as quais estão diretamente relacionadas com o mercado de investimentos.

Atualmente temos um cenário pouco animador, com previsão de inflação para 2015 de 8,2%, a maior desde 2003. Ao mesmo tempo a taxa Selic, que já está em 12,75% a.a., maior patamar em 6 anos, tem previsão de 13,25% para o fim do ano. O câmbio, tem seu valor projetado em R$ 3,25 para o fim de 2015. Tais dados só comprovam a necessidade de intervenções eficazes para correção de tais taxas, que sempre são repassadas ao consumidor, diminuindo seu poder de aquisição, e barrando os investidores que sentem-se acuados na hora de escolher seus próximos investimentos.

Já para o próximo ano, as previsões são um pouco mais otimistas. Com projeções de inflação de 5,6%, taxa selic de 11,50% e dólar em 3,30, a tendência é que esta crise financeira e econômica que tem tomado conta do país, tenha fim logo, e o mercado se estabilize. Assim sendo, escolher investir tem se tornado um procedimento cada vez mais complexo, em virtude das diferentes modalidades de investimento, e das recentes modificações no mercado, que tem tornado a vida de investidores mais difícil, pela imprevisibilidade do cenário econômico atual.

Tais mudanças no mercado, como a taxa Selic e o IPCA, tem influência direta sobre alguns tipos de investimentos. Quando tomamos por exemplo a taxa Selic, quando seu valor aumenta, logo, sua rentabilidade aumenta, pois para aqueles que investem, o aumento da taxa significa em maior valorização do investimento.

Para quem aplica na poupança, é necessário ter prudência. Ela foi considerada o pior investimento de renda fixa em 2014. Apesar do risco ser praticamente nulo, e de não haver cobrança de taxas e impostos, seu retorno financeiro é o menor nesta modalidade.

No mercado cambial, investir, é verdadeiramente um ato de coragem. É o tipo de mercado que não pode ser previsto. A recente valorização da moeda norte-americana, consequente de sua boa fase na economia, é prova disto. Para quem deseja investir em dólares, deve avaliar a possibilidade de um aumento da moeda, e de quanto será este aumento, se trará retornos maiores caso aplicasse em outro tipo de investimento.

O cenário econômico mais fraco torna mais arriscados os investimentos na bolsa e em fundos de investimento que investem em ações. Sem perspectivas claras sobre os rumos da economia, a tendência é de que essas aplicações passem a ter maiores variações e oscilações.

Em contrapartida, investimentos que são acompanhados pela taxa Selic, podem se mostrar vantajosos. Para o investidor que não quer correr muito risco em 2015, especialistas recomendam aplicações em títulos públicos e títulos emitidos por bancos indexados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com