TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ANALISE DE INVESTIMENTOS

Por:   •  15/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.238 Palavras (25 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 25

 

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ

UNIDADE I

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

[pic 1]

Equipe de Pesquisa e Desenvolvimento:

Gisele Cristine Ribeiro de Almeida – RA 7965693444

Iara Gouvêa Galvão Silva– RA 6377229259

Jéssica Letícia do Prado Jacinto – RA 7194539948

Simone Fabiana de Oliveira Gouvea – RA 6751335829

Tutor(a) Presencial: Maxwel Gouveia Simpliciano

Professor: Wagner Luiz Villalva

Taubaté, 15 de Abril de 2015.

SUMÁRIO

1 - Introdução        3

2 Tipos de Investimentos        4

2.1 - Conceito        4

3  Fluxo de Caixa Relevante        6

3.1 – Empresa Divina Bijoux        7

3.2 – Diagrama do Fluxo de Caixa Relevante Divina Bijoux        12

4 – Técnicas de Investimentos        13

4.1 – Período de Retorno (Payback)        13

4.2 – Valor Presente Líquido (VPL)        14

4.2.1 – Vantagens do VPL em Relação ao Payback        15

4.3 – Taxa Interna de Retorno (TIR)        16

4.3.1 – Comparação da TIR com o VPL e o Payback        17

5 – Taxa SELIC        17

6 – Conceito de Inflação        18

6.1 – A Importância de considerar a Inflação na Análise de Investimentos         19

7 – Os Conceitos de Depreciação e Imposto de Renda        20

7.1 – O Imposto de Renda Pessoa Jurídica no Brasil        20

7.2 – Imposto de Renda sobre o Lucro Real        21

7.2.1 – Imposto de Renda sobre o Lucro Presumido        21

7.3 – A Montagem do Fluxo de Caixa do Investimento com depreciação e IR        21

8 – Conclusão        23

9 – Referencias Bibliográficas        24

1 Introdução

Analisar faz parte do administrar, bem como, do cotidiano de cada pessoa. O Objetivo desta ATPS é apontar a importância do processo de Análise para nos tornar mais confiantes nos projetos que pensamos realizar. Projetos estes que almejamos e se forem viáveis serão realizados porém, para que a análise aconteça e seja utilizada de forma adequada devemos ter entendimento dos índices a serem aplicados e quais podemos utilizar para verificar a credibilidade ou a vulnerabilidade dos projetos.

O investimento é importante porque mostra a capacidade do país em continuar
crescendo no futuro.  Para que haja crescimento na capacidade produtiva, somente através de investimentos de forma que se possam ampliar maquinários, contratação pessoal, qualificação de profissionais, carta de clientes entre outros.

O intuito deste trabalho foi de avaliar se o projeto proposto seria viável e rentável  demonstrando os pontos de acordo com as técnicas utilizadas para tal avaliação.

2 Tipos de investimentos

2.1 Conceito

        Investimento é um conceito oriundo do campo da economia e que tem uma grande relevância para as organizações, ou seja, é qualquer ato ou ação que implique na renuncia dos recursos do presente, na expectativa de obter mais recursos no futuro.

        Os investidores buscam a aprimoramento em 03 (três) aspectos básicos em um investimento, como retorno, prazo e proteção.

        Segue abaixo, alguns tipos de investimentos:

        Fundos de investimentos: É formado pela união e organização de vários investidores sob uma mesma pessoa jurídica com a finalidade de dividir despesas e receitas geradas com suas aplicações. Podemos ter vários tipos de fundos de investimentos, sendo os mesmos geralmente divididos em investimento de renda fixa e investimento de renda variável.

        Caderneta de poupança: É o tipo de investimento mais popular, por apresentar-se da forma mais tradicional, com o mínimo de risco e, conseqüentemente, com uma baixa rentabilidade. O cálculo do rendimento é no período de um mês, decorrido de quando um determinado valor foi depositado até o dia em que o mesmo é remunerado. O inconveniente é que se você precisar resgatar um valor antes do prazo de um mês da data do depósito, estará se privando do rendimento referente a ele, visto que o mesmo não terá passado o período mínimo na conta. O ideal é efetuar resgates sempre no dia do aniversário (um mês após a data do depósito) ou depois dele, procurando então sempre fazê-lo em dias úteis.

        CDBs e RDBs: São títulos de renda fixa, representativos de depósitos a prazo, usados pelos bancos comerciais como mecanismos de captação de recursos.

        Ao adquirir um CDB, você está emprestando dinheiro para o Banco e recebendo juros em troca. Ao final do prazo contratual, o banco pagará o valor aplicado (principal), acrescido da remuneração prevista quando da aplicação.

 A diferença entre os CDBs e os RDBs é que os CDBs podem ser negociados antes do vencimento, enquanto os RDBs são inegociáveis e intransferíveis. Porém, no caso do CDB, negociar o título antes do prazo mínimo acarretará perda de uma parte da remuneração (devolução com deságio).

        Títulos públicos: O governo federal emite títulos públicos com o objetivo de captar recursos para o financiamento de suas atividades, e pagar sua dívida mobiliária (assim chamada porque é contraída pela emissão de títulos mobiliários). Há uma grande variedade de títulos públicos, cada um com características próprias em termos de prazos (vencimentos) e rentabilidade.

        Ações: são valores mobiliários, emitidos por sociedades anônimas, que representa uma parcela do seu capital social. O investimento em ações, faz com que você se torne sócio de uma empresa. É um tipo de investimento de longo prazo, portanto, não invista em ações cujo dinheiro possa vir a precisar daqui a alguns meses. Para investir diretamente em ações, é necessário ser cliente de uma corretora, pois as mesmas possuem especialistas que poderão auxiliá-los na escolha das melhores alternativas de investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)   pdf (264.1 Kb)   docx (156 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com