TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.915 Palavras (16 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

ATPS

Análise de Investimento

Administração 5º semestre

Professor Me Jefferson Dias

Alunas

Luciane Oliveira RA 7308548045

Mônica Pollini Machado RA 7126531403

Sabrine Garcia RA 7308543762

Porto Alegre, 16 de abril 2015.

Etapa 1

Passo 1

Tipos de investimentos

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente podemos dividir em 3 categorias, quando referente a sua origem.

  1. Investimentos públicos

São recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social. Este investimentos em geral, não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Alguns exemplos de investimentos: hospitais, rede de saneamento básico, pavimento de ruas, etc

  1. Investimentos privados

São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Estes investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Alguns exemplos de investimentos privado são fabricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, loja de varejo, shoppings centers, dentre outros.

  1. Investimentos mistos

São recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas, e, em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Este tipo de investimento normalmente se estrutura na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar bem estar pra sociedade e retorno financeiro. Exemplos destes investimentos são a Petrobrás e o Banco do Brasil.

Os investimentos tem uma importância fundamental para a economia quanto para as organizações, pois a economia de qualquer país somente pode crescer com um fluxo contínuo de investimentos. Faz-se necessário aumentar a produção de fábricas, empresas e fazendas das unidades produtivas o que se mede mais tradicionalmente pelo produto interno bruto. Uma vez que as unidades produtivas tem capacidade de produção limitada, ou seja, não podem produzir mais do que a capacidade de suas maquinas e instalações, para aumentar o PIB a longo prazo, é fundamental criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das já existentes, o que somente é possível se forem realizados investimentos.

Além disso os investimentos também são fundamentais para as organizações, a própria sobrevivência delas a longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizado por elas. O investimento influencia a sobrevivência das organizações em pelo menos dois aspectos:

Expansão das organizações: em especial as privadas tem por objetivo crescer e expandir seu mercado consumidor, de forma a poder gerar mais retorno para o investidor. A única forma de viabilizar esse crescimento é realizando investimentos.

Reposição do capital: as organizações, mesmo que não estejam em expansão, necessitam de um fluxo de investimento, no mínimo suficiente para repor o desgaste e a obsolescência das suas maquinas e equipamentos.  Se esta reposição não for realizada, ficará com seus equipamentos desgastados e assim comprometendo os seus resultados, acarretando produtos mais caros e com qualidade inferior aos seus concorrentes.

Desta forma organizações com saúde financeira mantem um fluxo de investimentos a fim de garantir a reposição de seu capital e seus planos de expansão.

Para se obter recursos, a organização necessita investir. Contudo, o mercado o mercado oferece uma ampla variedade de investimentos possíveis, cabendo ao administrador analisar quais os melhores investimentos para a organização. Esta análise deve ser de forma racional, objetivando escolher a melhor opção e levando em conta considerações econômicas, financeiras e a do ambiente empresarial.

Investimento tem como o principal objetivo uma aplicação de qualquer recurso de um retorno futuro, tendo em vista um valor futuro muito mais superior do que o valor investido hoje, ocorrendo então uma importância significativa para as organizações empresariais, sociedade e para a economia do país.
Este investimento que haverá de ser feito por uma determinada organização tem a consciência que o valor futuro deve-se compensar todas as despesas durante esse determinado período de aplicação. Grande parte das organizações empresariais aplica investimentos na compra de moveis, equipamentos, maquinas, compras de títulos financeiros, ações, etc.
Dentro dessas formas de investimentos temos algumas que se enquadram nessa categoria de investimentos que são:
CDB
Caderneta de Poupança
Debêntures
Ações de empresas
Fundos de investimentos
Títulos Públicos

Conclui-se que investimento nada mais é que toda aplicação que se tenha uma expectativa significativa de lucro futuro, como por exemplo: Se invisto R$ 5.000,00 reais hoje e quero ter um retorno o triplo desse valor investido podemos ter a certeza que esse valor não estará o mesmo daqui a 3,4 anos. Se apliquei esse valor hoje é por que quero ter um retorno significativo no futuro para essa empresa trazendo grandes lucros e crescimento de capital.

FORMAS DE INVESTIMENTOS

A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.


Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a questões como:


1. O projeto vai se pagar?
2. O projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la?
3. Esta é a melhor alternativa de investimentos?

O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista possível. De qualquer modo, a incerteza em orçamentos de capital é elevada, pois envolve cenários econômicos e políticos de longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (197 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com