TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Administração Mercadológica - ETAPA 1 E 2

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  885 Visualizações

Página 1 de 6

Mix de marketing

No século XXI, as empresas vêm enfrentando um grande desafio para sua sobrevivência no ambiente econômico. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, em busca de produtos que satisfaçam seus desejos e necessidades da melhor maneira possível.

Por conta disso, o marketing vem desempenhando um papel muito importante dentro das empresas, sendo essencial nas tomadas de decisões.

Segundo o autor Philip Kotler:

“Tomar decisões de marketing corretas nem sempre é fácil. Os profissionais de marketing precisam decidir quais características inserir em um novo produto, que preço estabelecer, onde vender suas ofertas e quanto gastar com propaganda, vendas, marketing via internet e mobile marketing.”

(Philip Kotler, pág. 2. Livro Marketing Essencial, 5ª edição - 2013).

Conforme podemos identificar na citação acima, as empresas vêm enfrentando um grande desafio, pois a concorrência está cada vez maior.

Para que a empresa possa se destacar é preciso fazer uma pesquisa de mercado, para identificar os desejos e as necessidades do seu público-alvo, assim com os dados em mãos, a empresa poderá desenvolver estratégias de como desenvolver o seu produto de uma forma que seja aceita da melhor maneira pelos seus clientes, e como lançar o produto no mercado, as condições de pagamentos que serão liberadas, entre outros fatores que a empresa possa melhorar para atender melhor seu público.

Segundo o autor Kotler para melhorar o desempenho das atividades de marketing:

“McCarthy dividiu várias atividades de marketing em ferramentas de Mix de Marketing para quatro grupos abrangentes, denominados por ele 4Ps do Marketing: produto, preço, praça (ponto de venda) e promoção.”

(Philip Kotler, pág. 17, Livro Marketing Essencial, 5ª edição – 2013)

Podemos observar na figura abaixo, as variáveis que compõem os 4Ps do Mix de Marketing:

Conforme solicitado no passo 1 do ATPS, vamos fazer uma sugestão referentes à 2Ps do Mix de Marketing (produto e promoção), onde a empresa Cacau Sabor poderá resolver o problema de variação nas vendas, reduzindo o percentual de 45% do faturamento da empresa sobre um único produto, o ovo de Páscoa.

A empresa Cacau sabor trabalha com quatro linhas: chocolate em barras de 195gr, barras de 90gr, ovos de páscoa e trufas de vários sabores.

Sugestões sobre o produto que a empresa possa estar aplicando para melhorar e aumentar as vendas dos outros produtos:

• Verificar se a embalagem está adequada ao produto, pois a embalagem tem que ser convidativa aos olhos do consumidor para que ele possa escolher o seu produto.

• Certificar se os demais produtos estão com a mesma qualidade do ovo de páscoa. Identificar qual a qualidade que ele tem que a demais linha não tem.

• O nome da marca também influência muito, a empresa tem que fazer uma pesquisa de mercado para saber como o nome da marca do seu chocolate está sendo assimilada pelos seus clientes.

• Analisar as garantias que estão sendo oferecidas para o consumidor referente aos chocolates.

• Verificar se os serviços que estão sendo prestados ao cliente estão de forma adequada.

Sugestões sobre a promoção que está sendo realizada:

• Analisar que outros meios de propaganda que podem ser adquiridos para melhorar a inserção das outras linhas de chocolates no mercado, outdoors, folhetos, anúncio de rádio, entre outros.

• Verificar que tipos de promoções podem ser feitas para atrair a atenção do público, por exemplo: compre três barras de chocolate e ganhe 15% de desconto. A cada quatro trufas, ganhe mais uma. Se uma linha estiver com dificuldades maiores coloque aquela linha com um dia da semana, com o preço mais barato.

• Certificar se os funcionários estão dando um ótimo atendimento ao cliente, incentivando a compra e oferecendo as opções que o cliente possa estar adquirindo que agrade o seu perfil.

Por conta da mudança da logomarca da empresa ser feita três vezes em menos de cinco anos, a empresa deve avaliar e fazer uma mudança na logomarca atual para uma definitiva. Fazer um logo com cor viva e que chame a atenção do consumidor e que seja fácil de fixar na mente, através das propagandas. Definindo um logo definitivo, fará com que os clientes assimilem mais a marca e fica mais fácil de fazer com que a marca se fortifique no mercado.

Plano de Marketing

Um plano de marketing é fundamental para que a empresa possa direcionar e coordenar o esforço de marketing. Também podendo identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades encontradas no mercado em relação a empresa. Proporcionando uma visão sistêmica melhor sobre, o que o cliente deseja, que metas e objetivos devem ser feitos para satisfazer esses desejos, potencializando assim os pontos fortes, para que haja um progresso na organização.

O plano de marketing opera em dois níveis, o tático e estratégico. No nível estratégico verifica o mercado-alvo e os valores da empresa, através das análises das melhores oportunidades encontradas no mercado. No nível tático são demonstradas as táticas de marketing, sobre promoções, características dos produtos, comercialização, serviços, canais de vendas e formação de preço.

Segundo o autor Marcos Bedendo: “O planejamento de marketing auxilia no controle de gastos e no registro de ações para aumentar o número de vendas.” (Marcos Bedendo, professor de marketing estratégico da ESPM).

O plano de marketing não necessariamente tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com