TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Administração de recursos humanos

Seminário: ATPS: Administração de recursos humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  Seminário  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 7

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS

HUMANOS

PORTO ALEGRE – RS

2012

ETAPA 1:

Esta atividade é importante para desenvolver a habilidade do trabalho em equipe, e o entendimento teórico-prático sobre as mudanças ocorridas dentro das organizações e os modelos de Gestão de Pessoas.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1 (Equipe)

Reunir-se e definir Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais. Para isso, pesquisar em livros no acervo da biblioteca do Polo Presencial, além de acessar e ler:

• As definições disponíveis em: <http://www.slideshare.net/martinssoul/gestao-depessoas-presentation>. Acesso em: 23 maio 2012.

• O Resumo da Introdução à Moderna Gestão de Pessoas. Disponível em:

<https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8OTgyODc5MjItZjA3NC00ZTdjLTkxMjItMDc1NjdlMGU0Mzc0&hl=en>. Acesso em: 23 maio 2012.

Passo 2 (Individual)

1 Assistir, atentamente, ao trecho do filme Tempos Modernos (Modern Times), EUA, 1936.

Direção: Charles Chaplin, que trata do último filme mudo de Chaplin, focalizando a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 1930, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda a sociedade norte-americana, levando grande parte da população

ao desemprego.

2 Ler o contexto histórico do filme Tempos Modernos disponível em:

• <https://docs.google.com/document/edit?id=1s1wSupW964fwG3QxX4IH0bolcoO AqH5__b3jd2gaezE&hl=en#>. Acesso em: 23 maio 2012.

Passo 3 (Equipe)

Elaborar um relatório, de até duas páginas, retratando um paralelo entre o filme Tempos

Modernos, assistido no Passo 2, e A Moderna Gestão de Pessoas, leitura do Passo 1. Reservar o

material desenvolvido nesta etapa para auxiliá-los na elaboração do Plano de Ação.

Relatório

De inicio, definição do assunto: Gestão de pessoas - “Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”. Fisher e Fleury (1998).

Podemos ver que no filme de Charles Chaplin “Tempos Modernos”, a obrigação dos colaboradores em fazer seu trabalho sem parar era o essencial independente se os mesmo sentiam fome, dores, cansaço ou qualquer outro tipo de reação que o trabalho incessante causa. Independente de qualquer coisa, o que mais importava para empresa era ganhar dinheiro.

A relação entre os assuntos demonstra como era o tratamento em relação a mão de obra no início do século XX e como isso é visto nos dias de hoje.

O filme “Tempos Modernos” evidencia a teoria de Taylor e demonstra claramente a importância na produção em escala. Foca a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção pegando por base o sistema de linha de montagem e criticando a alienação do operário desse meio de produção e também a modernidade e o capitalismo crescente, já que o trabalhador é manipulado pelo poder do capital.

O operário era submetido a uma linha de produção rotineira, sem muitas qualificações. Não havia importância ao risco no processo, qualidade de vida, alterações físicas ou psicológicas do operário, no entanto, havia cada vez mais o aumento da linha de produção visando apenas o lucro.

Com o passar dos anos as organizações perceberam a importância de enxergar a empresa como um todo e principalmente à valorização e investimento em seu elemento interno.

As mudanças começaram desde a época do filme onde a máquina a vapor executa um serviço que antes era realizado por muitas pessoas. Hoje não é diferente a máquina é muito importante, passou por adaptações, novas tecnologias. Os equipamentos têm mais capacidade, velocidade, designer moderno. E a indústria procura trabalhar sempre buscando o melhor.

A empresa deixa clara sua missão, metas e objetivos e dispõe de treinamento, benefícios e recompensas, a fim de proporcionar motivação e fazer com que o colaborador seja parceiro da organização.

Nesta fase, as pessoas deixam de ser simples recursos organizacionais e com isso o profissional se sente engajado em participar da estrutura como um todo. Neste contexto, as pessoas precisam adequar-se ao mercado de trabalho, conhecer as novas tecnologias para até mesmo garantir o seu emprego e o seu futuro.

O que fica evidente é que independente da época ou situação estamos em constante mudança. E para que ocorra da melhor maneira é buscarmos conhecimentos, novidades, aprendizados que a tecnologia está fazendo, mas claro que estas transformações são do homem que inventam as máquinas para ajudá-los melhorando assim nossa vida, com praticidade, eficiência e qualidade.

Diante desse cenário, a área mais atingido com a mudança foi o RH. Isso porque as organizações enxergaram que cada vez mais existe o envolvimento das pessoas no crescimento da empresa. Passaram a perceber que os funcionários são seres humanos e não máquinas que produzem com rapidez, e que todos eles tem direitos e deveres dentro de uma empresa.

Hoje o processo de Gestão moderno de Pessoas se compõe em várias atividades: Descrição e analise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem estar, etc. Neste novo processo de gestão o conhecimento e o potencial humano são a grande vantagem para a organização se manter no mercado. As organizações que estão praticando ou se adequando a Gestão de Pessoas, onde todos os colaboradores (fornecedores, clientes, funcionários) são tratados como parceiros têm mais chances de se manter no mercado e alcançar seus objetivos.

Na moderna Gestão de Pessoas, os colaboradores constituem o mais importante recurso das organizações. O desenvolver dessa nova gestão é representado pela íntima interdependência das empresas e dos colaboradores. O relacionamento entre eles, antes considerado competitivo.

Ela é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais valioso de uma empresa, o empregado, que nada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com